Lançamento Livro MARGARETH DALCOLMO - Fotos CRISTINA GRANATO

LIVRO Dra . Margareth Dalcolmo

A pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo, referência nacional e internacional no campo da medicina, lança no começo de dezembro, em três capitais do país, o livro Um tempo para não esquecer, sobre a experiência durante a pandemia da Covid-19.

Desde o início das contaminações pelo novo coronavírus, a pneumologista Margareth Dalcolmo acompanhou de perto, como médica e pesquisadora especializada, as repercussões clínicas, os efeitos sociais e os esforços da comunidade científica para encontrar vacinas capazes de conter a vertiginosa propagação da Covid-19. Tornou- se referência nacional ao comentar na grande imprensa, com segurança, lucidez e empatia, os desafios e desdobramentos da pandemia que mudou o curso do planeta. Assim, os artigos reunidos neste livro, escritos semanalmente para o jornal O Globo, constituem uma espécie de diário que documenta no calor e estupor dos acontecimentos a visão da ciência em sua essencial missão humanista. Faz com isso história, de um tempo para não esquecer.

O livro tem prefácio de Domício Proença Filho (ABL), posfácio do doutor J.J. Camargo (Academia Nacional de Medicina – ANM), e textos adicionais de Nísia Trindade Lima (Fiocruz) e Nélida Piñon (ABL).

“Ao aliar qualidade literária à generosidade de divulgar conhecimentos científicos de forma acessível, o conjunto de artigos reunidos nesta obra testemunham que a medicina pode ser, ao mesmo tempo, arte de cuidar e o compromisso com o bem- estar coletivo. Com a sua defesa clara e eloquente do recurso às melhores evidências científicas para a definição de políticas públicas capazes de fazer o país superar a grave crise sanitária, social e humanitária causada pela pandemia, a autora nos convida a trilhar caminhos de renovação de um projeto generoso para o futuro da saúde e da sociedade” – Nísia Trindade Lima, presidente da Fiocruz.

“Sem dúvida Margareth Dalcolmo ocupa lugar proeminente no panteão da medicina brasileira. Sua batalha diária tem dimensão moral, encarna a crença nos valores quase teológicos da ciência. Pronta a expor-se no aras do sacrifício e sorrir sob o impulso do seu espírito público. Nesses dois anos, sob os domínios da praga, Margareth nunca se ausentou. Sob o manto da generosidade e do seu talento, fez- nos confiar na salvação. Marcou no tempo e na história o retrato de uma cientista brasileira inesquecível. Somos-lhe eternamente gratos.” – Nélida Piñon, escritora, integrante da Academia Brasileira de Letras.



Ficha técnica

Um tempo para não esquecer – A visão da ciência no enfrentamento da pandemia do coronavírus e o futuro da saúde
Autora: Margareth Dalcolmo
Editora: Bazar do Tempo
Número de páginas: 192
Projeto gráfico: Victor Burton
Preço: R$ 52,00



Lançamentos

Dia 8 de dezembro, às 18h30, na Livraria da Travessa Leblon (Rio de Janeiro)
Dia 9 de dezembro, às 18h, na Livraria da Travessa Pinheiros (São Paulo)
Dia 16 de dezembro, às 18h30, na Via Thorey Galeria (Vitória)



Contato para imprensa

Clara Dias
clarahdias@gmail.com
(11) 98196-5036



Bazar do Tempo

www.bazardotempo.com.br
Facebook/bazardotempo
Instagram/bazardotempo

Publicação Anterior

Andrea Beltrão e o marido, Maurício Farias, lançam ‘Antígona 442 A.C.’ no Festival do Rio

Próxima Publicação

Flavio Santos – Joalheria Adamo: a maior da América do Sul

154 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.