
Foto da Praia das Neves – Ilha da Maré – Divulgação
Dando um até breve a bela Ilha dos Frades, chegamos em uma das ilhas mais próximas à Salvador.
Os encantos da Ilha de Maré
A Ilha de Maré, um lugar incrível e ainda pouco conhecido entre os viajantes que vem de fora da Bahia.
Não é novidade que a natureza foi muito generosa com a Bahia, mas a Ilha de Maré surpreende com as águas transparentes de suas praias e a calmaria dos vilarejos que compõe a ilha.

A vegetação é densa, com vasta extensão de Mata Atlântica, mangueiras, coqueiros e a cana brava, que serve de matéria-prima para o artesanato de cestaria.
Está localizada no centro da Baía de Todos os Santos, próxima ao Porto de Aratu. As principais praias são: das Neves, Itamoabo, de Santana e a Praia do Botelho ou Oratório de Maré.
As fontes e poços de água constituíram a única forma de obtenção de água potável durante muitos anos, mas foram abandonados após chegar a água encanada, fornecida pela Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. (EMBASA).
A Ilha de Maré é uma remanescente de quilombos que abriga praias paradisíacas.
A comunidade em sua maioria é formada de marisqueiras e pescadores, o artesanato típico são os balaios, cestos e outros objetos feito com a palha de cana brava. É famosa pelo seu artesanato em renda de bilro e seu doce de banana na palha. Há ainda algumas casas de veraneio à beira-mar.

Uma das praias mais charmosas é a Praia das Neves, fica ao sul da Praia de Itamoabo, e sedia a Capela de Nossa Senhora das Neves, do século XVI, de estilo colonial. Suas águas são calmas, ótimas para mergulho e esportes aquáticos, e tem também formações rochosas nas areias.

Os passeios na ilha podem ser feitos através de um meio de transporte inusitado, o jegue. A forma mais comum de locomoção da ilha, onde não existem veículos automotores.

O “jeguetour” é uma atração especial para os que buscam um contato mais próxima com a natureza e a cultura centenária.
A Ilha de Maré parece um pedacinho aprazível do planeta que foi esquecido pelo tempo. Apesar da proximidade com Salvador – 30 minutos de barco – o povo dessa ilha cultiva hábitos antigos e vive basicamente da pesca e do artesanato.
Praia de Itamoabo – meninos “nativos” esperam pelos visitantes com uma refrescante água de coco e os jegues para levar os turistas durante o passeio.
Na Vila de Santana estão as famosas rendeiras de bilro, que dão um show de habilidade com as mãos ao tecerem finíssimas toalhas que fazem muito sucesso.

Outra dica revigorante é a Praia de Botelho.
A Praia do Botelho está localizada a um quilômetro sul da Praia das Neves e é também conhecida como Oratório de Maré, que oferece uma linda vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. A praia é praticamente deserta, margeada por matas e coqueirais. Possui águas transparentes, calmas e mornas e é propícia para o banho de mar e a prática de mergulho.

Na contra costa para Salvador, entre manguezais e praias tranquilas e cujo acesso só é possível pelo mar ou através de trilhas no meio da mata, existe um belo lugar, com piscina natural e com um misto de Resort, Spa e Restaurante onde o cardápio principal é a base de frutos do mar.
Esse lugar aconchegante, com boa infraestrutura e ideal para passeio com a família, é bastante disputado, onde para poder frequentá-lo, é preciso fazer reserva antecipada.
O nome faz jus à qualidade do serviço e à infraestrutura de atendimento existente. Dentro do espaço Oratório Eco Club, criado em 2014, localizado entre a praias de Botelho e a comunidade de Bananeiras, o Restaurante Moqueca de Ouro Oratório reúne o que há de melhor na ilha para quem quer fugir do agito da cidade e ao mesmo tempo não quer ficar longe dela.


Com muito verde e sombra de árvores, é bastante organizado, com chuveiros de água doce espalhados por todo o terreno, uma piscina natural com água do próprio mar, e um atracadouro para lanchas e escunas. Para crianças tem muita diversão: além da piscina, a casa dispõe de brinquedos como cama elástica, quadra de futevôlei, uma área verde e cordas para a prática slackline. Mas o melhor é a tranquilidade e o conforto, aliado a uma boa gastronomia; além de um sofisticado heliponto.

Mas atenção, para frequentar o local é preciso reservar com antecedência, através do telefone (71) 99733-3398 ou (71) 3602 7089.
Como chegar:
Para chegar até a Ilha de Maré é necessário ir de carro ou ônibus (nos Terminais da Lapa, Campo Grande, França e Calçada) pela Av. Suburbana até o Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe, de onde partem barcos diariamente de 20 em 20 min, até as praias de Itamoabo, Botelho, Praia Grande e Santana.
Até São Tomé de Paripe são 50km. Se estiver de barco/escuna/veleiro partindo de Salvador, são aproximadamente 30 min.
Fontes:
@aclubtour
EMBASA
Oratório Eco Club
SECULT – BAHIA
SETUR – BAHIA