Nara Leão: exposição coletiva faz homenagem a cantora durante o carnaval

Mauricio Tassi Teixeira – 118 x 84

Espaço Zagut apresenta – Carnaval 2022: Homenagem a Nara Leão

Uma das fundadoras da Bossa Nova e MPB no Brasil, Nara Leão, ícone da música do século XX, que completou 80 anos de nascimento em janeiro deste ano, ganha homenagem de artistas na exposição Carnaval 2022: Homenagem a Nara Leão, na Galeria Zagut, a partir do dia 10 de fevereiro.

Para celebrar e homenagear a artista em pleno Carnaval, a coletiva, que conta com 90 artistas, pode ser conferida on-line, a partir do dia 10 de fevereiro.

Nas obras da exposição, Nara Leão, chamada muitas vezes de “musa da Bossa Nova” (embora não gostasse desse título), é lembrada através do seu talento, voz, é reconhecido o seu valor feminino na música brasileira, assim como seu posicionamento político no país, especialmente na ditadura militar.  

Segundo o artista Marcelo Carvalho Veiga, foi instigante e prazeroso fazer uma obra se inspirando em Nara, já a artista Lucia Lyra conta que a imagem e a canção “Esse olhar quando encontra o meu, fala de coisas que eu nem posso acreditar”, Carmen Givoni se diz seduzida pela voz de Nara e pelo seu espírito leve, livre e ousado. Para a artista Silvana Godoi, Nara é uma força revolucionária feminina, que quebra padrões e questiona a limitação à liberdade de expressão. Olívio Neto transformou o que seriam as cordas de um violão nas ondas do calçadão de Copacabana. “As cores e formas utilizadas evocam também a música Manhã de Carnaval, cantada por Nara Leão”, diz. A artista Let Cotrim coloca em sua obra os famosos barquinhos de Nara, assim como o Abram Alas e o Carnaval que insiste em fazer a sua festa.

“E quando o carnaval chegar em 2022, em fevereiro, teria acabado de fazer aniversário de 80 anos em janeiro a Nara Leão. Nos deixou há 33 anos, muito jovem, mas já tendo deixado sua marca muito forte tanto na música brasileira quanto na forma de pensar o papel da mulher na sociedade. Já era sua fã desde criança, meus pais tinham muitos de seus discos e principalmente quando assisti o filme Quando o carnaval chegar de Cacá Diegues em 72 e depois ouvia os Saltimbancos, ela cantando a música da gata e anos depois indo a um show dela com Menescal no People”, diz Isabela Simões organizadora da coletiva.

LOCAL: Espaço Zagut

ABERTURA:  DIA 10 de fevereiro às 18 h

EXPOSIÇÃO ON-LINE: Site: https://www.espacozagut.com

 

Publicação Anterior

Franklin Bressane: Merecido descanso

Próxima Publicação

Afrodisíaco? Tempero? Ou Remédio? Os mistérios da Canela

3 Comentários

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado.