Chico Vartulli: A minha convidada a experiente arquiteta Rachel Molinaro, com seu estilo de muito bom gosto.

Em preto e branco a minha convidada, a exemplar arquiteta Rachel Molinaro

Rachel Molinaro Escolheu a arquitetura pelo fascínio que o ofício exercia sobre ela. Além de sempre ter gostado de tudo relacionado à arte – desde criança já fazia trabalhos artesanais, claro, certa influência do meio familiar, já que seu pai atuou como engenheiro mecânico no desenvolvimento de projetos de prestígio na cidade de São Paulo e sua irmã é artista plástica.

Paulista, foi aluna da escola Panamericana de Artes e, paralelamente, da Fundação Armando Álvares Penteado (a FAAP).

O lindo projeto de Rachel do restaurante Ysa, no centro do Rio

Foi com os professores que aprendeu que a arquitetura é um ofício que implica em muitas responsabilidades para além de projetar, como a preocupação com as demandas de quem a contrata, com a funcionalidade dos espaços e com a forma como cada ação pode interferir em outros indivíduos e instituições.

Iniciou  sua carreira como sócia de uma construtora no ABC Paulista com seu pai, onde realizaram  projetos e construíam casas médio populares. Em 1978 já inovávaram fazendo casas modelos totalmente decoradas e prontas para morar.

Escritório da proprietária do Centro médico Ipanema, um escritório bem clean feito por Molinaro

Com diversos trabalhos realizados no Rio de Janeiro e São Paulo, também já atuou em Lisboa, Miami e Nova Iorque.  Além disso, participou das principais mostras de decoração do Rio, com diversos trabalhos publicados em jornais e importantes revistas de decoração.

Muito perfeccionista e dedicada, acha que o segredo do sucesso está em fazer o que ama,  entender o cliente, e transformar sonhos em realidade.

Um belo living projetado pela profissional na Península, Barra da Tijuca

Molinaro gosta muito de usar elementos naturais, que trazem aconchego ao espaço. Madeira, fibras naturais, mármores, pedras. Acha também importante sempre buscar na natureza elementos que agregam ao ambiente.

No mobiliário, uma poltrona de design, uma chaise em um  cantinho especial, um sofá que abrace, acolhe,  mobiliários sofisticados e que, ao mesmo tempo, proporcionem aconchego e conforto aos seus clientes.

A arquiteta já teve a honra de ser responsável pela criação das novas identidades e projeto de arquitetura e decoração para rede das lojas da Gelateria Italiana 4D  no Rio de Janeiro, Benkei, Ysa Café e Ysa Restaurante.

Em uma mostra de decoração em que a profissional participou, destaque para uma sala em estilo praiano

Sua dica para quem está ingressando é estar em contínuo aprendizado, sempre antenado às tendências, muito estudo, se renovando!,mas acima de tudo, ter amor pela profissão. Este é o item primordial para ter sucesso no que se faz. Amo muito o que faço e é isso que abre portas para grandes e pequenos projetos., comenta Rachel.

Depois desse tempo de pandemia, as pessoas mudaram o modo de viver “a casa”. Enquanto antes era um refúgio para o descanso no retorno do trabalho, com a necessidade do confinamento este espaço precisou ser compartilhado entre trabalho, repouso e lazer.

Um espaço integrado e ao mesmo tempo segregado, onde crianças brincam no mesmo ambiente que os pais, precisam ter serenidade para uma reunião de trabalho.

Restaurante projeto Rachel Molinaro, O Benkel Asiático, no Shopping Metropolitano, Rio de Janeiro

Pensa que com isso o mercado de trabalho terá um desafio de criar conexões, espaços versáteis, que possibilitam bem estar, aspirando calma, aconchego e melhor qualidade de vida.

O ano novo é uma virada de página, trazendo esperança e novas energias. Temos na arquitetura o poder de trazer esta renovação para a vida das pessoas, finaliza Rachel Molinaro. 

Publicação Anterior

‘Universo Construtivo’, da artista plástica Duda Oliveira, traz o poder transformador da arte e da mulher, no Centro Cultural Correios RJ

Próxima Publicação

Amélie Crêperie lança menu especial para café da manhã nas unidades de Ipanema e Botafogo