Chico Vartulli: O meu convidado é  o expert e talentoso professor da PUC Rio, Luiz Otávio Pinheiro,de Beatles ou seja Beatlemania.

O super professor dos Beatles Luiz Otavio Pinheiro, Curso-PUC-RJ, 2012

Luiz Otávio D. Pinheiro Engenheiro prof. de Beatles

Tudo começou na década de 60 quando da explosão da beatlemania. Pelas ruas de Ipanema conjuntos de música tocando repertório Beatles se multiplicavam. Os jovens queriam tocar músicas daqueles cabeludos ingleses e inúmeros estúdios eram improvisados nas garagens das casas para ensaiar e fazer um “som beatle” nas tardes de sábado. Certo dia, em um desses ensaios, caiu nas mãos de Luiz Otávio, então apenas um assíduo ouvinte, um álbum importado de música dos Beatles, verdadeira raridade à época. Movido por um incontido interesse, baseado nos seus conhecimentos de teoria musical – estudava piano clássico, debruçou sobre as partituras. Aprendeu a tocar violão/guitarra, por conta própria, com objetivo de interpretar suas músicas preferidas do álbum (seu preferido até hoje) A Hard day´s night – “Tell me why”, “You can´t do that” e “When I get home”. Assim foi o início dessa história.

Vinte anos depois, Luiz Otávio, engenheiro metalurgista da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos – já tocando um vasto repertório Beatles na guitarra, no baixo e nos teclados, se aprimorou na música estudando harmonia funcional e composição com Antônio Adolfo, o que permitiu se aprofundar no estudo da obra musical dos Beatles. Esse conhecimento e interesse pelo conjunto inglês desencadeou em 2012, junto com seu amigo Eduardo Brocchi, a criação do curso “Beatles História Arte e Legado”, oferecido pelo CCE- Puc rj até os dias de hoje – curso de quatro meses de duração, com aulas semanais.

Assim, a partir de então, além da pesquisa constante na bibliografia especializada, lastreia seus conhecimentos musicais, sempre que possível com viagens a Nashville, New Orleans, Manchester e a terra dos fabfour, Liverpool, para pesquisar in loco a atmosfera musical dessas cidades – em especial esta última.

Além do curso de extensão da Puc, ministra aulas independentes e palestras presenciais e online, o que é facilitado pela sua experiência acumulada na vida profissional em treinamentos e seminários sobre análise e elaboração de projetos de pesquisa e inovação tecnológica.

O rock´n´roll que fez parte do repertório inicial dos Beatles foi o propulsor inicial do interesse de Luiz Otávio em se dedicar a estudar, pesquisar e divulgar o som dos Beatles eternizado pelas vozes dos quatro, pelo walking bass de Paul em consonância com a marcação rítmica da guitarra de Lennon e da bateria de Ringo, isso tudo costurado pelas frases da guitarra solo de Harrison e musicalmente estruturado pelo primoroso discernimento musical de George Martin.

Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação. 

Publicação Anterior

G Experience traz exposição interativa de atrações da TV Globo como novelas, esportes e programas de auditório em cartaz em São Paulo

Próxima Publicação

Osvaldo Novais, ator e colunista da Revista do Villa, é o entrevistado no programa VILLA CONVIDA