André Conrado: Verão Salvador – Bahia 2022 – Parte 4

Foto da Ladeira da Conceição – Revitalizada – Salvador – Divulgação – Prefeitura da Cidade de Salvador

Neste Verão na bela cidade do Sol, são muitas as novas atrações a serem desvendadas.

Muitas delas como podemos observar são no Centro histórico da capital baiana, em imóveis históricos restaurados, que nos dá muita alegria em admirar!

Foto do Centro histórico e entrada do Elevador do Taboão - Atualidade - Divulgação

Nesta edição falaremos de um dos mais antigos conjuntos arquitetônicos da cidade:

O Elevador do Taboão

Foto do Elevador do Taboão na atualidade - Divulgação - Prefeitura da Cidade de Salvador credito Bruno Concha

O marco da arquitetura em ferro na Bahia do final do século XIX voltou a funcionar após mais de 60 anos, um dos equipamentos públicos históricos de Salvador.

O Elevador do Taboão, responsável por fazer a ligação entre o Pelourinho e o Comércio, passou por obras de revitalização promovidas pela Prefeitura e, agora, se junta a outras opções de transporte disponíveis a soteropolitanos e turistas que se deslocam entre as cidades Baixa e Alta, como o Elevador Lacerda, planos inclinados Liberdade/Calçada, Gonçalves e Pilar.

Foto do Elevador do Taboão incrustado na pedra - Revitalizado - Credito Igor Santos - Secom

História

Inaugurado em 19 de janeiro de 1896 pela companhia Linha Circular de Carris da Bahia, o Elevador do Taboão, assim como o Lacerda, foi símbolo da modernização e marco da arquitetura em ferro na Bahia no final do século XIX. O equipamento foi inserido em um projeto de melhorias urbanas em Salvador durante o segundo mandato de Antônio Gonçalves Martins (entre 1868 e 1871), o Barão de São Lourenço.

Foto histórica do Elevador do Taboão - Final Século XIX - Arquivo Nacional

De acordo com registros divulgados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), os dois ascensores não significaram apenas uma simples importação tecnológica – o maquinário foi construído na Inglaterra, na oficina de W.G. Armstrong de New Castle, a mesma que forneceu para o Elevador Lacerda -, mas uma adaptação de concepções de transportes verticais prediais europeus às condições geográficas baianas, assim como uma inovação no modelo urbano encravado na rocha.

Foto histórica do Elevador do Taboão - Final do Séc XIX - Arquivo Histórico Municipal de Salvador

Além disso, a engenharia e arquitetura que compõem o ascensor do Taboão marcaram época. As suas torres foram construídas com réguas de ferro chumbado cruzadas, com desenhos simétricos em forma de curva ou parábola.

O Elevador Taboão chegou a ser conhecido na cidade como “A Balança” e teve grande importância, ligando locais de moradia e de trabalho, oferecendo maior rapidez e facilitando a circulação da população. Funcionava diariamente, das 6h às 11h, custando 100 réis a passagem. As operações duraram 65 anos até que a desativação ocorresse, em 1959, num processo que deu início à degradação do ascensor.

Atualidade

Após sua reinauguração, o Elevador do Taboão já é um atrativo turístico e de mobilidade para toda a população de Salvador.

Entregue há pouco mais de dois meses à cidade de Salvador pela Prefeitura, o ascensor tem recebido turistas e da população, para conhecer sua história e como um novo meio de transporte diário.

Completamente recuperado, o equipamento possui áreas com mesas, sanitários, uma horta florestal suspensa, além de cabines totalmente modernas, climatizadas e uma placa contendo a história do equipamento.

Foto do Elevador do Taboão - Atualidade - (cabine) - Divulgação

Funcionamento

A cabine do elevador tem capacidade para até 14 pessoas, mas devido à pandemia estão sendo transportadas apenas oito pessoas por vez, seguindo os protocolos de segurança. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo o acesso gratuito por período indeterminado.

Bikes

Os usuários também podem levar uma bicicleta por viagem nas cabines, o que permitirá uma locomoção ainda mais confortável e segura, evitando as ladeiras que interligam as regiões. Além do Elevador do Taboão, os ciclistas já contam com a possibilidade de transitar com suas bikes nos planos inclinados Pilar e Liberdade, além do Elevador Lacerda, desde 2013

Foto do acesso ao Elevador do Taboão - Modernizado para Bikes - Divulgação

Na próxima edição da série Verão Salvador, falaremos de mais uma nova atração histórica revitalizada da cidade do sol. Não percam!

Foto da Cidade de Salvador aérea - Atualidade - Divulgação

Fontes:

@aclubtour

Arquivo Nacional

Arquivo Municipal Histórico de Salvador

IPAC-Ba

IPHAN

Prefeitura da Cidade de Salvador

Publicação Anterior

Dia 22 de Janeiro/2022 tem show em homenagem ao ELTON JOHN no URUKUM da Lagoa com o cantor e pianista LÉO FENDER

Próxima Publicação

TEATRO RIVAL REFIT APRESENTA: “REBEARLLION SUMMER”

532 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.