Chico Vartulli: O meu convidado o carismático leiloeiro o competente Horácio Ernani.

Horácio Ernani Leiloeiro o V da dinastia

A tradição marca a história da família.  a mais tradicional casa de leilões do Brasil passando de pai para filho há mais de um século. Tudo começou em 1906, quando o tataravô Ernani de Carvalho iniciou sua carreira como preposto de um dos principais leiloeiros do Rio de Janeiro:, Joaquim Alfredo da Cunha e Laje. Com a morte deste, ele assumiu a direção dos negócios.

Em 1927, ele foi substituído pelo seu bisavô Horácio Ernani de Melo, na sequência pelo seu avô Horácio Ernani Thompson de Mello em 1963, dando continuidade seu pai Horácio Ernani de Melo Neto em 1978. Horácio Ernani assumiu em 2001, sendo o quinto da dinastia de Ernani Leiloeiro.

A empresa atua  nos leilões judiciais e extra-judiciais, de imóveis, de objetos de arte, de antiguidades, de joias e relógios, objetos de coleção e colecionáveis, e muito mais. Quanto as casas de leilões, no início eram feito nas próprias residências. Com o tempo foram se profissionalizando e adquiriam o primeiro Palácio dos leilões, como era conhecido por muitos. Primeiramente na Praia do Flamengo, posteriormente na Dona Mariana em Botafogo, e de 1979/80 até hoje na rua São Clemente, 385.

O mercado do Rio de Janeiro sempre foi o mais aquecido em nível nacional, pois  era  capital deste país. Posteriormente, o mercado de São Paulo cresceu. Com a Internet, conseguiram do Rio de Janeiro atingir o mercado nacional e internacional. Assim como seus antepassados, que inovaram em sua época, foi um dos responsáveis pelo sistema de leilões on-line hoje utilizado por todos no segmentos.

A meta da empresa  para 2022 é de criarem braços parceiros em outros estados começando por São Paulo, Bahia, Minas Gerais… Devido ao sucesso dos leilões on-line no período da pandemia, estão se  mantendo o foco nesta modalidade, trabalhando para o seu aperfeiçoamento. Mas, em breve, pretendem voltar aos leilões presenciais.

A pergunta mais recorrente entre as pessoas que não conhecem o setor e querem vender herenças de família ou querem comprar objetos para decorar a casa ou fazer um investimento.

O primeiro passo é acessar o  site: www.ernanileiloeiro.com.br. Lá tem uma área que explica todo o processo, como se cadastrar e receber informações dos leilões, e todos os contatos de telefone, e-mail e endereço para agendar uma possível reunião diretamente com o leiloeiro ou um de seus assistentes, atuam também como consultores de investimentos  perito, avaliador, em diversos segmentos como inventário, seguro, partilha, litígios, e muito mais.

Para quem está  iniciando na carreira segundo o leiloeiro,  comprar em leilões tem muitas vantagens e  oportunidades, principalmente para quem tem interesse no mercado de arte e luxo. A primeira dica é escolher uma casa de leilão com reputação e uma trajetória no mercado. Só comprar em lugar (mesmo que on-line), que tenha o endereço físico. Comece adquirindo algo de menor valor e aumente seu investimento ao adquirir confiança na casa leiloeira. 

Está com dúvidas? Não hesite em ligar para o leiloeiro e pedir mais informações, fotos, vídeo e detalhes. Outra opção é contar com a ajuda de uma consultoria. E se acontecer uma incerteza, não compre, para não se arrepender depois, comenta Horácio. 

A empresa  tem por tradição fazer leilões beneficentes, em prol de causas como a prevenção do câncer de mama, do Hospital Pró-Criança, da ANFAR Foundation, dentre muitos outros. Não poderíamos ficar indiferentes à tragédia ocorrida recentemente em Petrópolis. Juntamos forças com profissionais da Arte, artistas e a igreja e faremos, um leilão no dia 23 de março. Com mais de 200 itens de arte, em lance livre, com 100% da renda doada para  Petrópolis.   Importante ressaltar a parceria com a Galeria Zagut na curadoria das obras, a equipe de Ernani Leiloeiro pela catalogação, aos próprios leiloeiros pela dedicação e a igreja em nome do Padre Omar Raposo para fazer a entrega do valor apurado. Uma grande ajuda ao próximo, finaliza Horácio Ernani. 

Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação

Publicação Anterior

Louzieh Doces traz coleção cápsula com sabores do outono

Próxima Publicação

Making of Ensaio Claudia Melo – Revista do Villa N.1