Os vinhos de négociant da Família Brito

Sommeliere Renata Brito – Crédito Filico

Produzidos por um casal de cariocas, vinhos celebram o terroir brasileiro

Lançada há pouco mais de um ano, no final de 2020, a linha de vinhos Família Brito surgiu do sonho do casal carioca Renata e Fabricio Brito de oferecer uma seleção de vinhos nacionais, leves e descontraídos para o consumo do dia-a-dia, bem ao estilo de consumo do Rio de Janeiro. O portfólio valoriza o terroir de regiões produtoras do Brasil e homenageia em seus rótulos o avô de Fabrício, o português Sr Brito.

Nascido em 1914 em Ervedal da Beira, pequena cidade portuguesa da Serra da Estrela, Sr Brito cresceu entre vinhedos e tonéis. Seus pais plantavam uva e produziam vinho no quintal de casa, para o consumo próprio da família. Aos quatro anos de idade, curioso em saber o que se passava dentro dos tonéis de vinho, escalou um dos recipientes. Ao se desequilibrar, caiu dentro da barrica repleta da bebida e assim foi iniciado no mundo do vinho. Aos 21 anos Sr Brito chegou ao Rio de Janeiro e até o seu falecimento, aos 97 anos, transmitiu para a família o seu gosto pelo vinho.

Os Vinhos Família Brito

A linha de vinhos Família Brito conta atualmente com 11 rótulos, sendo seis tintos, dois brancos, um rosé e dois espumantes. Produzidos em três importantes regiões vitivinícolas do Sul do Brasil – Serra do Sudeste, Campanha Gaúcha e Serra Gaúcha – os vinhos são de mínima intervenção, a fim de ressaltar as características do terroir brasileiro.

Junto a enólogos de conceituadas vinícolas, Renata e Fabrício definem as castas, a composição dos cortes, o envelhecimento e o engarrafamento, assim como a criação dos rótulos e a distribuição dos mesmos, produzindo os chamados vinhos de négociants. Cada rótulo da Família Brito tem produção que vai de 600 a 1800 garrafas. Este ano o casal lançou dois vinhos que homenageiam a cidade do Rio: o Arpoador, feito com a uva Pinot Noir, e o Corcovado, um Merlot.

 

Sobre Renata Oliveira e Fabricio Brito

Renata é sommelière formada pela Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-Rio) e especialista em vinhos Wset nível 3. Junto a seu marido Fabrício, neto do Sr Brito, fundaram a distribuidora Invinito. Grandes apreciadores do vinho brasileiro, apostam na qualidade da produção do vinho nacional.

 

Onde encontrar

Os vinhos Família Brito podem ser encontrados em lojas de vinho como a Dom Luiz (Cobal de Botafogo), o Armazém Urbano (Barra da Tijuca), a Wanderlust (Gávea) e a rede Lidador. Eles também podem ser degustados em restaurantes como Sult, Cave Nacional, Amelie, Lima, Seu Vidal e Sushi Mar. Para compras online, o site da Invinito oferece o portfólio completo dos vinhos Família Brito.

Publicação Anterior

Dia 18 de Maio tem “60 a Festa de Arromba nos Tempos da Jovem Guarda” com o cantor Pádua & Banda no Teatro Rival Refit

Próxima Publicação

André Conrado: São Conrado – A beleza entre as montanhas – Parte 1