André Conrado: Um passeio pelas águas da Baía de Todos os Santos - Parte 3

Foto da Praia das Neves – Ilha da Maré – Divulgação

Dando um até breve a bela Ilha dos Frades, chegamos em uma das ilhas mais próximas à Salvador.

Os encantos da Ilha de Maré

A Ilha de Maré, um lugar incrível e ainda pouco conhecido entre os viajantes que vem de fora da Bahia.

Não é novidade que a natureza foi muito generosa com a Bahia, mas a Ilha de Maré surpreende com as águas transparentes de suas praias e a calmaria dos vilarejos que compõe a ilha.

Foto da Praia das Neves - Ilha de Maré - Divulgação

A vegetação é densa, com vasta extensão de Mata Atlântica, mangueiras, coqueiros e a cana brava, que serve de matéria-prima para o artesanato de cestaria.

Está localizada no centro da Baía de Todos os Santos, próxima ao Porto de Aratu. As principais praias são: das Neves, Itamoabo, de Santana e a Praia do Botelho ou Oratório de Maré.

As fontes e poços de água constituíram a única forma de obtenção de água potável durante muitos anos, mas foram abandonados após chegar a água encanada, fornecida pela Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A. (EMBASA).

A Ilha de Maré é uma remanescente de quilombos que abriga praias paradisíacas.

A comunidade em sua maioria é formada de marisqueiras e pescadores, o artesanato típico são os balaios, cestos e outros objetos feito com a palha de cana brava. É famosa pelo seu artesanato em renda de bilro e seu doce de banana na palha. Há ainda algumas casas de veraneio à beira-mar.

Foto das famosas rendas da Ilha de Maré - Salvador - Divulgação

Uma das praias mais charmosas é a Praia das Neves, fica ao sul da Praia de Itamoabo, e sedia a Capela de Nossa Senhora das Neves, do século XVI, de estilo colonial. Suas águas são calmas, ótimas para mergulho e esportes aquáticos, e tem também formações rochosas nas areias.

Foto da histórica Capela de Nossa Senhora das Neves (século XVI) - Ilha de Maré - Secult

Os passeios na ilha podem ser feitos através de um meio de transporte inusitado, o jegue. A forma mais comum de locomoção da ilha, onde não existem veículos automotores.

Foto da bela Praia das Neves - Ilha de Maré - Divulgação

O “jeguetour” é uma atração especial para os que buscam um contato mais próxima com a natureza e a cultura centenária.

A Ilha de Maré parece um pedacinho aprazível do planeta que foi esquecido pelo tempo. Apesar da proximidade com Salvador – 30 minutos de barco – o povo dessa ilha cultiva hábitos antigos e vive basicamente da pesca e do artesanato.

Praia de Itamoabo – meninos “nativos” esperam pelos visitantes com uma refrescante água de coco e os jegues para levar os turistas durante o passeio.

Na Vila de Santana estão as famosas rendeiras de bilro, que dão um show de habilidade com as mãos ao tecerem finíssimas toalhas que fazem muito sucesso.

Foto da Vila de Santana - Ilha de Maré

Outra dica revigorante é a Praia de Botelho.

A Praia do Botelho está localizada a um quilômetro sul da Praia das Neves e é também conhecida como Oratório de Maré, que oferece uma linda vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. A praia é praticamente deserta, margeada por matas e coqueirais. Possui águas transparentes, calmas e mornas e é propícia para o banho de mar e a prática de mergulho.

Foto da Praia de Botelho - Divulgação

Na contra costa para Salvador, entre manguezais e praias tranquilas e cujo acesso só é possível pelo mar ou através de trilhas no meio da mata, existe um belo lugar, com piscina natural e com um misto de Resort, Spa e Restaurante onde o cardápio principal é a base de frutos do mar.

Esse lugar aconchegante, com boa infraestrutura e ideal para passeio com a família, é bastante disputado, onde para poder frequentá-lo, é preciso fazer reserva antecipada.

O nome faz jus à qualidade do serviço e à infraestrutura de atendimento existente. Dentro do espaço Oratório Eco Club, criado em 2014, localizado entre a praias de Botelho e a comunidade de Bananeiras, o Restaurante Moqueca de Ouro Oratório reúne o que há de melhor na ilha para quem quer fugir do agito da cidade e ao mesmo tempo não quer ficar longe dela.

Com muito verde e sombra de árvores, é bastante organizado, com chuveiros de água doce espalhados por todo o terreno, uma piscina natural com água do próprio mar, e um atracadouro para lanchas e escunas. Para crianças tem muita diversão: além da piscina, a casa dispõe de brinquedos como cama elástica, quadra de futevôlei, uma área verde e cordas para a prática slackline. Mas o melhor é a tranquilidade e o conforto, aliado a uma boa gastronomia; além de um sofisticado heliponto.

Foto da paisagem da Ilha de Maré - Divulgação - @aclubtour

Mas atenção, para frequentar o local é preciso reservar com antecedência, através do telefone (71) 99733-3398 ou (71) 3602 7089.

Como chegar:

Para chegar até a Ilha de Maré é necessário ir de carro ou ônibus (nos Terminais da Lapa, Campo Grande, França e Calçada) pela Av. Suburbana até o Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe, de onde partem barcos diariamente de 20 em 20 min, até as praias de Itamoabo, Botelho, Praia Grande e Santana.

Até São Tomé de Paripe são 50km. Se estiver de barco/escuna/veleiro partindo de Salvador, são aproximadamente 30 min.

Fontes:

@aclubtour

EMBASA

Oratório Eco Club

SECULT – BAHIA

SETUR – BAHIA

Publicação Anterior

Hamburgueria 285 faz sucesso na Barra da Tijuca

Próxima Publicação

Teatro Rival Refit apresenta: ” RICKY VALLEN ” – Show Presencial – 18/03