80 anos de Nara Leão é comemorado com novo documentário

Nara Leão – O Canto Livre de Nara Leão – Documentário Globoplay

Nara Leão, um dos principais nomes da MPB, completaria 80 anos este mês. A série documental “O Canto Livre de Nara Leão”, já disponível na plataforma Globoplay, mostra como o talento e a personalidade forte da cantora se uniram, provocando uma transformação na música e no comportamento dos brasileiros.

O documentário é dirigido por Renato Terra e entrevista pessoas que conviveram com a artista. Traz uma considerável pesquisa de imagens, fotos e arquivos, incluindo vários inéditos.

Nara Leão em show - divulgação

A série mostra a primeira apresentação de Nara, entrevistas, registros de acervo pessoal e revisita os lugares onde a cantora marcou presença como a casa de seus pais, na praia de Copacabana, antro fundamental para receber festas e serestas dos jovens que fizeram a bossa nova acontecer. Além de relembrar os principais momentos quando a cantora carioca rompeu preconceitos na música brasileira, confrontou a ditadura militar com obras de protesto e pavimentou os caminhos às mulheres na música.

A série é dividida em cinco episódios e conta com depoimentos de Chico Buarque, Roberto Menescal, Paulinho da Viola, Maria Bethânia, Edu Lobo, Dori Caymmi, Marieta Severo, Fagner e outros nomes da cena artística. Cacá Diegues, casado com Nara por mais de uma década, deu um íntimo depoimento sobre a relação. Filha do casal, Isabel Diegues também participa da produção, com seu depoimento e como consultora do documentário.

Nos anos 60 no apartamento de Nara Leão em Copacabana surgia a Bossa Nova.

Nara Leão foi considerada musa da Bossa Nova, pois ainda jovem, recebia no apartamento de seus pais os músicos que criaram esse estilo musical. Algum tempo depois, rompeu com esse movimento e dedicou-se a uma música que falasse do Brasil com mais realidade, mostrando a rotina das favelas e as lutas da população mais pobre em suas músicas. Sonoramente foi quando fez a junção do samba com a Bossa Nova, estabelecendo um novo marco na Música Popular Brasileira.

Nara Leão no Show Opinião - Acervo FUNARTE

Fontes: Globoplay, Série “O Canto Livre de Nara Leão”

#entretenimento #série #documentário #naraleão #bossanova #mpb #música #brasil #artes #cultura #viniciusdemorais #chicobuarque #showopinião #ronaldoboscoli #cacadiegues #mariabethania #marietasevero #paulinhodaviola #robertomenescal #doricayme #isabeldiegues

Publicação Anterior

Júlia Rabello estreia em janeiro, no Teatro das Artes, a comédia “Romeu & Julieta (e Rosalina)”

Próxima Publicação

RIW Dia 1: Abertura do evento, rede social brasileira e arte com tecnologia sustentável

Um comentário

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.