Rodolfo Abreu: Conheça o Teatro Copacabana Palace, reaberto depois de 27 anos

Teatro Copacabana Palace – Reaberto em nov de 2021

Fachada Teatro Copacabana Palace

O Copacabana Palace, hotel do grupo Belmond, reabriu seu clássico Teatro, considerado um dos grandes palcos do País, por onde já passaram nomes como Cacilda Becker, Cleyde Yáconis, Henriette Morineau, Procópio Ferreira, Susana Vieira, Bibi Ferreira, Marília Pêra, Jorge Dória e Vera Holtz.

A sala encontrava-se fechado desde 1994, depois da tempodada da peça “Desejo”, estrelada por Vera Fischer. A grande reabertura aconteceu em novembro de 2021, inaugurando uma nova etapa da vida cultural e artística do Rio de Janeiro.

A reforma durou três anos no teatro da casa com projeto do arquiteto carioca Ivan Rezende e o projeto de revitalização foi o vencedor na categoria Interiores e Design da 59º premiação anual do IAB-RJ em 2022.

Características

O Teatro tem capacidade para 332 lugares, sendo 238 na plateia e 70 no balcão, além de 18 assentos distribuídos entre 4 frisas e 6 camarotes. O espaço foi concebido permitindo a acessibilidade e a mobilidade.

O projeto contemplou em seus elementos decorativos testemunhos da história do hotel, em impressionante harmonia de formas, cores, texturas e detalhes, em perfeito sincronismo com a atmosfera do Copacabana Palace. No foyer tombado, o foco recaiu sobre uma restauração muito cuidadosa, mantendo os materiais nobres originais, como o mármore carrara da escada e os cristais nas luminárias.

Detalhes

As cortinas de veludo são verde, em vez do tradicional vermelho, e as poltronas forradas com o mesmo tecido, tingido sob encomenda, reforçam a identidade cromática – bem como o carpete com estampa botânica, desenhado e confeccionado artesanalmente em um vilarejo na Turquia. Já as lâminas de pau-ferro que revestem a caixa acústica passaram por seleção individual em uma marcenaria no sul do país.

Espetáculo de Reinauguração

O primeiro espetáculo que marcou a volta desse palco em novembro de 2021 foi justamente a peça “Copacabana Palace – O Musical” – com a recriação de momentos emblemáticos da história do hotel, fazendo com que a plateia se transporte para a atmosfera do Copa e conheça alguns dos personagens que já passaram por lá. A idealização e direção é de Gustavo Wabner e Sergio Módena, com texto das autoras e produtoras Ana Velloso e Vera Novello e do jornalista e escritor Luis Erlanger e produção executiva e artística da Sábios Projetos.

O Teatro Copacabana Palace foi inaugurado em 1949, com a peça “A Mulher do Próximo”, de Abílio Pereira de Almeida, porém em 1953, um incêndio de grandes proporções o atingiu. O espaço foi recuperado e reinaugurado em 1954 com a peça “Diálogos das Carmelitas”. Em 1994, o teatro fechou as portas e, em 2018, iniciaram os preparativos e obras do novo projeto de revitalização do icônico Teatro Copacabana Palace.

Teatro Copacabana Palace

Fonte: Projeto de Renovação do Teatro Copacabana Palace

ArchDaily e Casa Vogue

Arquiteto responsável: Ivan Rezende Arquitetura

Área: 1200 m² | Ano: 2021

Fotografias: Mauro Samagaio

#entretenimento #cultura #teatro #musical #arte #arquitetura #design #reforma #restauração #revitalização #copacabanapalace #projeto

Publicação Anterior

Hit ‘Girls Just Wanna Have Fun’ é regravado por Gottsha e Evelyn Castro

Próxima Publicação

David Reis: Rio Negro Experience – Natação e Turismo Ambiental de mãos dadas

10 Comentários

Comentários encerrados.