Melissa Pazos - Top 3: Lugares Interessantes em Copacabana para:

Tomar um bom café e um bolo gostoso, comer um doce ou torta especial e diferenciado, sentar e almoçar uma refeição de qualidade e em boa companhia , em um lugar agradável e tranquilo e bater um bom papo acompanhado de uma bebida gostosa (opções não faltam), comidinhas e sobremesas gostosas.

Você sabia que o café é uma das bebidas mais amadas mundialmente?!

As pessoas que têm o hábito de consumir o café, podem dizer que esse é um momento, para uma experiência de relaxamento e sentimentos únicos em seu cotidiano.

Com o café , seu consumidor é envolvido e tem aquela sensação reconfortante, pelo sabor e aromas únicos do Café. A bebida é uma companhia para muitas pessoas, mas também é uma opção perfeita para aquele bate papo entre amigos, uma reunião de trabalho ou aquela pausa na correria do dia a dia.

E além do Café, temos os doces, tortas e sobremesas, esse mercado de confeitaria / pâtisserie, que é um segmento de mercado food service, que, à partir do acontecimento da pandemia do Covid-19, que mais tem movimentado a economia brasileira, você sabia?

De acordo com pesquisa no site Minuto Ligado de maio de 2021, o mercado de doces no Brasil, que inclui bombonieres, confeitarias e fábricas, chega a faturar 12 bilhões de reais a cada ano. Outro estudo, publicado no site G1 , o negócio de confeitaria movimentou sozinho, no ano de 2019, mais de 15 bilhões de reais. E um levantamento realizado pela Fundação Oswaldo Cruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Campinas(UNICAMP), mostrou que o consumo de doces no país cresceu 47,1%, durante a pandemia da COVID-19, sendo que , entre os adultos de 18 a 29 anos, 63% passaram a consumir doces duas vezes ou mais por semana!

E hoje, trago para vocês, 03 opções de lugares PERFEITOS, para tomar um café, saborear um doce, bolo, torta ou refeições saborosas, com um excelente custo beneficio e o principal, com muito conforto, segurança e tranquilidade!

Vamos conhecer quais são eles?!

A Galleria Café & Bistrô

Se você procura um lugar aconchegante, discreto e com bebidas, cafés , tortas e opções de comida gostosa, daquelas que se come com os olhos… você precisa conhecer e vivenciar a experiência de passar algum tempo (de preferência em uma boa companhia!rs) nesse lugar super agradável, onde você conta com um atendimento super gentil e acolhedor da equipe de funcionários, e as opções tanto doces ,quantos salgadas, têm sabor e qualidade especial. Todos os produtos ( com exceção das empanadas), que aliás eu adoro, e sempre que passo por lá ,peço acompanhada, do mate da casa, são frescos e produzidos diariamente!A minha torta favorita foi a Monoffee, gente, de comer rezando, e o quindão, nossa, eu sempre amei esse doce, comia muito na infância, fazia tempo eu não provava um tão bom, doce na medida certa!A vitrine é uma tentação por onde você olhar!

Entrevistamos os sócios da casa, que nos contaram um pouquinho mais sobre o lugar!

Conte-nos um pouco da história da Galleria Café & Bistrô, como surgiu a ideia de abrir o café…como escolheram o local?

A Galleria Café & Bistrô surgiu à partir de um sonho de dois irmãos e de seu pai. A família sonhava em criar um local no qual os moradores do bairro pudessem encontrar um refúgio de calmaria em meio a grande movimentação das avenidas e praia de Copacabana. A principal premissa do espaço é conseguir acomodar os clientes de forma confortável e servi-los com as melhores opções de um cardápio de confeitaria e bistrô clássicos. A Galeria Menescal foi escolhida por estar localizada exatamente no centro de Copacabana (entre os postos 3 e 4), assim, costumamos dizer que estamos no coração do bairro.

Sobre o Café em específico, quais os tipos que oferecem, se têm algum diferencial, poderia nos contar um pouco?

A Galleria Café & Bistrô trabalha com a marca Santa Mônica, produzido na região sul de Minas Gerais, referência de café Goumert desde 1985.O nosso menu de café foi criado e adaptado de acordo com pedidos do nosso público, ou seja, adaptado ao paladar dos nossos clientes. Hoje trabalhamos com expressos, café com coberturas cremosas, cappuccinos, mocaccinos, além das opções descafeinadas e ice coffee.

Quando se deu a abertura da casa?

A Galleria Café & Bistrô foi aberta em junho de 2019.

Sobre o cardápio, quais as principais opções de doces e salgados, qual é o carro chefe da casa?

Pensamos em um cardápio que atendesse à todos os paladares, ocasiões e horários. Diariamente produzimos tortas, pudins, docinhos como brigadeiros e beijinhos, além das opções mais refinadas, tais como brownies, palha italiana, cheesecake, red velvet e muitos outros.

Também oferecem refeições? Porque a Galleria também oferece o serviço de Bistrô, certo?

Diariamente o nosso bistrô disponibiliza de quatro a cinco pratos especiais assinados pela Chef Quésia Antunes para consumo na casa e também para delivery. Contamos com opções para todos os gostos e paladares, tais como: Moqueca de tilápia, Paillard de copa lombo, massas diversas, escalopinho de mignon, salmão grelhado, bobó de camarão, risotos e a clássica feijoada de quinta-feira.

Quais são os horários e dias de funcionamento?

Funcionamos de segunda à sábado, de 08h às 20h e no sábado de 08h às 15h50.

Vale lembrar que no Galleria não cobramos taxas de serviço, que todos os pratos do Galleria tem direito a entradinha, e as 5 opções da placa, dão direito a sobremesa do dia. O sistema integrado de pedidos e trânsito de alimentos ajudam no atendimento de excelência e rapidez que é uma das nossas marcas registradas.

Sobre o espaço no andar de cima, como funciona?

O segundo andar da Galleria Café visa conforto, tranquilidade e discrição. Um local onde você pode tomar um café, colocar o papo em dia com amigos ou até mesmo fazer uma reunião de trabalho. Atende bem reservas de até 08 pessoas.

Localização Galleria Café & Bistrô:

Galeria Menescal

Rua Barata Ribeiro,473 Copacabana, Rio de Janeiro RJ

Instagram @galleriacafebistro

Le Wilt

Depois de um longo período de isolamento com a pandemia, todos estamos precisando e buscando por um lugar agradável e confortável, para sentar com um amigo, bater um papo descontraído, tomar um café acompanhado de um doce especial e gostoso, onde nos sintamos acolhidos e ao mesmo tempo relaxados, e com uma atmosfera segura… não é mesmo?!

E esse lugar existe!E fica em Paris, digo Copacabana!rss Mas brincadeiras à parte, com suas mesinhas e cadeiras encantadoras, com uma fachada linda, que lembra muito um café ou pâtisserie parisiense, uma decoração primorosa e doces simplesmente incríveis (a Choux é simplemente DIVINA) , e os macarrons, e as trufas, são de comer rezando, com o melhor da arte pâtisserie (confeitaria francesa) aliados à receitas exclusivas, de família. O Le Wilt, encanta já ao primeiro olhar, as cores no tom verde claro, trazem tranquilidade, e o atendimento é de uma delicadeza e simpatia, tudo maravilhosamente acompanhado de perto pelas idealizadoras e chefs do lugar, mãe e filha, que tem uma história longa e linda com os chocolates e a confeitaria.

Em nossa entrevista, a Adriana Wiltgen, nos contou um pouco mais sobre o lugar,e um pouquinho também da história por detrás do negócio:

A Le Wilt nasceu de um sonho antigo de fazer produtos de altíssima qualidade e super frescos. Sabe aquela expressão “saindo do forno” ? É isso que queremos passar para os clientes. A cozinha é aparente e todos podem nos ver trabalhando diariamente e ver o produto sendo fabricado.”

“Trabalhamos com chocolate durante muitos anos e com a Le Wilt decidimos empreender no ramo da pâtisserie e nos especializarmos em Choux e Macarons, doces típicos da confeitaria francesa. São diversos sabores, desde os mais clássicos como baunilha, chocolate e pistache e outros mais ousados como banoffee e maracujá.”

As receitas são todas desenvolvidas por Solange Wiltgen que também encontrou em um caderno de sua tataravó receitas de choux de 1890.

Adriana Wiltgen, sua filha, toca o negócio e quando precisa, vai para a cozinha também colocar a mão na massa literalmente.

“O nome Le Wilt é uma pequena brincadeira com o nosso sobrenome, onde o “le” dá uma “afrancesada” no lado luxemburguês da família.”

“A arquitetura da loja foi toda inspirada no estilo art deco, pois queríamos fazer uma homenagem e resgatar os tempos áureos de Copacabana.”

Recomendo à você, quando for visitar a loja, pergunte a querida Adriana, sobre a história por detrás, nos detalhes, na decoração do piso!Você vai se encantar e se surpreender com mais essa riqueza de detalhe na Le Wilt! Ficou curioso!? Dê uma passada por lá e se encante, como eu!

Minha dica. Se você for presentear aquela pessoa querida, nada mais perfeito que uma caixinha recheada de Choux ou Macarons! As embalagens são lindas, e os doces são DIVINOS!

A loja funciona de segunda a sexta de 9h às 18h e sábados de 9h às 15h.

Entregas pelo Ifood ou entregas agendadas via WhatsApp 21- 97358-9349.

Rua República do Peru, 212 Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.

Instagram @lewilt_

Vó Alzira Café

A casa promete um ambiente tranquilo, calmo e acolhedor, com opções variadas de cafés, quentes e frios, bolos, com sabores variados, o meu preferido foi o de banana com canela, massa fofinha, molhadinha na medida, simplesmente delicioso, sempre fresco!A proposta da casa é ter sempre produtos frescos, com a qualidade de bolos, já reconhecidas da Vó Alzira!

E não pára por aí, no cardápio você encontra variadas opções salgadas (como quiches, empanadas, torrada petrópolis, dentre outras), para lanches, refeições (como almoço), e doces, tortas (como a Choconata e Red Velvet, minhas favoritas) e bolos (o que mais gostei foi o de banana com canela, que fica perfeito acompanhado do seu café favorito, tem várias opções no cardápio, o meu escolhido foi o expresso e o cappuccino), com sabores diversos.

O Café é muito importante na casa,o grão 100% Arábica, é moído na hora, feito com muito capricho e todos com uma linda apresentação à mesa, dentre as opções (cappuccino, expresso, mocaccino, e também opções com chocolate, frappé de Ovomaltine Crocante, frappé de chocolate…).

A apresentação das tortas e doces , são sempre servidos com muito capricho.

O atendimento é marcado pela simpatia e solicitude de toda equipe de funcionários.

Segue nossa entrevista, com o responsável pela Unidade do Café Vó Alzira, em Copacabana:

Conte-nos um pouco porque escolheram o café Vó Alzira. Um pouco da história de vocês, porque um café?

A Fábrica de Bolo Vó Alzira, franquia consagrada no Rio de Janeiro e que hoje já conta com lojas em vários estados do país, está investindo em uma nova área de negócios: o Café. A primeira loja, própria da marca Vó Alzira Café, iniciou suas atividades em outubro de 2021, em São Cristóvão, onde funciona a sede da franquia, e a primeira unidade inaugurada por um franqueado foi o Café Vó Alzira em Copacabana, na charmosa e tradicional Rua Paula Freitas.

Um pouco da história de porque um café?

O brasileiro é apaixonado por café. Todo mundo ama um bolinho gostoso com café. Traz o aconchego de vó, o carinho, o abraço. E foi aí que nasceu a marca Vó Alzira Café, uma combinação mais que perfeita que o carioca não pode deixar de conhecer: o bolo de vó mais amado do Brasil em sua melhor versão, no coração de Copacabana, acompanhado de um delicioso café, em uma experiência única. Todos são muito bem-vindos no Vó Alzira Café de Copa (inclusive os pets).

Sobre os produtos: como são preparados, se a produção é diária ou artesanalmente?

Quase que diariamente nossos produtos chegam na loja entregues diretamente pela sede da Fábrica de Bolo, onde são produzidos para serem finalizados no Café Vó Alzira.

Sobre as bebidas: (cafés) nos fale um pouco das opções:

Nosso cardápio oferece, além de fatias dos tradicionais bolos, como laranja, chocolate e cenoura; opções de cafés quentes e gelados, como o cappuccino Vó Alzira – explosão de aroma e sabor com cacau 100% e canela, e o Frappé crocante – gelado e com muita cremosidade, com flocos de ovomaltine e finalizado com chantilly; mini quiches; mini tortas salgadas, e opções para o almoço, como Estrogonofe de Carne; Lasanha à Bolognesa; e Couscous Marroquino de Legumes; e para o lanche da tarde, como Croissants recheados; Pão de queijo; Torrada Petrópolis e o tentador Croque Monsieur.

Localização:

Café Vó Alzira

R. Paula Freitas, 45 – Loja C – Copacabana, Rio de Janeiro.

Telefone: 21-2137-9295

Instagram @voalziracafe

Publicação Anterior

Festival BR 135 Instrumental reúne mais de 15 músicos em programação gratuita nos dias 21 e 22 de maio em São Luís, no Maranhão

Próxima Publicação

Kenia Estevess: “ALEX di PASQUALE; nas veias o sangue siciliano e no coração a ESSÊNCIA da doce Bahia”