Douglas Delmar entrevista a Artista Portuguesa FMaria Prosa

FMaria Prosa – Acervo Pessoal

Douglas Delmar entrevista a Artista Portuguesa FMaria Prosa

FMaria Prosa, nasceu em 16 de junho de 1973, em São Tomé do Castelo-Vila Real, em Portugal. Embora possua formação académica artística e literária superior, define-se como autodidata. Pinta, principalmente, temas maternais e infantis e figurativos humanos, dos quais, é apaixonada, tendo, como correntes inspiradoras, o Realismo, o Classicismo, o Simbolismo e o Pré-Rafaelismo.

FMaria Prosa é, também, uma Pintora de causas sociais e mundanas. Na sua pintura, delicada e singular, reinam tons rosados e são retratadas mensagens de amor, de heroísmo, de crenças e de fé divina. Desde 2004, realizou, até hoje, inúmeras exposições individuais e coletivas, destinando várias das suas obras a angariações de fundo, para apoio a “crianças do mundo” e outras instituições.

FMaria Prosa, tem sido uma presença assídua na comunicação social (jornais, revistas e televisão), desde a sua primeira aparição, no mundo da arte e tem, regularmente, os seus trabalhos selecionados, para exposições nacionais e internacionais, em galerias e salões de arte. Foi convidada, diversas vezes, a realizar pinturas ao vivo e com plateia, ilustrações de livros e apresentações de palestras artísticas.

PERGUNTA: Dizem que a arte é um dom que adormece dentro de nós desde que nascemos. Assim sendo, como despertou a sua paixão pela arte? Realizou cursos para aperfeiçoar sua técnica?

A minha paixão pela arte, foi aparecendo e foi se intensificando, à medida que eu ia crescendo neste mundo. Nos meus primeiros anos de vida e na minha infância, a minha mãe conta que nada queria de prenda, a não ser lápis e tintas de cores, pois era muito fácil entreter-me. Lápis e tintas de cores, folhas de papel para desenhar e pintar e pedrinhas da natureza para retratar.

Na escola primária da cidade de Mussidan, em França, os meus desenhos começaram a ser destaque, na turma do 3º ano e o professor Vessière recorria frequentemente ao meu traço, na ilustração dos textos e nos trabalhos de criatividade artística da turma. Lembro-me que isso fazia-me sentir muito bem e apreciada. Com 12 anos descobri o mundo da moda e passei a criar os meus primeiros desenhos sobre o corpo humano, onde criava vestuário num modelo imaginário. Recordo-me que tinha imensa dificuldade em desenhar mãos e pés, então optava por suprimi-los.

Mas foi com a idade de 15 anos que realmente descobri esta paixão do desenho e da pintura, mediante um desafio de reprodução, no Collège Les Chatenâdes em Mussidan, de uma obra pictórica, onde escolhi reproduzir a obra de um artista clássico anónimo.

Uma obra de difícil reprodução para mim na altura e talvez por causa dessa dificuldade é que eu decidi escolhê-la. Nessa pintura clássica, existia um músico, como personagem central, que tocava um instrumento de música, uma espécie de uma viola, da época do artista, em tons de amarelos, ocres e castanhos.

A música sempre exerceu um fantástico bem estar, na minha alma. Não consigo viver sem a ouvir e muito menos criar. A música é, para mim, uma autêntica fonte de evasão e de inspiração.

Na idade dos meus 15 anos, esse tema já era beleza de inspiração no meu íntimo. Então, essa reprodução foi tão bem conseguida que teve direito a elogios, por parte da minha professora de artes e dos meus colegas da turma, passando mesmo a estar exposta nos corredores do colégio.

Esse reconhecimento fez-me sentir extraordinariamente bem e consciente das minhas capacidades artísticas e a partir desse momento, tive a certeza absoluta de que o meu futuro seria a arte. Eu amava a arte!

Apesar da minha primeira formação académica ser da área do ensino e das literaturas francesas e portuguesas, o meu amor pela arte sempre me perseguira, nos meus estudos e na minha vida. Pois, com a idade de 17 anos deixei a França para estudar e viver em Portugal, mas na minha cidade, não existia uma faculdade de Belas Artes, então na altura, escolhi estudar a área maravilhosa das Letras francesas e portuguesas, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro que também me encantara e que veio complementar a minha sabedoria profissional e artística.

Ensinei 6 anos e após o nascimento do meu primeiro filho, decidi parar de ensinar e mudar a minha vida, sentia-me ainda irrealizada. Assim, com a idade de 30 anos, no ano de 2003, comecei a ter aulas de pintura a óleo, na Academia de Artes de Maria Luísa Faria, em Vila Real, onde vivia e assim, durante um ano, tive a minha única formação, na área da pintura. Em 2004, realizei a minha primeira exposição de desenho e de pintura e, a partir daí, fiz dessa paixão a minha vida, explorando até hoje, as mais diversas técnicas e os mais diversos estilos de pinturas. Na minha opinião, o “dom” artístico advém de Deus.

Pois na realidade, todas as artes vêm de Deus e devem ser consideradas como expressões gráficas de um plano superior, sendo estas expressões escritas em cores, em símbolos e em mensagens e criações divinas, lembrando que Deus é o maior artista no Universo. Deus exprimiu-se pela criação do céu e da terra e por toda a beleza criada que podemos contemplar. Somos a sua imagem e semelhança.

Na verdade, Deus deu-nos a habilidade de poder criar e inventar, na dimensão da nossa humanidade e é possível adorar a Deus através da arte.

Deus é a criação, Deus é o artista, Deus é o criador, pois Deus foi o primeiro pintor da nossa história, tendo pintado cada flor e cada caminho no nosso mundo, assim como foi o primeiro escultor na história (recordando a citação bíblica em 2.7), “Deus formou o homem do pó da terra”, tendo sido Adão a primeira escultura do mundo.

E assim, nada mais somos senão discípulos e messias escolhidos por Deus, nascendo por vontade dele, com a missão de espalhar a sua mensagem ao homem comum, num determinado tempo e num determinado lugar. O “dom” não é nosso, mas sim emprestado por Deus porque tudo na nossa vida é um empréstimo passageiro.

PERGUNTA: Com quais materiais e técnicas artísticas você mais gosta de trabalhar quando cria uma pintura?

Ao longo dos anos, penso já ter explorado as mais diversas áreas da pintura e do desenho, através dos mais variados materiais, pois o artista deve ter a curiosidade das coisas e deve constantemente explorar.

Contudo, a minha preferência “rei” de trabalho é, sem dúvida, a pintura a óleo!

Também gosto da delicadeza da pintura em aquarela que exploro, em alguns trabalhos e projetos artísticos.

O desenho é, para mim, fundamental para a realização da minha obra. Não consigo criar um trabalho se não tiver primeiro, uma boa base de desenho, na tela ou no papel, pois sou bastante exigente comigo nisso e perco muito tempo para realizar um bom desenho.

Dispenso os empastes ou as massas de relevo, dos quais não sou apreciadora, mas, pelo contrário, trabalho muito com diversas camadas de pintura em tela ou no papel, ou ainda os contrastes de cores, ou as luzes e as sombras, pois sou muito amante de pintura fina. Por vezes, deixo-me levar pela suavidade do carvão e dos pasteis secos.

PERGUNTA: Quais são suas inspirações e temas utilizados para conceber suas obras?

No meu trabalho e nas minhas obras, o amor é a minha principal fonte de inspiração!

Não consigo, nem sei pintar sem amor, independentemente do tema e dos subtemas retratado nas minhas obras. Na obra de FMaria Prosa existirá sempre a presença do amor!

Inspiro-me, de igual modo, na vida, na natureza, no ser humano, nos meus filhos, em mim, nos animais, na luz divina, na minha fé em Deus e nas minhas crenças, nos valores humanos, na beleza das coisas, nas emoções, ou também, daquilo que é visível e invisível ao olho nu. Inspiro-me nos grandes mestres da história da arte e da humanidade e inspiro-me nos meus sonhos.

PERGUNTA: Você é natural de São Tomé do Castelo, Vila Real. As paisagens naturais de sua terra já lhe inspiraram de alguma forma?

Sou de São Tomé do Castelo – Vila Real, com muito orgulho, sim. Mas as paisagens da minha terra não me são propriamente inspiradoras na minha obra.

Direi antes que, estas paisagens, são um lugar de refúgio para o meu ser, por estas elevarem o meu espírito e a minha fé em Deus, servindo-me mesmo, por vezes, de retiro espiritual.

Em São Tomé do castelo existe um lugar sagrado, o monte do Santuário do São Bento (São Bento de Núrsia, o monge eremita que se tornou o pai de todos os monges, padroeiro na Europa evangelizando e fundando mosteiros, cuja a regra da vida dele era “Ore e trabalhe” sendo essa a grande mensagem dele, para o mundo), venerado pelo povo da região.

Nasci numa terra pobre, mas de grande força espiritual e esta ensina ao homem a resistir e a lutar perante as agressividades da vida. Esta terra ensina a olhar para além do que é visível e a desenvolver a consciência da nossa luz interior.

Este monte ensina-me a olhar, a ouvir, a tocar, a sentir e ajuda-me a desenvolver a minha sensibilidade e espiritualidade, iluminando a minha inspiração e fazendo-a existir nas minhas obras. As paisagens deste monte desprotegido do frio do inverno e do calor do verão, apresentam uma terra pobre onde reina o granito, as giestas e os vidoeiros brancos ou prateados (fonte de inspiração num dos meus trabalhos em tela – “Abraço de Vidoeiros”, obra realizada em 2018).

São Tomé do Castelo é a espiritualidade, a fé, a força, a resistência e a coragem. E estas, são bem o retrato das minhas raízes!

Sinto-me profundamente grata a Deus, por ter tomado consciência desta realidade e destes ensinamentos, pois sinto-me enobrecida, com tal simplicidade paisagista e com tal toque divino, na minha alma. São Tomé do Castelo é, de facto, um retrato de uma elevação divina e suprema!

PERGUNTA: Embora cada artista desenvolva seu próprio modo de criar, é fato que todos sempre possuem outros artistas como referências. Quais artistas você mais admira? Algum deles já influenciou em suas obras?

Por serem poucos os mestres que admiro na nossa arte moderna e contemporânea, os meus mestres de inspiração e de referência, são os mestres de todos nós, são os que vivem eternamente na história da arte do nosso mundo.

Aprendi a devorar mestres da arte em livros, nos meus encontros com a solidão.

Ainda hoje, estudo estes mestres da bela pintura fina, pois o que este mundo mais precisa é de beleza e de amor, logo, estes são os meus mestres de inspiração!

Quando iniciei o meu percurso na pintura, apaixonei-me pela obra de Gustave Klimt, pintor austríaco simbolista, pela sua diferença de estilo e de cores, pela maneira que tinha em retratar a feminilidade, a masculinidade, a sensualidade e a beleza, pela mensagem do amor, da vida e da passagem do tempo que ele nos retratou e nos deixou.

Klimt, foi, com certeza, o primeiro grande mestre da inspiração no meu trabalho.

Hoje, inspiro-me noutros grandes mestres do Classicismo, do Simbolismo, do Realismo ou do pré-Rafaelismo, tais como Gabriel Dante Rossetti, Gustave Moreau ou ainda, William Adolphe Bouguereau do qual sou fã e apaixonada, entre outros.

Tento beber da mestria deles e imitá-los na beleza da minha arte. Embora seja um estilo de pintura completamente diferente, também tenho um certo fascínio por um pintor do Fauvismo e do Expressionismo francês, Georges Rouault, que despertou a minha curiosidade, há relativamente poucos anos, discípulo de Gustave Moreau, pelo traço forte dele e pelas pinturas que se revelaram autênticas críticas à sociedade e à moralidade, em que viveu. Pinturas marcadas por fortes emocionalidades e grandes contrastes, tal como eu gosto de fazer.

PERGUNTA: Em 2016, você teve obras expostas no Carrousel du Louvre/Museu do Louvre, em Paris. Como foi a experiência de expor em um museu tão famoso e com grande relevância cultural e histórica?

Expor no Carrousel du Musée du Louvre, em Paris foi, para mim, algo de majestoso!

Quando a AAGP (Associação das Artes Galega e Portuguesa) me fez esse convite, lembro-me que fiquei extremamente feliz e ao mesmo tempo com medo. Pois, era um grande desafio, num alto patamar artístico e sabia que teria de apresentar algo de inédito, na minha pintura!

Esse convite foi-me feito com 8 meses antecipados da data do evento e lembro-me que os primeiros 3 meses eu não conseguira criar, por insegurança e por não saber o que haveria de criar para o mundo.

Foi num passeio, a beira mar, na Figueira da Foz, em Portugal, que me apareceu a visualização da obra que iria apresentar em Paris e foi assim, que criei o “Autorretrato, Entre Copas e Espadas”, em 2016, nos restantes 5 meses, que me sobrariam para a sua criação.

Esta obra retrata a minha vida e a minha pessoa, nesta vida. Com efeito inspirei-me em mim, na minha imagem e na da minha filha em bebê, nas minhas vivências, mas também retrata a imagem da Mulher.

Esta obra, aborda o tema do amor, da beleza, da Mulher, da maternidade, da proteção, da fragilidade, da luta, da vida, da nobreza, de Deus e da intemporalidade interdimensional e espacial.

Esta obra apresenta-nos uma “rainha” de copas e uma “rainha” de espada, segurando nas mãos, a criança sendo a vida e a espada, ornamentada em folha de ouro e de prata, sendo a defesa e o combate, nesta dupla cartada que nada mais representa senão a responsabilidade de uma vencedora, de um jogo da vida.

As cores são simultaneamente fortes e delicadas, onde os tons arrosados são dominantes, personificando e enfaseando, desta maneira, a mensagem do amor.

Os tons de azul, são ilustrações de valores, de ascensão e de nobreza, sendo a pluma do pavão a ligação direta a um plano de supremacia divina. Os tons de amarelos e de brancos são conotadores de elevação supra num plano extradimensional, de iluminação e de visualização espiritual, bem como de proteção divina.

Esta obra é, ainda, ornamentada com flores da natureza, selecionando preferencialmente a flor da violeta, símbolo de simplicidade e a flor da roseira, símbolo de amor, enfaseando assim o que há de belo e de delicado, neste mundo.

Esta obra criou impacto, no grande Salão de Arte Moderna e Contemporânea, no Carrousel du Musée du Louvre, em Paris e valeu-me de grandes elogios e de aberturas para galerias de arte em Paris, para a participação de futuras exposições individuais e coletivas por parte de importantes personalidades da arte tais como, Jean-Paul de Bernis, Presidente da Academie des Arts, Sciences et Lettres de Paris e Crítico de Arte e de Georges Levy, Comissaire du Salon Business Art, Éditeur de La Gazette des Arts et Livres d’Arts e Conseiller d’Investissement d’Achat, com quem, ainda hoje, mantenho contacto.

O nome FMaria Prosa, bem como a minha obra, ficaram registados no Book of the Art 2016 – Salon International D’Art Contemporain – 19º Edition, na página 124, du Carrousel du Musée du Louvre, em Paris e para mim, foi uma grande honra e privilégio, bem como, um grande reconhecimento internacional e uma grande vitória alcançada, reforçando assim, a minha confiança e valor na minha obra, permitindo-me conhecer o real mundo da arte e conhecer alguns grandes artistas da atualidade.

PERGUNTA: Como costuma se sentir após finalizar uma tela?

Após a realização de uma obra, sinto-me grata por ter conseguido realizá-la, grata a Deus, aos meus anjos, aos meus guias e aos meus mestres, ficando na esperança de que a mensagem, dessa obra concluída, possa ser divulgada e visualizada pelo maior número possível de pessoas e que essas pessoas a possam entender e lhe darem o seu devido valor.

PERGUNTA: Qual importância a arte teve e ainda tem em sua vida? Ela moldou sua forma de vislumbrar o mundo? Como?

Eu, como artista, costumo ter frequentemente a sensação de que não pertenço a este mundo, pela minha visão das coisas, pela minha humilde sabedoria enquanto ser mortal e pela minha grande ligação à espiritualidade e a outros mundos extradimensionais.

A minha visão ou sonho de um mundo perfeito, está longe de acontecer, pela grande diferença de evolução que existe, entre os homens.

Tento pintar, da melhor forma possível, as mensagens que Deus me faz chegar, com a preocupação de mostrar, aos seres humanos, o valor do amor, da beleza e do respeito, tentando aniquilar, desta maneira, todo o lado sombrio, existente nos homens.

O Homem, ainda não aprendeu a sentir a maior lição de Deus e muito menos a aplica: a lição do amor!

Enquanto assim for, este mundo continuará a ser de desrespeito, de desigualdades e de injustiças socias, tal como de pobreza de sentimentos.

A Arte e a criação da arte sempre exerceram, em mim, um papel de recolhimento meditativo e de encontro espiritual e estou grata por ter aprendido a sentir com todos os meus sentidos e de os ter desenvolvido. Pois, são muitas horas de recolha, de solidão, de silêncio, de estudo, de sofrimento, de emoções, de sensações e de tentativas de compreensão.

Hoje, sei que existe mais, para além do nosso plano terrestre e que é importante transmitir esta descoberta ao Homem. Existe a energia suprema do invisível que só o ser, minimamente evoluído espiritualmente e sábio, conseguirá entender, sentir e saber que é possível estabelecer uma comunicação, entre o nosso mundo e outros, energeticamente distintos.

Tudo devo à arte e tudo devo à Deus, o maior artista do Universo e de todos os mundos. Que eu possa ser sempre capaz e digna de continuar a pintar e de oferecer as mensagens de Deus, ao Homem.

PERGUNTA: FMaria Prosa, a Revista do Villa agradece a sua participação. Desejamos todo sucesso em sua trajetória artística e cultural. Para finalizarmos, deixe uma mensagem aos nossos leitores!

Eu é que agradeço à Revista do Villa, esta oportunidade de poder mostrar a minha obra, desejando, de igual modo, o maior êxito e sucesso para a Revista.

Numa última mensagem, diria que os artistas (independentemente das várias áreas existentes na arte) são fundamentais na beleza, na conservação e no melhoramento do nosso mundo porque, para além das maravilhosas imagens e das extraordinárias mensagens contidas em suas obras, os artistas são autênticos profetas e messias, de um futuro próximo ou longínquo e a sociedade deve-lhes valor e reconhecimento, ainda em vida e depois da morte.

Os artistas são a identidade e a história de um povo, de uma nação e do mundo, são artistas por bênção divina, pela sua incrível sensibilidade e pela sua extraordinária capacidade de criação artística e de entendimento do mundo!

Peço ao Homem para nunca desprezar a pureza do coração contida no artista, pois dessa pureza resulta a magia e a luz de Deus, na criação de um mundo melhor, para nós e para as nossas gerações futuras.

Bem haja a todos!

FMaria Prosa.

Instagram: @fmaria_prosa

Facebook: www.facebook.com/mariaprosaart/

Publicação Anterior

Kênia Estevess: Colunista Social? Nunca pensei!

Próxima Publicação

Titta Aguiar: A cor de sua Energia neste reveillon

62 Comentários

  • Excellent article. I definitely love this website. Keep writing!

  • Good article. I certainly appreciate this website. Keep writing!

  • This blog was… how do I say it? Relevant!! Finally I have found something that helped me. Many thanks!

  • Good site you have here.. Itís difficult to find good quality writing like yours nowadays. I seriously appreciate individuals like you! Take care!!

  • Wonderful article! We are linking to this great article on our website. Keep up the great writing.

  • Thanks for your article

  • This web site definitely has all of the info I wanted about this subject and didnít know who to ask.

  • This is a great tip particularly to those new to the blogosphere. Simple but very accurate informationÖ Thanks for sharing this one. A must read post!

  • Everything is very open with a very clear description of the challenges. It was really informative. Your website is useful. Thank you for sharing!

  • zithromax purchase zithromax buy

  • Greetings! Very useful advice in this particular article! It is the little changes that will make the largest changes. Thanks for sharing!

  • viagra sex cialis 10 mg can i take 200mg of viagra where to buy viagra in brisbane

  • woo casino – casinoonlines, casinoonlines

  • I have been surfing on-line greater than 3 hours these days, but
    I never found any fascinating article like yours. It’s lovely worth enough for me.
    Personally, if all website owners and bloggers
    made good content material as you probably did, the web shall be a lot more useful than ever before.

  • Itís nearly impossible to find educated people on this subject, however, you sound like you know what youíre talking about! Thanks

  • Simply want to say your article is as surprising.
    The clarity in your post is simply cool and i can assume you’re
    an expert on this subject. Well with your permission allow me to grab your
    RSS feed to keep updated with forthcoming post.
    Thanks a million and please keep up the enjoyable work.

  • bet – cepbahis, betilt

  • Can I simply say what a comfort to uncover a person that genuinely knows what they’re talking about on the internet. You actually understand how to bring a problem to light and make it important. More people must read this and understand this side of your story. It’s surprising you aren’t more popular because you certainly have the gift.

  • Pretty! This was an extremely wonderful article. Thanks for providing this info.

  • This site was… how do you say it? Relevant!! Finally I’ve found something which helped me. Appreciate it!

  • I blog often and I seriously thank you for your content. This great article has truly peaked my interest. I’m going to take a note of your website and keep checking for new details about once a week. I subscribed to your RSS feed too.

  • After I initially commented I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I receive 4 emails with the same comment. Is there a means you can remove me from that service? Thanks a lot!

  • After looking at a handful of the blog posts on your web site, I really like your technique of writing a blog.
    I bookmarked it to my bookmark webpage list and will be checking back soon. Take a look at my website too and tell me
    how you feel.

  • precio de cialis cialis farmacia alguna farmacia que vendan cialis sin receta cuando caduca la patente de cialis

  • cialis coupon buy cialis usa

  • Very rapidly this website will be famous among all
    blogging viewers, due to it’s nice posts

  • You need to be a part of a contest for one of the most useful blogs on the internet. I will recommend this blog!

  • vulkan vegas faq – vulkan vegas promo, vulkanvegas bonus

  • kings chance casino app – king’s chance, online kings chance

  • This excellent website truly has all of the information I wanted concerning this subject and didnít know who to ask.

  • Pretty! This has been a really wonderful post. Thank you for supplying these details.

  • Good post. I learn something new and challenging on websites I stumbleupon everyday. It will always be useful to read through content from other writers and use a little something from their websites.

  • viagra and weed is viagra generic can you take cialis with alcohol how much is a cialis pill

  • You ought to be a part of a contest for one of the best websites on the net. I will recommend this site!

  • There is definately a great deal to learn about this issue. I love all of the points you have made.

  • букмекерская контора – 1xbet сайт, 1xbet казино

  • You have made some really good points there. I checked on the web for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this web site.

  • I’m more than happy to find this web site. I wanted to thank you for ones time just for this fantastic read!! I definitely savored every little bit of it and I have you saved as a favorite to see new stuff in your web site.

  • zithromax canada https://zithromaxdot.com/

  • An interesting discussion is worth comment. There’s no doubt that that you should publish more about this issue, it may not be a taboo matter but generally people don’t speak about these topics. To the next! Best wishes!!

  • Good day! I just want to give you a big thumbs up for your excellent info you have here on this post. I am coming back to your site for more soon.

  • Having read this I believed it was really informative. I appreciate you finding the time and energy to put this content together. I once again find myself personally spending way too much time both reading and commenting. But so what, it was still worthwhile!

  • Having read this I believed it was rather enlightening. I appreciate you finding the time and energy to put this information together. I once again find myself personally spending way too much time both reading and commenting. But so what, it was still worth it!

  • horus casino bonus – casino welcome bonus, online spielcasino

  • I think the admin of this website is in fact working hard in support of his web site,
    since here every material is quality based stuff.

  • purchase zithromax zithromax antibiotic without prescription

  • where can you buy zithromax https://zithromaxbtc.com/

  • vengeance dragonhawk boost

    wow classic power leveling

  • where to buy zithromax online azithromycin zithromax

  • 204 836 p гoтoвы
    Подробнее по ссылке: https://forms.yandex.ru/u/610fe0c0a7a9d99876/success/12144?AAAAArevistadovilla.com.brBBBBB

  • It’s nearly impossible to find well-informed people for this subject, however, you seem like
    you know what you’re talking about! Thanks

  • zithromax online pharmacy buy cheap zithromax online

  • mostbet kz – mostbet apk, sports betting

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.