
Foto do Bairro do Rio Vermelho e casa de Yemanjá – Salvador da Bahia
Nesta edição convidamos o leitor a visitar um dos bairros mais emblemáticos da capital baiana: o Rio Vermelho.
O bairro é considerado um dos mais boêmios da cidade. Que consegue mesclar a alegria, religiosidade, cultura, gastronomia e muita beleza! Um verdadeiro colírio para os visitantes que fazem o bairro fervilhar dia e noite.
Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai.
A Casa de Jorge Amado ou A Casa do Rio Vermelho, lar do casal Jorge Amado e Zélia Gatai, foi inaugurada como Museu A Casa do Rio Vermelho em novembro de 2014 e é um dos novos pontos turísticos imperdíveis de Salvador.

Considerado um dos maiores escritores do mundo, Jorge Amado criou obras espetaculares, como Capitães da Areia, Tenda dos Milagres, Dona Flor e seus dois maridos e outras foram traduzidas por todo o mundo e representam, de forma original, a cultura baiana, especialmente de Ilhéus, Itabuna, Recôncavo baiano e Salvador.
Jorge Amado escreveu como ninguém sobre a vida do povo baiano, romances, religião africana e tudo o que faz da Bahia essa mistura cultural.
A Casa de Jorge Amado e Zélia Gattai ilustra a riqueza de sua obra e do universo da cultura da Bahia.

Para quem espera apenas obras do casal, se surpreende ao encontrar obras de Carybé, Calazans Neto, Pierre Verger e muitos outros por toda a casa.
Além dos livros de Jorge Amado sob diversas traduções, há a coleção de artesanato de Jorge Amado trazidas do mundo todo e também de Salvador.

A Casa era uma das casas mais bem frequentadas em Salvador. Personalidades do mundo todo, a exemplo de Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Pablo Neruda, Gabriel Garcia Marques, Dorival Caymmi, João Gilberto e muitos outros artistas e autoridades faziam questão de visitar a Casa de Jorge Amado no Rio vermelho e de estarem com o casal Jorge Amado e Zélia Gattai.
A Casa do Rio Vermelho está na Rua Alagoinhas, nº. 33, um dos endereços mais conhecidos do mundo. A Casa está em uma área residencial no Rio Vermelho, bem no meio de uma ladeira. Para quem não conhece bem é bom usar um aplicativo para se localizar.
São 22 espaços adaptados para o Museu que retratam a vida cotidiana do casal e a cultura da Bahia.

Um dos primeiros ambientes é a sala do casal que ainda mantém o sofá, uma velha televisão e a máquina de escrever do escritor. Além disso, há obras do autor, uma vitrola e discos da preferência de Jorge Amado.

Em seguida, há o quarto de hóspedes, onde na parede se projetam imagens dos mais variados visitantes ilustres de Jorge Amado e onde é contada um pouco da amizade de Jorge Amado e Zélia Gattai com diversas personalidades.
Ao sair do quarto de hóspedes, há a cozinha de Dona Flor da Casa de Jorge Amado preservada de forma original e, mais a frente, há um cômodo em que se chama “OS AMADOS SABORES DE JORGE” no qual há exposição de diversos pratos da famosa culinária baiana com seus pratos como acarajé, vatapá, moquecas com azeite de dendê.
Há, depois, uma sala de leitura onde o visitante relaxa ouvindo diversas passagens da obra de Jorge Amado projetadas com ilustrações e muita vida. Ao lado, há a sala “MUITA VIDA TANTAS OBRAS”.
Essa sala da Casa de Jorge Amado possui várias obras do autor traduzidas para os mais diversos idiomas do mundo. Além disso, nessa sala pode-se de forma interativa, ouvir cordéis de Jorge Amado.
Além disso a sala “TROCANDO CARTAS” é uma das mais interessantes. Uma estante na qual muitas cartas que Jorge Amado trocava com sua família e célebres amigos. Há cartas de Érico Veríssimo, Carlos Drummond de Andrade, Conselho Mundial da Paz, Yoko Ono, Monteiro Lobato, François Miterrand e muito mais. Nas cartas, você percebe a sensibilidade e amizade de Jorge Amado.
No lado externo, a “LAGOA DOS SAPOS” da Casa do Rio Vermelho, embeleza a casa, local onde era uma piscina e foi transformada numa lagoa.

Sem dúvida o quarto do casal Jorge Amado e Zélia Gatai é um local mágico da casa. No ambiente simples e original são projetadas diversas imagens e com facilidade contempla-se o cotidiano e amor do casal.

Uma visita sem dúvida encantadora e imperdível!
A Casa do Rio Vermelho – Rua Alagoinhas 33 – Rio Vermelho.
Funcionamento de Terça a Domingo, 10:00 às 18:00.
– Ingressos custam R$ 20,00 inteira/R$ 10,00 meia.
– Gratuidade nas quartas-feiras – Devido a pandemia lotação máxima 21 pessoas no espaço.
Para terminar este agradável passeio, o destino é uma charmosa galeria há alguns minutos da Casa do Rio Vermelho.
Situada na rua Odilon Santos 14, uma das principais da região, a Galeria Vila 14 abriga a Confeitaria De Além-mar… Uma das melhores descobertas de delícias portuguesas na capital baiana.

A pequena confeitaria é literalmente uma viagem as maravilhas da tradicional doçaria portuguesa, especialmente por causa de seu mais apreciado doce, o Pastel de Nata.
Mas também pode-se deliciar com outras delícias como o morgado de nozes e travesseiro de Sintra, que acompanhado ao delicioso café com nata é um espetáculo à parte…

Nada melhor que terminar a tarde com um bom bate papo, saboreando as delícias de além-mar …

Fontes:
A Casa do Rio Vermelho
@aclubtour
SECULT – BAHIA