Augusto Alfredo é angolano graduado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social da UFJF. Depois da graduação regressou ao seu país, tendo trabalhado como repórter e mais tarde promovido a editor da página de economia do Jornal de Angola, único diário do país.
Como docente da Universidade Agostinho Neto, lecionou disciplinas de Gêneros jornalísticos, Teoria da Comunicação, Técnicas de Reportagem.
Paralelamente ao exercício do jornalismo, lecionou em regime de colaboração às disciplinas de Teoria da Comunicação, Gêneros Jornalísticos e Técnica de Reportagem na Universidade Antônio Agostinho Neto e no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), em Luanda. Durante sua estadia na UFJF, participou ativamente como membro do Grupo Divulgação tendo atuado nos espetáculos “O dragão verde”, de Maria Clara Machado, “O homem e o cavalo”, de Oswald de Andrade, “O mistério das nove luas”, de Ilo Krugli, e “A incelença”, de Luiz Marinho.
Além de jornalista é militar das Forças Armadas Angolanas. Atualmente exerce a função de adido de defesa junto da Embaixada de Angola no Brasil. É autor das obras “Inquietações do jornalismo”, “Aventuras de um estudante angolano no estrangeiro” e “Angola 40 anos: Memórias de um repórter”.