André Conrado: Verão Salvador – Bahia 2022 – Parte 1

Foto Verão Salvador – Bahia 2022 – Divulgação – BahiaTursa

André Conrado: Verão Salvador – Bahia 2022 – Parte 1

Foto Verão Salvador - Bahia 2022 - Divulgação - BahiaTursa

Desde o início de dezembro a bela cidade de Salvador na Bahia fervilha com novas atrações turísticas, Museus, restaurantes e points badalados.

Com o avanço da vacinação, a cidade volta a brilhar e receber seus tão esperados visitantes por terra, céu e mar através dos grandes cruzeiros turísticos.

Foto da abertura da Temporada de Cruzeiros - Salvador - 2021-2022 - BahiaTursa

A cidade também é presenteada com diversos eventos temporários, seguindo os protocolos de segurança como o Sollar Baía que acontece no histórico Solar do Unhão – Museu de Arte Moderna. Uma atração imperdível nesta temporada baiana.

Sollar Baía para o verão 2021/2022

Salvador ganhou mais um presente para a temporada do Verão 2021/2022. É o projeto ‘Sollar Baía’ que acontece no período do verão, sempre de quinta a domingo, das 16h às 23h, às margens da Baía de Todos os Santos, no Pátio do Pôr do Sol do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia, Av. Contorno, s/nº). O acesso é franqueado, mas cobra o couvert artístico de pequenas apresentações musicais que ocorram nesse período a partir das 18h. Além disso, pontos gastronômicos estarão montados para atender ao público com venda de comidas e bebidas. O projeto de ambientação do ‘Sollar Baía’ é do arquiteto baiano, Giuseppe Mazzoni Filho.

Foto do Solar do Unhão - MAM - Sollar da Baía- Divulgação

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) aprovaram o projeto já que o ambiente é protegido pela legislação federal. “A área do MAM tem mais de 400 anos de história e é um dos pontos turísticos mais importantes e procurados da Cidade do Salvador”, destaca o produtor cultural, Rodrigo Mello, que coordena a iniciativa. Segundo ele, a proposta é complementar tudo o que o MAM já oferece, com ambientação apropriada que dialoga com o belo patrimônio edificado.

Foto Histórica do Solar do Unhão - Século XVIII-XIX - Arquivo Nacional - Bahia Turismo
Foto do Solar do Unhão - Projeto Sollar Baía 2021-22 - credito Geraldo Moniz

PROGRAMAÇÃO de SUCESSO – “O ‘Sollar Baía’ será mais uma atração de sucesso junto às programações já tradicionais no Solar do Unhão/MAM, como o Cinema e o Café Sala de Arte, prestigiadas exposições do museu nos espaços expositivos do Casarão e Capela, além das Residências Artísticas da Galeria 3, a JAM no MAM e outras novidades que estão para ser inauguradas pela direção do museu, como o Espaço Lina Bo Bardi.

Foto de Lina Bo Bardi no Solar do Unhão - Salvador - Bahia - Acervo - Instituto Lina Bo Bardi

A principal atração do projeto ‘Sollar Baía’ é o MAM/Solar do Unhão com todas as suas atividades e a bela Baía de Todos os Santos. “Mas, claro, teremos um serviço de qualidade nos pontos gastronômicos e desenvolvemos um diálogo com a Comunidade do Unhão que compõe o espectro socioambiental e sustentável dessa região”, complementa o produtor Rodrigo Mello. As pequenas atrações musicais virão aos poucos dialogando sempre com o patrimônio material e intangível do entorno. “O público será o parceiro permanente de mais um projeto que abrilhanta o MAM”, finaliza.

GASTRONOMIA – Até agora já estão confirmados no Sollar Baía a participação no núcleo gastronômico: Bella Bistrot, 4Cozinhas, Di Janela, restaurante Paraíso Tropical, Lojinha Goumert, Japa Fácil, La Mássima Pasta Gourmet, Pi.zza, Bolo das Meninas, Tabuleiro das Meninas, Pitaya Drinks e Sorveteria da Barra. Mais informações sobre o projeto ‘Sollar Baía’ no telefone (71) 99279-3356. O projeto não disponibiliza vagas para estacionamento de veículos e estimula a circulação de carros por aplicativo, promovendo a segurança do tráfego na cidade.

Foto da área gastronômica do Sollar Baía - Divulgação - credito AloaloBahia

Além do Sollar Baía, o MAM tem aberta ao público a exposição gratuita ‘O Museu de Dona Lina’, com visitação de terça a domingo, das 13h às 17h. A Residência Artística e as Oficinas do MAM (www.oficinasdomam.com.br) também das 13h às 17h. Já o Cine MAM (http://saladearte.art.br/), Café Sala de arte e Pátios externos, funcionam das 12h às 20h. Acesse: www.mam.ba.gov.br, redes sociais (instagram e facebook) ou telefone (71) 31176132 (segunda a sexta, 9h às 12h e 13h às 15h). O MAM é um equipamento da Secretaria de Cultura/IPAC.

Foto do Solar do Unhão - Sollar da Baía - Divulgação - IPAC

Na próxima edição falaremos dos novos museus da capital baiana. Não percam!

Desejamos a todos leitores e colaboradores um Feliz 2022!

Repleto de PAZ, SAUDE, AMOR E PROSPERIDADE!!!

Fontes:

@aclubtour

Arquivo Nacional

Governo do Estado da Bahia

Instituto Lina Bo Bardi

IPAC

IPHAN

Secretaria de Cultura da Bahia

Publicação Anterior

PRODIGY SANTOS DUMONT LANÇA CEIA DE RÉVEILLON TROPICAL PARA A NOITE DA VIRADA NO RESTAURANTE ORLA21

Próxima Publicação

Claudia Pamplona: Final de Ano! “É hora do Balanço…”

271 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.