Estudo indica que risco de incapacidade física é menor para donos de cães

Estudo mostra que donos de cães tem menos risco de incapacidade – Divulgação

Pesquisadores do National Institute for Environmental Studies de Tsukuba (Japão) acabaram de divulgar estudo que sugere que idosos que têm um cachorro apresentam menor risco de incapacidade física

Estudos anteriores haviam estabelecido uma relação entre um nível maior de atividade física de idosos donos de cães e um risco menor de enfrentar a chamada síndrome de fragilidade – que se caracteriza por perda de peso, fraqueza, diminuição da velocidade de marcha e do equilíbrio. Neste novo estudo, 11.233 japoneses (com idade entre 65 e 84 anos) responderam a um questionário e os pesquisadores coletaram dados demográficos e de saúde das pessoas, cobrindo o período entre 2016 e 2020. Descobriram que os proprietários de cachorros tinham uma probabilidade 50% maior de não exibir um quadro de incapacitação física, se comparados com tutores de gatos ou com aqueles sem qualquer animal de estimação.

Pets podem ser aliados na saúde dos idosos - Divulgação

A Associação Americana do Coração (American Heart Association) endossa a recomendação: ter um animal, especialmente um cão, pode prevenir doenças cardiovasculares. Somente o fato de sair para passear com seu cachorro obriga o dono a andar, além de ajudar a aumentar o convívio social.

Obviamento é importante considerar outras responsabilidades e impactos de diversas naturezas que se impõem a quem quer adotar cães ou outros bichos. Além de tudo, adotar bichos faz bem também ao meio ambiente e à sociedade como um todo, por tirar animais da rua ou do abandono.

O que o novo estudo provou é algo que já sabemos: os animais podem ser poderosos aliados à saúde do homem, se a relação entre homem e animal for respeitosa para os dois lados.

Fonte:
https://www.eurekalert.org/news-releases/943653

#saúde #bem-estar #coração #envelhecimento #idosos #terceiraidade #animais #pets #adoção

Publicação Anterior

MPB4 comemora os 50 anos do LP “Cicatrizes” no Teatro Riachuelo

Próxima Publicação

Chico Vartulli. Paula Klien: artista multimídia com foco nas artes visuais que sacode o cenário artístico internacional.

5 Comentários

Comentários encerrados.