Saindo da garrafa: livro sobre a série "Jennie é um Gênio" mostra como a personagem estava à frente de seu tempo

Capa Um Amor de Gênio

Lançamento do livro “Um amor de gênio” no dia 4 de maio, no Estação NET Rio (Botafogo), às 18h.  

O livro, escrito pela jornalista e crítica de cinema Luciana Costa, é uma homenagem à série que fez um grande sucesso na metade da década de 1960 .

Ela mora em Botafogo.

” ‘Sim, amo’, era a resposta de Jennie ao Major Nelson,  sempre que ele se dirigia a ela com um pedido. Mas, ao contrário dessa aparente submissão, a personagem era uma moça livre”, diz a jornalista Patrícia Kogut, que assina a orelha do livro.

Temos uma fala importante da Nívea Faso, doutora em Arte e Cultura pela UERJ – PDSE UAlg/PT , que também assina outra parte da orelha, abaixo no release.

Nunca ninguém fez tal trabalho sobre a série.  Podemos falar sobre os aspectos social e feminista situando o período em que a série foi exibida, mostrando algumas nuances  que burlavam o contexto machista e misógino do período. 

Como um guia prático, permite a busca direta e objetiva das referências, tornando-se essencial para os estudiosos da história do audiovisual e da história social no período.

Luciana Costa - foto de Mário Abbade

Autora de “Um Amor de Gênio”, a jornalista Luciana Costa é crítica de cinema, membro da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) e da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). Integrou os júris do Festival do Rio 2018, Anima Mundi 2019, Mar Del Plata 2019, Rio Fantastik 2019 e Roterdão 2020. Assistente de curadoria da mostra Marilyn Monroe – A Maior Estrela de Hollywood e Steve McQueen – The King of Cool. Criadora e redatora-chefe do site Cinematizando. Seus textos foram publicados em várias revistas e catálogos de mostras de cinema, como Melhores do Ano da ACCRJ 2018; Melhores do Ano da ACCRJ 2019; Alusões Homoeróticas do Cinema Clássico; Stephen King – O Medo É Seu Melhor Companheiro; Franco Zeffirelli – Amor, Tragédia e Religião no Cinema; Paul Newman – Belo e Indomável; e Melhores do Ano da ACCRJ 2020.

“Jeannie é um Gênio” foi “uma fábrica de astros”, segundo palavras da autora do livro. Sua frase “resume com precisão o que representou esta série da NBC TV que consagrou a atriz Barbara Eden, os atores Larry Hagman, Bill Daily e Hayden Rorke, e o escritor Sidney Sheldon, que escreveu os roteiros de todos os episódios. Trata-se de “obra de referência para quem aprecia boas histórias contadas com inteligência, humor e elegância”, opina Saulo Adami, editor da Estrada de Papel.

“Um Amor de Gênio”

Autora: Luciana Costa

Preço: R$ 30,00

Editora: Estrada de Papel

1ª edição – 2021

128 páginas

Formato: 14 x 21 cm

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO LIVRO “UM AMOR DE GÊNIO”

LOCAL: ESTAÇÃO NET RIO BOTAFOGO – DIA 4 DE MAIO ÀS 18H

RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, 35

Publicação Anterior

Estreia do Show – UNIDOS E MISTURADOS – de MARTINHO DA VILA

Próxima Publicação

Du Flausino abre a exposição “…no silêncio das flores”, primeira individual no Rio de Janeiro, com 40 trabalhos de diferentes mídias sobre a simbologia das flores na cultura contemporânea.