
Escolhido pela arte, troca o desejo da medicina para seguir o dom de uma linhagem de artistas
Júlio Braga, 67 anos, curitibano, é o sétimo filho de uma família de artistas. E como Júlio gosta de dizer, acabou sendo escolhido pela profissão, já que o seu desejo era fazer medicina.
A história com as artes começa com a mãe de Júlio, Zezé Braga que foi figurinista e costureira responsável por várias produções, tanto de cinema quanto de teatro. Todo o figurino da filha e atriz Sônia Braga em O beijo da mulher-aranha é de Dona Zezé. Com os Dzi Croquettes, morou dois anos na França, cuidando do figurino e fazendo também o papel de mãe de todos.
Além de Júlio e dos irmãos Hélio Braga (artista plástico), Maria Braga (produtora musical), Ana Braga (atriz), Sônia Braga (atriz), os sobrinhos Alice Braga (atriz), Rita Braga (produtora de cinema) e Fábio Braga (fotografo) também levam o sobrenome Braga adiante no cenário das artes.

Recentemente foi visto nas telinhas como Terá em Gênesis. Na quarta fase da novela bíblica, Julio assumiu o papel de Terá, pai de Harã, Naor e Abrão. Patriarca e homem poderosíssimo em Ur, um excelente negociante, homem de visão e que gosta de liderar e ser respeitado.
Júlio gravou as primeiras cenas no Marrocos, de onde voltou corrido por conta do início da pandemia do Covid 19 e depois disso foram quase seis meses de molho até a retomada das gravações no Brasil. A novela foi sucesso não só no Brasil, mas também na África do Sul, Europa, EUA, Canadá, Japão e Austrália.
No teatro participou de peças consagradas como HAIR, Jesus Cristo Superstar, Godspell, Mãe Coragem, La Conquista, Piaf, Uma Rosa Para Hitler, Julius Cesar, dentro outros trabalhos.
Na Televisão, alguns destaques como Plantão de Polícia, Bandidos da Falange, Tereza Batista, Amazônia, Anjo Mal, Meu Bem Querer, Porto dos Milagres, O Clone, Desejos de Mulher, Malhação, O Beijo do Vampiro, Floribella, Páginas da Vida, Paraíso Tropical, José (Record), Além do Horizonte (Globo), Pecado Mortal, José do Egito, Vitória (Record), República do Peru, Insônia, Ribanceira, Bruna Surfistinha (série), Série Bíblica (Cesgranrio), Brasil à Bordo (standing), Apocalípse, Pega Pega, Tempo de Amar, Novela Jesus , uma participação em Topíssima e Gênesis.
O cinema também é uma paixão e foram várias produções: Rio Babilônia, Bar Esperança, O Sol dos Amantes, Matou a Família e foi ao Cinema, Cheque-Mate, O Homem Nú, Villa-Lobos, JK – Bela noite para voar, Julio César e Cleópatra, Até que a sorte nos separe, Casa da Mãe Joana 2, Sobre Anões e Cifrões(Curta), De repente Eu te Amo, Wilson Simonal, 91/2(curta), Comercial Antártica Coisa Boa, Crô 2 e Sai de Baixo – O Filme.
Julio também deu aulas de interpretação para crianças e adolescentes, descobrindo e lapidando vários talentos que hoje estão na mídia com grande repercussão profissional e reconhecimento nacional.
Um projeto muito bacana que Júlio participou e pelo qual tem um carinho muito especial é o projeto Teatro Até Você, que levou o teatro para as escolas carentes do Nordeste e do Sul.
Momento Parolagem:
1- Júlio, vc tem uma família totalmente envolvida com as artes e conta que sua vocação era pra medicina. Como vc seguiu a tradição familiar e abandonou o sonho de ser médico? Algum arrependimento?
R: O sonho de ser médico era coisa de criança. Mas a arte conseguiu me desviar para uma coisa mais forte, mais visceral. Não sinto nenhum arrependimento, só GRATIDÃO.
2- São muitos artistas na família, em três gerações diferentes. Vc acha que um foi influenciando o outro? O ambiente familiar sempre girou em torno da arte?
R: A arte na família foi como uma “gripe” que foi passando de um para o outro. Nada foi imposto, e sim opção.
3- Você já trabalhou com alguns dos seus irmãos ou sobrinhos? Se não, existe esse desejo?
R: Apesar de 50 anos de profissão, trabalhei somente com a Aninha em seu início de carreira, mas ainda tenho o sonho de trabalhar com todos. Fica a dica!
4- Você já fez de tudo um muito, certo? Onde vc mais se reconhece, atuando, produzindo, dirigindo, dando aulas?
R: O prazer está em poder estar vivendo e respirando arte. Me reconheço em todas as áreas.
5- Cinema, teatro ou TV?
R: Em todas e você esqueceu do Circo.
6- Não sabia que você tinha trabalhado em circo. Conta pra gente essa história de circo.
R: Nos anos 70 quando fui fazer Godspell, todo Godspell era feito numa estrutura de circo. Por esse trabalho e um curta do Jonas Bloch, aprendi a arte do circo. Depois fiz circo na TV Globo naqueles especiais de fim de ano, soltando fogo pela boca. Cheguei a fazer Cound também.
7- Seu último trabalho na Tv, foi em Gênesis como Terá. Como foi participar dessa obra tão grandiosa?
R: Terá foi um presente do Edgard Miranda , Diretor Geral da novela. Foi um personagem gratificante onde tive liberdade total de interpretação.
8- Soubemos que nos bastidores você era conhecido como um dos membros do “Quarteto Fantástico”. Conta pra gente essa história.
R: O quarteto vem da amizade entre Tião D’Avilla, Ricardo Blat, Zé Carlos Machado e eu, que nos conhecemos há 50 anos e não tínhamos trabalhos juntos ainda, mas nesse trabalho nossos caminhos se cruzaram e foram muitas histórias ao longo das gravações.
9- Você viveu o momento de efervescência nas artes, certo? Como você enxerga o cenário atual?
R: A efervescência vinha de um momento de ditadura em que tínhamos que fazer algo para nos colocarmos, fazer a nossa resistência e também para não pirar; e assim vinham as ideias e realizações. Era uma questão de sobrevivência. Hoje tudo mudou, as relações e os meios estão diferentes. A “guerra” por um lugar, por um personagem cresceu muito. O número de artistas talentosos espalhados por esse Brasil é enorme e tem muita gente se juntando pra fazer coisas novas e de qualidade. Apesar da pandemia que foi devastadora para quem vive da arte, as coisas estão voltando a acontecer e com certeza iremos produzir muita coisa boa. Durante o período de quarentena mais rígido foi a arte que nos tirou da escuridão, que nos fez companhia no dia a dia, que nos permitiu sonhar com dias melhores.
10- Atuar é como respirar? É o que te move e te conecta com o mundo?
R: Sim. Acordar todos os dias e agradecer por ELE ter me colocado nessa estrada infinita de prazer. A arte me conecta com a vida.
11- Algum conselho pra quem quer seguir o seu caminho e se tornar um ator?
R: Quer ser artista? Se entregue a dura tarefa que nem sempre lhe traz prazer, mas com certeza sempre será uma aula para sua longa estrada. Humildade para aceitar pequenos papéis e poder se tornar um GRANDE artista.

Agradeço a oportunidade de entrevistar um ator tão completo como o Júlio Braga, que nestas repostas nos mostra a arte de ser um artista de corpo e alma.
Fotos: Pino Gomes e acervo pessoal
Assessoria: Alessandra Drayrell
Coluna Claudia Melo @claudiamelooficial
23 Comentários
Thanks for every other great post. The place else may
anybody get that type of info in such a perfect way of writing?
I have a presentation next week, and I am at the look for such information.
clomid and pcos buy clomid in usa clomid days 2-6 where can i purchase clomid
Everyone loves it whenever people come together and share views.
Great website, keep it up!
amei este site. Pra saber mais detalhes acesse o site e descubra mais. Todas as informações contidas são informações relevantes e exclusivas. Tudo que você precisa saber está ta lá.
گردنبند-الفابلاگ
لاغری سریع تا عید با گانودرما
Attractive section of content. I just stumbled upon your weblog and in accession capital to
assert that I acquire actually enjoyed account your
blog posts. Anyway I will be subscribing to your feeds
and even I achievement you access consistently quickly.
http://globus-kino.ru/web/film2/index.php?824426TOPSITES
http://globus-kino.ru/web/film2/index.php?824426TOPSITES
http://globus-kino.ru/web/film2/index.php?824426TOPSITES
http://tinyurl.com/ybr6y75t
molnupiravir france molnupirivir le molnupiravir molnupiravir medicine
http://tinyurl.com/y93qcrfq
http://globus-kino.ru/web/film2/index.php?824426TOPSITES
Thank you for helping out, good info. “Nobody can be exactly like me. Sometimes even I have trouble doing it.” by Tallulah Bankhead.
http://globus-kino.ru/web/film2/index.php?824426TOPSITES
I am now not certain the place you’re getting your information, but good topic.
I needs to spend a while studying much more or figuring out more.
Thanks for excellent information I was on the
lookout for this information for my mission.
I simply could not depart your website before suggesting that I extremely loved the usual info an individual provide in your guests? Is going to be back incessantly in order to check out new posts.
http://tinyurl.com/ydhqwj56
http://tinyurl.com/ycw7qh2m
We’re a gaggle of volunteers and opening a
new scheme in our community. Your website provided us with helpful info
to work on. You have performed a formidable job and our entire group will likely be grateful to you.
In school sensual massage women will hold erotic 4hands massage. Similar swedish massage, as in principle, and relaxation, influences on some area human body, this give a chance male gain strength.
And while, french massage and not violates practically any prohibitions, for the reason it's not about sexual contact.
Sensitive touch rasprekrasnoy girls will flow through your body, dipping in depth boundless the ocean pleasure. In the quiet slip, donating your skin kisses, prelestress envelops the warmth of one's body. You will be surprised at, which sea bliss today it is possible to feel fromnude massage in Midtown.
The energy massage inSoho it today skill give away bliss. The Soapy massage – on the influence on clients is meant practically unlimited available opportunities actions on bodily, and consequently, and psychoemotional state of health friends.
Systematically visiting the four hands massage for clients, you guarantee himself excellent sexual relaxation.
Блоггер кто это и чем занимается разбираем за 2 минуты
비아몰 정품 비아그라 구매 사이트 비아그라복제약구입방법