André Conrado: Verão Salvador – Bahia 2022 – Parte 9

Foto do Porto da Barra – Divulgação – Salvador – Bahia

Nesta edição do Verão Salvador, visitaremos um dos mais tradicionais bairros na capital baiana.

Localizado na entrada da Baía de Todos os Santos, a Barra tem mais de 500 anos de história.

Aqui começou a colonização portuguesa da cidade. Em 1501, o padrão de posse português foi instalado no local do atual Farol da Barra. Era 1º de novembro, dia de Todos os Santos. Depois surgiu o primeiro povoado, com Caramuru.

Foto do Marco da fundação da cidade de Salvador - credito Jefferson Peixoto

Em 1549, Thomé de Sousa desembarcou no Porto da Barra para fundar a primeira capital do Brasil. 

Uma das praias mais concorridas por banhistas locais e visitantes é sem dúvida o epicentro de todo verão baiano.

Conhecido mundialmente por sua beleza e seu circuito no carnaval soteropolitano, abriga inúmeras atrações culturais e gastronômicas que agitam o belo e histórico bairro.

Foto da entrada do Farol e Forte Santo Antônio da Barra - credito André Conrado - Divulgação - @aclubtour

Algumas muito conhecidas como o Farol e Forte Santo Antônio da Barra que guardam o imperdível Museu Náutico da Bahia. Mas algumas nem tão conhecidas que valem uma visita.

Forte de Santa Maria

O Forte de Santa Maria é um espaço que reúne história, arquitetura e lazer aos visitantes. Recentemente restaurado e com uma estrutura secular, o local exibe o brasão do Império do Brasil.

Foto do Forte Santa Maria e brasão do Império brasileiro - Exército Brasileiro

A bela construção foi iniciada a partir de 1614, com projeto do engenheiro-mor e dirigente das obras de fortificação do Brasil, Francisco de Frias da Mesquita.

Imagem do Forte Santa Maria - Século XVIII - Salvador Antiga

Foi reconstruído, em alvenaria de pedra e cal, em 1696, com projeto atribuído ao engenheiro José Pais Esteve. Dessa época é a estrutura básica atual desse Forte.

Foto da lápide de mármore do Forte Santa Maria - Instalada pelo Instituto Geográfico e Histórico da Bahia em 1938 com informações sobre o desembarque holandês - IPHAN

Atualmente, o forte abriga o Espaço Pierre Verger da Fotografia que exibe imagens produzidas por fotógrafos baianos, com destaque ao trabalho do fotógrafo e etnógrafo franco-brasileiro, que dá nome ao espaço. Além da exposição permanente do artista, o Forte de Santa Maria conta com mostras virtuais, exposições temporárias e eventos pontuais.

Foto do acervo Pierre Vergé - Museu da Fotografia da Bahia - Forte Santa Maria

Quem visita o local pode conferir a estrutura do forte gratuitamente. O mesmo bilhete para acesso ao Espaço Pierre Verger é cobrado, porém dá direito à visitação do Espaço Carybé de Arte, situado no Forte de São Diogo, a poucos passos de distância.

Forte de São Diogo

Quem visita o Forte de São Diogo, no Porto da Barra, um dos lugares mais charmosos de Salvador, com a singela expectativa de conhecer a edificação mais antiga do Brasil, se surpreende…

Foto do Forte São Diogo - Porto da Barra - Divulgação

Além de toda a história do Forte, no interior da edificação funciona o Espaço Carybé de Artes, um centro tecnológico com vários recursos de mídia digital e realidade virtual, dedicado ao artista plástico Hector Julio Páride Bernabó Carybé.

O Espaço Carybé das Artes, inaugurado em 2016 é um centro tecnológico de referência à vida e obra de Carybé, artista plástico que escolheu Salvador como casa.

No espaço, as obras não estão nas paredes, mas no universo criado com recursos de mídia digital e realidade virtual. Dessa maneira, o visitante experimenta uma imersão nas gravuras, desenhos, ilustrações, cerâmicas, esculturas e murais do artista, de uma maneira ultra interativa.

Foto do Espaço Carybe da Artes - Forte de São Diogo - Divulgação

História do Forte de São Diogo

O Forte de São Diogo fica localizado na Praça Azevedo Fernandes, no bairro da Barra, em Salvador. O forte foi construído na base do Morro de Santo Antônio, do lado direito da praia do Porto da Barra, local onde anteriormente existiu o primeiro castelo brasileiro, o Castelo do Pereira.

Foto histórica do Forte de São Diogo - Século XIX - Arquivo Municipal Histórico de Salvador

Com o apoio do Forte de Santa Maria, o Forte de São Diogo visava impedir o desembarque de inimigos no acesso sul de Salvador, naquele tempo, a capital do Brasil.

Na área externa, com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos, funciona o Mirante Forte São Diogo – Bar e Bistrô, lugar perfeito para terminar o dia e apreciar este pôr do sol inesquecível…

Foto do pôr do sol no Bistrô Mirante - Forte de São Diogo

Fontes:

@aclubtour

Arquivo Municipal Histórico de Salvador

Exército Brasileiro

IPAC-Ba

SECULT – BAHIA

Publicação Anterior

Baile da Izabella Bicalho no Teatro Prudential com Participações Especiais

Próxima Publicação

Roberto Lúcio: Carnaval em Portugal e Os Caretos de Podence