Rodolfo Abreu: Panorâmico Monsanto – a casa da arte urbana em Lisboa

Panorâmico de Monsanto – FOTO 1 – O Panorâmico de Lisboa, mirante e espaço de arte urbana – Divulgação

Muita gente que visita Lisboa conhece os principais pontos turísticos da cidade. Mas tem um local que fica às vezes esquecido nos roteiros: o Panorâmico de Monsanto. Há pelo menos dois grandes atrativos para todo tipo de turista: primeiramente a vista de 270 graus da cidade de Lisboa; e segundo uma exposição de arte urbana sempre com novidades para os visitantes. A entrada é livre e não é muito difícil de chegar.

Conheci o espaço em janeiro de 2020, quando fui à cidade assistir o concerto da cantora Madonna do álbum “Madame X’, totalmente inspirado pela cultura lusitana e suas ramificações. Madonna gravou o documentário que lançou o disco no Panorâmico de Monsanto e aquele espaço único, multicolorido, me chamou mutia atenção.

Um pouco de sua história

O Panorâmico de Monsanto nasceu em 1968 como restaurante, instalado no coração do Parque Florestal. Naquele tempo, um espaço de luxo preparado para receber grandes eventos, mas que praticamente desde o início foi sofrendo de problemas estruturais na cozinha, que levaram a que só fosse abrindo as portas de tempos em tempos para a realização de algumas festas e banquetes (só funcionou em contínuo como restaurante durante dois anos, entre 1984 e 1985).

Encomendado em 1961 pela câmara de Lisboa, o Panorâmico foi desenhado pelo arquiteto Chaves da Costa. Ao longo de sua história, foi escritório, hotel, discoteca, centro de treino para cães e até espaço de festas infantis. De 2001 a 2017 ficou sem uso formal e virou depósito de entulhos. Mas, em setembro de 2017 com uma limpeza, a Câmara de Lisboa requalificou o local como um Miradouro (mirante) municipal, dando nova vida ao espaço, sendo agora frequentado por turistas, curiosos e exploradores urbanos.

Novos usos: a casa da arte urbana

E foi assim que os artistas urbanos se apropriaram do espaço. Grafiteiros e muralistas encontraram nas muitas paredes com várias curvas e ângulos, telas para sua arte.

Construído em formato circular (com raio de 16 metros), o edifício de cinco pisos conta com uma grande rotunda central com piso em mosaico que se assemelha a uma rosa dos ventos. Deste espaço sobre uma grande escada em espiral levando ao piso superior.

Contam os conhecedores do espaço que o lugar foi construído com os melhores materiais. Mosaicos vidrados, granitos especiais, corrimões de cobre e vidros de grandes dimensões. Mas os diversos usos e, principalmente o esquecimento, fez muitos dos materiais nobres de decoração e design desaparecerem. Hoje ainda encontram-se algumas obras de arte nas paredes que resistiram ao tempo e e aos vândalos em tempo de abandono.

Mesmo assim o espaço conserva a beleza estrutural que se mescla com uma das mais bonitas vistas de Lisboa. Hoje em dia, quase que diariamente é possível encontrar uma nova obra no local, tornando-se um local dinâmico, com arte que expressa os sentimentos e as questões dos artistas que habitam a capital de Portugal.

Apesar da constante renovação, alguns dos trabalhos de graffiti e pintura tem permanecido por mais tempo, como a pintura da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada em 2018, colocada como um símbolo da resistência.

Local: Estrada da Bela Vista
Entrada: grátis
Diariamente das 9h00 às 18h00

Como chegar:
As linhas de ônibus (autocarros) mais próximas do Panorâmico são a 711 e 724, no entanto será sempre necessário fazer uma caminhada de 20 minutos entre a paragem e o local. A forma mais rápida e cômoda de chegar de táxi ou carro de aplicativo (corrida de uns 15 minutos).

Espaços do Panorâmico de Monsanto - Divulgação

Fontes: Câmara de Lisboa, “The World of Madame X”
Fotos: Divulgação e acervo pessoal

#turismo #entretenimento #arte #arteurbana #graffiti #lisboa #portugal #pintura #monsanto #panorâmico #vista #tejo #cultura #hitória #viagem #conhecimento #exposição #passeio #miradouro

Publicação Anterior

Douglas Delmar: Igreja da Ordem – A construção mais antiga de Curitiba

Próxima Publicação

Como entreter a criançada durante as férias?

480 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.