Inaugura às 17h, do dia 9 de junho (quinta-feira), na Rua das Escolas Gerais n.º27, o primeiro espaço devoluto, em Alfama, a ser capacitado para receber exposições e programação artística, entre os meses de junho a setembro, 24h por dia à população de Alfama e a todos os visitantes. Estão também agendados vários happenings e performances, brevemente anunciadas nas redes sociais da Perve Galeria e Casa da Liberdade – Mário Cesariny.
A iniciativa ocorre no ano em que a associação celebra o seu 22.º aniversário de implementação em Alfama e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, no âmbito do Programa BIP/ZIP 2021 – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa.
A primeira exposição, decorre até final de julho, articula instalações sonoras com arte urbana e escultórica e tem como artistas em destaque o Coletivo BorderLovers, Marco Brás, Vítor Rua, Carlos Zíngaro, Adolfo Luxúria Canibal & Estilhaços e Beezy Bailey com Brian Eno. As obras em exibição são provenientes do acervo da Coleção Lusofonias e Perve Galeria, espaço onde a poucos metros de distância, pode visitar a exposição 20+2 Dédalo em Alfama, agora prolongada até sábado, 18 de junho, com dois núcleos dedicados ao Surrealismo e à produção artística de autores de países de língua portuguesa.
Arte Contemporânea em espaço público é uma iniciativa que alia a capacitação de espaços públicos devolutos com uma programação cultural, para incentivar a população de Alfama e, o público português, para a fruição artística regular nas suas diversas formas e manifestações. Assim, em parceria com a Galeria de Santa Maria Maior, anunciamos a simultânea inauguração, no dia 9 de junho, às 18h, da exposição do Coletivo BorderLovers Casais de Sonho.