Sonia Belart: Festival de Verão 2022 Portugal

Com a proximidade do verão e este calor fora de época, Portugal se prepara para o verão, a época de curtir os festivais, as praias, rios, lagos tão encantadores deste pequenino país tão lindo e os festivais de verão tão aguardados, no qual mostrarei abaixo.

Depois de dois anos consecutivos de cancelamentos e adiamentos, os festivais de música de verão estão de volta a Portugal. Este ano de volta a música e animação aos palcos nacionais. Com Base no JPN que resume os cartazes dos principais eventos da temporada.

Verão volta a ser sinônimo de música. Os festivais estão de volta para preencher a agenda dos meses mais quentes com a promessa de música ao vivo e ao ar livre para animar o verão de norte a sul do país.

Depois de dois anos de adiamentos, alterações de datas e devolução de bilhetes, os festivais de verão assinalam o regresso ao velho normal com propostas para todos os gostos, desde megaproduções como o NOS Alive e o Rock in Rio, a festivais mais pequenos, como o Elétrico ou o Cool Jazz.

Os festivais de verão atraem todos os anos milhares de pessoas a vários pontos do país.

North Music Festival 

O North Music Festival regressa à Alfândega do Porto nos dias 26, 27 e 28 de maio.

O primeiro dia é dedicado ao rock nacional e traz a Portugal os Ornatos Violeta, Linda Martini, Paus, Riot, Paraguaii, Pedro da Linha e Zen.

O segundo dia recebe um dos mais acalamdos DJ’s do momento, Don Diablo, considerado o fundador do movimento 
Future House. A ele juntam-se T-Rex, Capicua, Domingues, Tricky, Cassete Pirata, Throes+ The Shine e Moulinex & Xinobi, num dia dedicado ao Dance Music e a generos mais progressistas.

O último dia é dedicado aos 80’s e 90’s e sobem ao palco Keep Razors Sharp, David Fonseca, The Waterboys, The Jesus and Mary Chain , DJ Vibe e os GNR, que celebram 40 anos.

Local: Alfândega do Porto

Beach Party

A praia do Aterro Norte, em Matosinhos, prepara-se para receber a Brisa 
Beach Party nos dias 1, 2 e 3 de julho.

O cartaz, que todos os anos reúne dezenas de artistas para celebrar o melhor da música eletrónica, conta com a presença do DJ Armin Van Buuren, da DJ Mariana Bo, conhecida pelas suas 
performances irreverentes acompanhadas pelo violino, e da dupla W&W. As presenças do produtor australiano Will Sparks e do DJ Coone estão também confirmadas.

Este ano foi anunciado mais um dia de festival. Quem comprou o passe de dois dias na última edição, em 2020, tem acesso aos três dias de festival sem necessidade de fazer qualquer troca ou compra adicional.

Local: Praia do Aterro Norte, Matosinhos

NOS Primavera Sound

No norte, o Porto volta a receber no Parque da cidade o 
NOS Primavera Sound, de 9 a 11 de junho.

Depois de ter sido cancelado por dois anos consecutivos, a ideia é que o cartaz passasse para 2022 os nomes confirmados para a nona edição, que vem a ser adiada desde 2020. Nick Cave and the Bad Seeds, Tame Impala, Gorillaz, Pavement e Beck eram alguns dos nomes internacionais mais falados e estão agora confirmados como cabeça de cartaz. Há também novidades como Grimes e os Interpol.

No que toca ao panorama nacional, Chico da Tina e DJ Firmeza vão marcar presença no festival.

Local: Parque da Cidade

VOA

O festival 
VOA – Heavy Rock Festival tem lugar no Estádio Nacional, em Oeiras.

Depois de ter sido adiado dois anos consecutivos devido à pandemia, regressou em 2022 com uma novidade: mais um dia de festival. O evento decorre agora durante três dias, de 30 de junho a 2 de julho.

Para proporcionar o que de melhor o rock e o metal têm para oferecer, Avenged Sevenfold, Bring Me The Horizon e Megadeth são os cabeças de cartaz. A eles juntam-se Kreator, Kvelertak e Bizarra Locomotiva, no dia 30. No dia 1 há concertos de Mastodon, Killswitch Engage, Crossfaith e Sylosis. E no último dia de Sabaton e Rise Against

Os passes de dois dias, que já estão esgotados, passam a ser válidos para os três dias do festival.

Local: Estádio Nacional, Oeiras

Elétrico

O festival 
Elétrico está de regresso ao Parque da Pasteleira, de 1 a 3 de julho para conjugar, mais uma vez, música, dança, arte, tecnologia e sustentabilidade.

Até agora estão confirmados os artistas Floating Points, Kruder & Dorfmeister, Diana Oliveira, Maria Callapez, Moullinex, Rui Vargas e Klin Klop.

Local: Parque da Pasteleira, Porto

Somnii

O festival 
RFM Somnii decorre de 8 a 10 de julho, na Figueira da Foz.

Com um cartaz para todos os gostos, há sobretudo espaço para vários estilos dentro da música eletrónica como o 
technotropical house ou trance.

Alan Walker, Alok e Vini Vici são os cabeça de cartaz para cada um dos dias. A eles juntam-se a dupla brasileira Tropkillaz, os canadianos DVBBS, DJ Martin Jensen, Danny Avila e MATTN, entre outros. Os artistas portugueses Diego Miranda e Kura também têm presença marcada

Local: Praia do Relógio, Figueira da Foz

Marés Vivas

Meo Marés Vivas volta a Gaia para a 14.ª edição, que arranca a 15 de julho.

Bryan Adams é a grande atração do primeiro dia do festival. Para o dia 16 estão confirmados dois artistas nacionais, Bárbara Tinoco e Dino D´Santiago. No Domingo, dia 17, sobem ao palco Anitta, Jessie J e Diogo Piçarra para encerrar o festival.

Local: Vila Nova de Gaia

Rock In Rio

Um dos festivais de verão que mais atrai público está de volta ao Parque da Bela Vista, de 18 a 26 de junho.

Rock in Rio surgiu no Brasil mas rapidamente se internacionalizou e chegou a Portugal, Espanha e Estados Unidos. Desde 2004, tem-se realizado a cada dois anos e tem atraído cada vez mais pessoas à capital portuguesa.

Ainda não há confirmações para todos os dias do festival, mas já se levantou o véu sobre parte do cartaz. The National e Liam Gallagher são os primeiros a abrir o festival, no dia 18. A banda Foo Fighters estava confirmada para este dia, mas cancelou a atuação devido ao falecimento de um dos membros; a organização anunciará em breve a sua substituição. 

Há também concertos dos Black Eyed Peas, Ellie Goulding, David Carreira e Ivete Sangalo, no segundo dia. Xutos e Pontapés,  Duran Duran, A-ha e Bush, sobem ao palco no dia 25. Post Malone, Anita, HMB e Jason Derulo encerram o festival.

Local: Lisboa, Parque da Bela Vista

Sumol Summer Fest

Este ano a edição do 
Sumol Summer Fest acontece nos dias 1 e 2 de julho no Ericeira Camping.

Alguns dos artistas já revelados são Burna Boy, T-Rex, Piruka, IAMDDB , Riot e Mobbers.

Além da música, o festival atraí vários amantes de praia, já que se realiza numa zona conhecida pelos surfistas, que dizem encontrar na Ericeira as melhores ondas do país.

O passe de dois dias inclui alojamento e os festivaleiros podem escolher entre campismo ou o Ericeira Camping, com vista para o mar de Ribeira de Ilhas.

Local: Ericeira Camping

NOS Alive

NOS Alive é um dos maiores festivais de verão e está de regresso ao Passeio Marítimo de Algés, Oeiras, entre os dias 7 e 10 de julho.

Desde a sua primeira edição, o NOS Alive é conhecido por ter uns dos cartazes mais comentados entre os que frequentam festivais, em que se destacam vários nomes internacionais e onde são lançadas algumas bandas portuguesas.

Já são mais de duas dezenas de artistas confirmados, entre eles, Imagine Dragons, Da Weasel, Metallica e Stromae. A estes nomes juntam-se Jorja Smith, Dino D´Santiago e Os Quatro e Meia.

Local: Passeio Marítimo de Algés, Oeiras

EDP Cool Jazz

Para os apreciadores da música 
jazzsoulblues e fun, o EDP Cool Jazz é o festival acertado, oferecendo uma fusão de todos os estilos combinados com as quantidades certas de diversão.

O Hipódromo Manuel Possolo, o Parque Marechal Carmona e os Jardins Casa de Histórias Paula Rego são os palcos do EDP Cool Jazz, de 2 a 30 de julho, em Cascais.

John Legend e Murta estão confirmados para o primeiro dia do festival. Paul Hank marca presença no dia 10 de julho e Yann Tiersen no dia 21. Há ainda outros nomes nacionais confirmados como Miguel Araújo, Rui Veloso e Tiago Nacarto, no dia 23.

Diana Krall sobe ao palco no dia 27 e Jordan Rakei e Moses Boyd no dia 28. No último dia espera-se o artista Jorge Bem Jor.

Local: Hipódromo Manuel Possolo

Meo Sudoeste

A Zambujeira do Mar volta a ser palco do 
Meo Sudoeste, um dos festivais mais antigos e longos a decorrer no verão, durante cinco dias do mês de agosto.

O festival que convida todos a juntarem-se “à tribo” destaca-se por acontecer longe do centro das grandes cidades e oferecer aos festivaleiros a possibilidade de desfrutar das praias alentejanas. Há ainda uma área de campismo para os espectadores, que abrirá a 30 de julho.

Durante os cinco dias de festival, passam vários estilos de música pelo palco, desde música electrónica, pop, rock e reggae. Major Lazer, Timmy Trumpet, Pedro Sampaio e Giulua Be são nomes confirmados. Bispo, Calema e Profjam juntam-se à tribo.

Local: Zambujeira do Mar

Super Bock Super Rock

A 26.ª edição do 
Super Bock Super Rock tem lugar marcado na praia do Meco, em Sesimbra, de 14 a 16 de julho.

ASAP Rocky , Foals e C. Tangana são cabeças de cartaz. A eles juntam-se outros artistas como Nathy Peluso, Sofi Tukker DJ Set e a 
rapper portuguesa Capicua.

Local: Praia do Meco, Sesimbra

Vodafone Paredes de Coura

Quase a encerrar o verão, chega o 
Vodafone Paredes de Coura, de 16 a 20 de agosto. Realizado na praia fluvial do Taboão, neste festival a natureza faz sempre parte do cartaz.

A música alternativa, indie e rock dá o mote para as cinco noites de verão. Pixies, Beach House, The Blaze e King Gizzard vão marcar presença.

Local: Paredes de Coura , Praia fluvial

EDP Vilar de Mouros

EDP Vilar de Mouros foi o primeiro festival de música ao vivo de grandes dimensões a realizar-se em Portugal e, este ano, volta a Caminha nos dias 25, 26 e 27 de agosto.

O festival conta com a presença de artistas internacionais e nacionais. O primeiro dia arranca com os concertos de Placebo, Suede, Gary Numan e Battles. Para o dia 26 estão confirmados Limp Bizkit, Hoobastank e Tara Perdida. No último dia sobem ao palco os artistas Iggy Pop, Bauhaus, Wolfmother e The Leggendary Tigerman.

Local: Caminha

Kalorama

O festival 
Kalorama chega pela primeira vez a Lisboa, ao Parque da Bela Vista, nos dias 1, 2 e 3 de setembro de 2022.

Além de prometer oferecer boa música, o Kalorama assume a preocupação de cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e pretende promover um novo padrão para os festivais

James Blake, Bomba Estéreo, Bonobo, Rodrigo Leão, Róisín Murphy, Years & Years, Legendary Tigerman, Meute e Alice Phoebe Lou estreiam a 1.ª edição. Ornatos Violeta, Chemical Brothers, Peaches e Chet Faker também fazem parte do cartaz.

Local: Lisboa, Parque da Bela Vista



FONTE: Artigo editado por Tiago Serra Cunha
JPN.UP.PT

Fotos: Internet e Observador.pt

Publicação Anterior

21/5 – Teatro Rival Refit apresenta: “Jane Duboc e Trio Indigo Bend em Emblusada” – Show presencial

Próxima Publicação

Musical “Naked Boys Singing!” se apresenta em Curitiba neste sábado