Claudia Cataldi: Nutricoaching  Fabiana Cortelini recomenda sopa para lubrificar organismo

Fabiana Cortelini

A nutricionista paulista, formada pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU e Especializada em Nutricoaching pelo Método Sophie Deram, é uma entusiasta da cultura Ayurveda.

Este costume milenar de saúde advindo da Índia, busca restabelecer o bem estar tanto físico quanto mental.

É neste ponto que os ensinamentos daquela cultura,  tornam- se importantes para enfrentar as mudanças de estação com a saúde fortalecida. A nutricionista Fabi Cortelini afirma que “Nesta época do ano é hora de priorizar uma alimentação mais quentinha, úmida e nutritiva. Não é à toa que a sopa é o alimento preferido da estação, aquece o organismo e tem grande valor nutricional.”

O ideal seria cozinhar o próprio alimento, preferir os de cultivo orgânico e evitar os industrializados. No inverno, dar dar preferência aos caldos, cremes, molhos nutritivos, vegetais refogados e evitar consumo de alimentos crus e bebidas geladas. Adicionar ervas e especiarias com qualidades doces e levemente picantes como: canela, gengibre, noz-moscada, cravo-da-índia, louro, mostarda, pimentas suaves, orégano, manjericão e frutas da estação.

Dessa forma, a dieta ayurvédica além de trazer saúde, também estimula a perda de peso, pois favorece a ingestão de alimentos frescos e naturais, capazes de nutrir o corpo e promover muita saciedade. A nutricionista sugere alguns alimentos para um cardápio Ayurveda nesta época do ano.

Café da manhã – mingau de aveia com pêra;
Lanche da manhã – castanha-do-pará;
Almoço – arroz, lentilha, filé de frango, purê de abóbora e couve refogada;
Lanche da tarde – panquecas proteicas de aveia;
Jantar – sopa de lentilhas.

Instagram: @fabicortelini.nutricionista

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