Premiada peça “O Princípio de Arquimedes” retorna ao Rio no Teatro Petra Gold

Peça O Principio de Arquimedes – FOTO 1 – O Princípio de Arquimedes – Peça em cartaz no Teatro Petra Gold – Foto Zero8onze

Lunática Cia. de Teatro comemora 10 anos com remontagem do elogiado espetáculo “O Princípio de Arquimedes”. Texto do premiado autor catalão conta com mais de 20 montagens em todo o mundo e mostra como o gesto de carinho de um professor de natação infantil para com um de seus alunos, gera uma onda de medo e preconceitos.

Espetáculo estreia dia 14 de março, inaugurando um novo horário no Teatro PetraGold, às segundas às 20h .  Helena Varvaki, Rafael Canedo, Rodrigo Salvadoretti e Sávio Moll estão no elenco.

No espaço asséptico e clorado do vestiário de uma escolinha de natação, desenrola-se a ação de O Princípio de Arquimedes – onde quatro personagens discutem sobre o significado e as consequências de um beijo que o professor Rubens (Rafael Canedo) dá em um dos seus alunos. Este simples fato faz vir à tona medos, preconceitos e fantasmas íntimos e coletivos, levando o público a confrontar-se com seu próprio julgamento diante daquela situação e a tomar partido sobre que modelo social e educativo desejamos.

O autor Josep Maria Miró apoia a trama de O Princípio de Arquimedes no ritmo vertiginoso da circulação das informações dos dias atuais, aguçando a atenção do público, que vai acompanhando a construção da história, ou de versões da verdade, como num quebra-cabeças, entre idas e vindas na cronologia da narrativa, levando a um final surpreendente. O expectador sai do seu lugar de conforto e forma o seu próprio julgamento. Característica que, de imediato, capturou o diretor Daniel Dias da Silva, que também assina a tradução e a produção.

Peça O Principio de Arquimedes

O Princípio de Arquimedes foi vencedor do Premio Born de Teatre 2011, estreou com direção do autor em 2012, como parte do Festival Grec 2012 (através do prêmio de montagem do Institut del Teatre de Barcelona), tendo sido considerado espetáculo revelação. Recebeu quatro indicações ao prêmio Butaca 2012 (melhor texto, espetáculo, atriz e cenografia). A montagem da Lunática Cia. de Teatro estreou em 2017, com direção de Daniel Dias da Silva. Foi a primeira vez que um texto do premiado autor foi produzido no Brasil e foi apresentada na FITA – Festa Internacional do Teatro de Angra dos Reis. A peça ganhou duas adaptações para o cinema, uma na Espanha, com direção de Ventura Pons, com o título de “El Virus de la Por” (em português, “O Vírus do Medo”) e outra no Brasil, com o título de “Aos Teus Olhos”, sob direção de Carolina Jabor.

Peça O Principio de Arquimedes

O Teatro PetraGold, inaugurado em 2019, no Leblon, tem se tornado referência pela diversidade de sua programação e pela resistência, tendo se mantido em funcionamento e se reinventado durante o período da pandemia, com transmissões online.

Ficha Técnica
Autor: Josep Maria Miró
Texto vencedor do XXXVI Prêmio Born de Teatro (Espanha)
Direção e Tradução: Daniel Dias da Silva
Elenco: Helena Varvaki (atriz convidada), Rafael Canedo, Rodrigo Salvadoretti e Sávio Moll
Realização: Lunática Cia. de Teatro e Territórios Produções Artísticas

Serviço:
Temporada: 14 de março a 25 de abril – Segundas 20h
Teatro PetraGold – Rua Conde de Bernadote, 26 (Leblon)
Rio de Janeiro – RJ – Telefone: (21) 2529-7700
Classificação etária: 16 anos. Duração: 90 minutos
Duração: 90 minutos. Lotação: 390 lugares
Ingressos: R$ 60 (inteira) / R$ 30 (meia)
Venda pela Internet: www.teatropetragold.com.br

Fonte: Teatro Petra Gold
Fotos: Zero8onze

#entretenimento #teatro #peça #arte #cultura #arquimedes #drama #riodejaneiro #rio #rj #petragold #leblon #atuação #diversidade

Publicação Anterior

Revista Digital 1 – Capa com Claudia Melo: confira ensaio e entrevista exclusivos

Próxima Publicação

Vera Donato: Lançamento do livro de Luiz Oscar Niemeyer na Livraria da Travessa – Ipanema