Melissa Pazos: MULHERES QUE INSPIRAM

De acordo com o Global Gender Gap Report 2021 do Fórum Econômico Mundial(WEF), O Brasil se tornou um país mais desigual para mulheres em 2020.

E a correção de desigualdade de gênero desacelerou no 1o ano de pandemia.

Desigualdade refere-se ao acesso às oportunidades nos âmbitos econômicos, político, educacional e/ou cultural.

Segundo o ranking de igualdade, os 10 países líderes na IGUALDADE de gênero são Islândia, Finlândia, Noruega, Nova Zelândia, Suécia, Namíbia, Ruanda, Lituânia, Irlanda e Suíça.

Em uma classificação de 153 países, o Brasil ocupa apenas o 130o lugar no quesito que analisa a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenham trabalho semelhante. Estes dados integram o Fórum Econômico Mundial (WEF, sigla em inglês), de 2019, e que analisa a desigualdade de gênero. O mesmo estudo mostrou que o Brasil tem apenas 20% das empresas com mulheres em cargos elevados de gestão. A baixa presença feminina acontece mesmo com grande parte da força de trabalho brasileira se composta por mulheres, estas somam 45,09 milhões, enquanto homens somam 55,08 milhões.

De acordo com o relatório do WEF, o Brasil aparece na 92a posição do ranking global que analisa a desigualdade de gênero. Pelo levantamento, o país irá precisar de mais de 59 anos para ter igualdade entre homens e mulheres.

E entre os países da América Latina e do Caribe, o Brasil ficou n 22a colocação de 25 países.

No Desempenho Mundial, a WEF alertou que a desigualdade de gênero no local de trabalho aumentou no ano de 2019, e nesse ritmo, serão necessários mais 257 anos para que seja alcançada a paridade. Sendo que no relatório de 2018, eram necessários 202 anos.

Diante de todo esse cenário, vemos a importância da união das mulheres, do apoio mútuo entre elas, da sororidade, empatia e acima de tudo, pela busca diária por superações de desafios , através do suporte, exemplo e luta diária de cada uma, nas mais diversas áreas e campos de atuação.

“Uma criança, um professor, um livro, uma caneta pode mudar o mundo.”

“Nos deixe pegar nossos livros e nossas canetas, eles são as armas mais poderosas.”

“Nenhuma luta pode ter sucesso sem mulheres participando lado a lado com os homens. Há dois poderes no mundo: um é a espada e o outro a caneta. Há um terceiro poder mais forte que os dois: o das mulheres.” (Malala Yousafzai)

Vamos conhecer agora a história e trajetória de 04 mulheres incríveis e únicas, porque, vamos combinar, toda mulher é ÚNICA e ESPECIAL, e tem em sua vida uma enorme lista de momentos e acontecimentos inspiradores para todos, e principalmente para outras mulheres, que neste momento,estão em busca de uma melhor versão de si mesmas.

Melissa Paladino - Divulgação

Uma mulher forte, determinada, que superou desafios diversos, que nunca desistiu, que a cada dia, com seu trabalho (e também através de palestras para outras mulheres), com sua vivência, leva à outras mulheres, uma mensagem de motivação, de amor próprio, e com seu sorriso, palavras de apoio , e muita empatia e vontade de fazer o bem, conquista a todos por onde passa, MELISSA PALADINO é uma da nossas Mulheres que inspiram outras mulheres!

Melissa Paladino - Divulgação

Melissa Paladino

Formada em letras e pós graduada em gerenciamento de projetos e artes visuais.

Especialista em beleza há 27 anos, destes, 14 anos como caracterizadora na Rede globo e palestrante.

Foi caracterizadora de novelas, Tv Xuxa, Roberto Carlos e Fátima Bernardes.

Fundadora do grupo de profissionais voluntários, Embelezadoras do Bem!

Melissa nos concedeu uma entrevista, onde nos traz um pouco de seus pensamentos, ensinamentos e visão, que tanto podem contribuir para o despertar pessoal de muitas outras mulheres, em suas diversas áreas:

O que você diria para as mulheres que sonham com uma carreira na área da Beleza? Se pudesse dar um conselho, qual seria?

R: Eu diria para essa mulheres se dedicarem a estudar pra se prepararem muito bem tecnicamente pois o mercado de beleza é super concorrido e em contrapartida eu falaria pra elas descobrirem qual virtude delas poderia se tornar o diferencial em seus atendimentos e usar isso ao favor, transformando atendimento de beleza em uma super experiência , que vai muito além de uma simples prestação de serviço!

Qual sua maior motivação hoje enquanto profissional e mulher? O que te move a continuar criando e idealizando coisas novas, projetos novos?

R: Eu tenho uma paixão muito forte por mudanças: mudar quem eu sou, mudar o que não me faz bem, buscar meu progresso, não estagnar, não entregar os pontos! Creio que eu tenha tudo isso muito forte dentro de mim como auto motivação.

E sinto uma grande necessidade de dividir isso com outras mulheres!

Da mesma forma que comemoro minhas mínimas vitórias, acho incrível eu poder colaborar pra vitória de outras pessoas!

Na sua opinião, qual é o principal desafio ou desafios da mulher atualmente? Como cidadãs e profissionais?

R: Acho que o maior desafio que enfrentamos como cidadãs e profissionais é o medo !

Medo de rejeição, medo de sentir sozinha, medo de fracassar. E o medo paralisa e mata sonhos!

Nosso maior vilão mora dentro de nós, e tem uma voz muito persistente e dissimulada que finge ser nossa conselheira prudente mas na verdade, está ali nos amarrando e impedindo que possamos viver toda a plenitude que merecemos viver !

Melissa Paladino - Divulgação

Projetos da Melissa Paladino em andamento:

Palestras e oficinas para capacitação de mães e adolescentes em comunidades.

Studio, atendimento diferenciado e exclusivo com horário marcado.

Agência Virtual de Beleza: com profissionais capacitados e treinados por ela, para atendimento com os serviços de cabelo e maquiagem.

E no digital, através de suas redes sociais, principalmente o Instagram, trazendo o conteúdo que ela acredita, ser um portal para a melhoria e desenvolvimento das pessoas, principalmente as mulheres.

Instagram Melissa Paladino: @melissapaladinoo

Iza Brandt - Divulgação

O sorriso e o alto astral da Iza já encantam logo no primeiro contato, uma mulher que desde muito jovem buscou por sua independência, mas nunca deixou de lado seus sonhos de viver um grande amor e construir e cuidar de de sua família, e a cada dia segue em busca de novos sonhos, realizações e projetos. Essa é nossa querida Iza Brandt, o coração e a inspiração da marca que leva seu nome, a Iza Brandt Acessórios.

Iza Brandt - Divulgação

Iza Brandt

Formada em Administração de Empresas pela Universidade Cândido Mendes, fez carreira na área de Marketing de grandes companhias por mais de 10 anos, até que decidiu por ter a própria empresa, e criou a Iza Brandt Acessórios, um e-commerce de semi jóias de luxo, que leva seu nome.

Criada em 2012, a marca nasceu de sua paixão por jóias e por uma grande vontade de empreender. Iza então buscou se aprofundar no assunto, conhecendo melhor o mercado de acessórios de luxo e se descobriu no segmento de Semi Jóias. Oferecendo aos seus clientes, além de excelentes produtos, um atendimento diferenciado e personalizado, uma verdadeira experiência de encantamento, como ela mesma diz, colocando em cada detalhe muito amor e carinho pelo que faz.

Conversamos com Iza sobre seus desafios durante sua trajetória e sobre como ela vê as questões relacionadas ao mercado de trabalho em relação às mulheres, e muito mais, acompanhe a seguir nossa entrevista:

Qual foi seu maior desafio como mulher, em relação a conciliar vida pessoal e carreira?

R: Encontrar esse equilíbrio é sempre difícil demais pois envolve renúncias e prioridades. No meu caso, eu não queria deixar de estar com o meu filho, acompanhar o crescimento dele, mas também não me via sem meu trabalho. Sair do mercado de trabalho formal e partir para o empreendedorismo, criando a minha marca de acessórios no formato de um e-commerce, foi a solução que encontrei para conciliar minimamente minhas prioridades. Mas muitas vezes, os “pratinhos” desequilibram e entre o ideal e o possível, sigo com o que é possível!!

Você acredita que as mulheres hoje são mais valorizadas enquanto profissionais no mercado de trabalho? O que você acha que ainda falta mudar, melhorar?

R: Acho que hoje as mulheres já tomaram o mercado de trabalho e brilham em praticamente todos os setores, mas a igualdade salarial e de oportunidades de emprego, sinceramente caminha a passos lentos. A verdade é que a grande maioria das mulheres tem uma sobrecarga de funções absurda. Trabalham, cuidam das tarefas de casa, cuidam física e emocionalmente dos filhos, e essa jornada dupla, tripla, é extremamente exaustiva. A mudança em nossa sociedade precisa ser estrutural, cultural.

Tendo em vista toda sua trajetória, quais são seu planos para o futuro? Seu maior sonho?

R: Meus planos de curto e médio prazo são aumentar a visibilidade da Iza Brandt no mercado digital e ser referência em qualidade de produtos e em atendimento personalizado.

Meu sonho profissional? Ahh tenho alguns! Adoraria ter um espaço para showroom bem especial e ter uma linha home da Iza Brandt!!

O Medo não pode nos paralisar” (Iza Brandt)

Uma citação que Iza gosta muito e vai de encontro a filosofia de vida que acredita:

A pessoa precisa encontrar o que realmente ama. Um excelente trabalho só nasce do amor pelo que se faz”. (Steve Jobs)

Instagram Iza Brandt: @izabrandt

Thelma Saraiva - Divulgação

Thelma é uma jovem mulher, que logo no primeiro contato já te conquista, seu olhar expressa toda uma imensidão de sonho e vida, com sua trajetória inspira, e sua emoção e paixão em tudo que faz é exemplo e motivação para todas que tiverem a sorte de a conhecerem ou puderem ser ajudadas por ela em seu projeto de vida com mais saúde, onde realmente transforma a vida de muitas mulheres, e ao mesmo tempo ela aprende com elas. Sabe aquela famosa frase, se a vida te oferecer limões, faça uma limonada!? Com certeza, Thelma soube fazer muitas limonadas, mas com certeza uma limonada muito mais saborosa e especial, pois ela superou muitos desafios, se reinventou, se reencontrou, numa jornada, onde segundo ela mesma, se reconectou com sua própria essência.”

Thelma Saraiva - Divulgação

Thelma Saraiva

De Rio Pomba nas Minas Gerais para o Rio de Janeiro em 2005.

Graduada em Educação Física pela UFRJ.

Trabalhou por 6 anos como Personal Trainer presencial, atendendo em residências, e no country Club em Ipanema, e condomínios.

Em 2016 se tornou mãe e a vida ganhou ainda mais sentido. “Minha Sol é só amor”, nos conta Thelma.

Em 2020 abriu oficialmente sua Consultoria Fitness On-line, e hoje tem sua metodologia de trabalho, o Método TSX, que já transformou centenas de vidas em mais de 9 países, segundo a mesma.

Atualmente Mestranda em Anatomia na Faculdade de Medicina da UFRJ, pelo Programa de Pós graduação em Anatomia Patológica.

E como empreendedora e amante do mundo dos negócios, investindo em um novo ramo:

Defumação artesanal de cortes especiais de carnes bovinas, suínas e aves, além de queijos e temperos. no estilo American Barbecue. Com a Pit Smoker, onde todos poderão levar O GORILA BBQ pra casa, estabelecimento ou evento.

Segue nossa conversa e entrevista com Thelma Saraiva:

Na sua visão, como o feminismo deve ser encarado, entendido pelas mulheres?

R: Eu não posso falar por outras mulheres porque cada uma de nós carrega sua história, vivências e realidades. E isso implicará diretamente no papel do feminismo para cada uma de nós, de maneira muito particular. Na minha vida, por exemplo, o feminismo foi importante em uma fase, para que eu pudesse construir a mulher que hoje sou. Porém, intensa como sou (ascendente em escorpião) eu mergulhei de cabeça na causa, fiz parte de grupos de debates, assembleias etc, conheci mulheres incríveis, e aprendi muuuuito! Mas tem um ponto que eu acho importante dizer: o feminismo é um movimento político, que luta contra todo e qualquer tipo de violência e exploração das mulheres. E isso envolve desde o lado profissional ao pessoal. O direito à liberdade de seus corpos, pensamentos, quereres e ações.

Não somos obrigadas a NADA! E o mais importante de tudo é, a meu ver: a liberdade de ser quem/o que quisermos! O direito de escolha de não ser mãe, de não casar, de não gostar de afazeres domésticos, de transar com quem quiser porque não quer um parceiro fixo, e por aí vai.

E o outro lado também precisa ser respeitado: a escolha pelo casamento, a construção de uma família, de cuidar da casa, dos filhos etc. E sem julgamentos! Se é uma escolha, não tem que ser apontada ou questionada.

O feminismo não é uma guerra entre homens e mulheres, mas infelizmente é o que mais vejo por aí. Eu mesma já fui assim. Mas consegui me curar. Um belo dia eu entendi tudo. Foi como uma janela se abrindo de um canto ao outros. Eu carregava questões profundas e usava o feminismo pra justificar muitas das minhas atitudes. Hoje, beirando os 40 anos, eu vivo em paz.

Sou uma mulher independente, tenho meu trabalho e escolhi também cuidar da minha casa e família. Faço com muito amor e carinho, e tá tudo certo! Você, Mulher: Escolha SEMPRE o que te faz feliz! Sempre! Não se permita estar onde/com quem você não quer! O mundo estará sempre pronto para julgar a nós, aos nossos corpos e atitudes. Mas somos livres, e isso começa na cabeça, nos pensamentos.

No seu trabalho, você atende e lida com muitas mulheres, nos conte um pouco de como funciona seu trabalho e como você acha que ele impacta positivamente na mudança de vida dessas mulheres?

R: Sou formada em Educação Física e atuo como Personal Trainer na minha Consultoria Fitness Online. Meu trabalho é 90% no digital. E o meu público é em sua maioria, de mulheres. Olha, são mais de 10 anos trabalhando com pessoas, e são incontáveis histórias, viu?! Porém únicas! Cada uma carregando sua “mala”, e as dores e consequências tem uma magnitude distinta. Por isso eu respeito muito as queixas e fragilidades de cada uma. As minhas prescrições tem o objetivo não só de treinamento físico, mas de “despertar” essas mulheres/pessoas para uma nova vida. E por isso vem a TRANSFORMAÇÃO. Ela é física e mental. Nós somos seres integrados. Não existe separar corpo e mente. Andam juntos, coladinhos.

E é um exercício diário mudar hábitos porque precisamos vencer uma infinidade de bengalas mentais que nos querem no quentinho da zona de conforto, e a qualquer sinal de esforço, elas já entram em ação. Então é difícil vencer, mas é possível e NECESSÁRIO. E a DISCIPLINA, junto a constância nos treinos é uma das chaves para o sucesso. Acredite: Treinar é sempre a melhor escolha! Por pior que possa ser/estar o seu dia, ou a fase que seja vivendo.

Eu recebo diariamente feedbacks, fotos e relatos das minhas alunas felizes com os resultados, mas o melhor de tudo: se olhando no espelho, amando o que veem, e se achando grandes gostosas. Independente dos padrões impostos por aí! Isso não faz parte do nosso script. Aqui no meu time nosso padrão é ter saúde, autoestima em dia e ser feliz.

Mas você deve estar se perguntando daí como eu faço para transformar a vida dessas mulheres, certo?!

Eu criei o Método TSX, com base na ciência, e em toda a minha experiência durante esses anos. Através de uma prescrição individualizada e estratégica para atender a realidade e os objetivos da pessoa, eu consigo fazer com que ela crie uma rotina, um hábito. E o tempo de treino é um dos pontos cirúrgicos nesse processo. Eu respeito a disponibilidade de cada um! E de acordo com a ciência, você não precisa passar horas na academia para ter resultados satisfatórios. É só saber manipular as variáveis à favor. Com isso, eu consigo mudar a relação das pessoas com o exercício físico. E ai se torna um caminho sem volta!

E só queria comentar um último ponto, que a meu ver é o mais importante: CABEÇA! Não adianta ter o melhor treino do mundo se você não está disposta(o) a se comprometer com o processo.

Como profissional e atleta de Powerlifting, eu posso afirmar isso com toda a certeza. Se você não treina sua mente para encarar os desafios e as mudanças, será sempre um “para e volta” que nunca te trarão resultados consistentes. Então minha gente, tem que encarar! Coragem! Seja inadiável na própria vida (como eu costumo dizer para minhas alunas).

Se você pudesse dar 03 conselhos para as mulheres hoje, quais seriam?

R: Estudar e ler o máximo que puder! Ninguém pára uma mulher que estuda, que detém conhecimento e saber, Seja independente! Trabalhe por você, para garantir a si sempre o melhor! Autocuidado: treine o corpo e a mente, e se auto conheça. Isso é sinônimo de potência.

Qual é sua maior motivação e inspiração hoje como mulher e profissional?

R: Mulher que me inspira: Nossa, a lista é grandinha. Mas sem dúvida alguma, a maior de todas é minha mãe. O nome dela é Magda Maria. É aquela que sempre fez dos limões uma bela limonada. Não tem igual. Desconheço uma mulher com maior capacidade de enfrentar tempestades com inteligência e humor, e depois de tudo ainda se reinventar. Sou uma abençoada por vir sua filha.

Instagram Thelma Saraiva: @thelma.personal

Magali Savallisch - Divulgação

Uma menina mulher com um coração que transborda amor, dos desafios da vida que um dia enfrentou, fez deles escada para uma nova vida, e essa vida nova, sempre teve ali, guardada dentro de si uma essência nata de luz, luz que faz brilhar à todos ao seu redor, um sentimento de paz e bem ela leva junto de si e o dá de presente ao próximo, com muito carinho e cuidado. É essa a mais pura essência de Deus, que habita em cada um de nós. Com suas palavras que edificam e tocam em muitos corações, e ainda com certeza irá tocar muitos mais, muitas vidas serão transformadas, porque faz parte de seu propósito de vida, ser luz, viver e levar uma palavra de fé e confiança em Deus, por todo mundo.

Magali Savallisch - Divulgação

Magali Savallisch

Magali Savallisch - Divulgação

Formada em Administração de Empresas, muito jovem trilhou um caminho profissional, de sucesso e realização, superando nesse caminho muitos desafios e dificuldades.

Através de seu trabalho, realizou sonhos, mudou sua vida, atingiu metas, era realizada e reconhecida pela profissional que e tornou. Atingiu o sucesso tão sonhado e buscado.

Mas chegou um momento que percebeu que não era esse o propósito de vida que realmente queria seguir.

Magali acredita que não são rótulos que nos definem, se temos tal cargo, trabalho, profissão, mas sim nossa essência pessoal.

A partir desse desejo de mudar, buscou se reinventar, se reconstruir, se desafiar a fazer coisas diferentes. Se conhecer, se autoconhecer e se reconectar com sua essência pessoal. E descobriu o seu propósito por servir ao próximo. Segundo Magali, “se você busca melhorar algo, você pode servir ao próximo”. Durante essa busca, estudou piano, canto, coisas que antes nunca havia parado ou tido a oportunidade de fazer, e começou a estudar Teologia, a levar às pessoas uma palavra de fé e encorajamento, através de trabalhos sociais e também através de seu Instagram.

Conversamos com Magali sobre sua mudança de vida e sobre as questões e causas que apoia e acredita. Vejam a seguir nossa entrevista:

Na sua visão, como as mulheres podem impactar na melhoria da sociedade como um todo? Você acredita que as mulheres estão tendo mais voz e espaço para isso?

R: Sim, eu acredito que essa geração é das mulheres e me sinto grata por poder presenciar tantas mudanças e quebras de padrões.

Nós mulheres, fomos abençoadas com sabedoria e sensibilidade, essa é a nossa força, nossa arma! E isso é apenas o começo…

Se você pudesse dar um conselho, um ensinamento para as mulheres( muitas vivendo dramas pessoais, situações de vulnerabilidade ou até mesmo assédios ou que estão sozinhas, e não sabem por onde começar ou mudar de vida) ou se você pudesse falar para um maior número possível de mulheres? Qual mensagem você diria a elas, como as encorajaria?

R: Falo por mim mesma, recordando de tantas lutas e dificuldades que passei, na maioria das vezes totalmente sozinha, sem nenhum tipo de amparo, encontre dentro de ti forças e capacidade para superar todos os obstáculos… então minha mensagem é essa: Seja forte e corajosa, não tenha medo, tenha fé!

Entenda que precisamos passar pelo processo e através de tantos desafios que nos tornaremos resilientes e perseverantes.

Saiba, que Deus nos fez únicas e que nosso super poder é esse.

Na sua opinião, o que é ser uma mulher realizada? Você pode nos contar um pouco dos seus sonhos e projetos para o futuro?

R: A realização pra mim está totalmente atrelada ao ato de servir o próximo.

Atualmente estou envolvida em muitos projetos sociais, todos eles idealizados e concretizados por outras pessoas que tem essa mentalidade, de amar ao próximo, servindo e amparando a todos da comunidade. São projetos da igreja evangélica 3.16 AirPort Church, que tem como objetivo amparar toda a comunidade carente, indo além da pregação da palavra, oferecendo a muitas pessoas em situação de vulnerabilidade, alimento, roupas, oportunidades de trabalho e também investindo em ensino.

Temos centenas de famílias cadastradas para se beneficiarem do nosso mercado solidário onde oferecemos itens de limpeza, higiene pessoal, indo além dos itens da cesta básica.

Damos suporte a muitas mamães que não tem roupinhas e fraldas para seus bebês, o qual chamamos de projeto Moisés, onde damos a ela um enxoval completo.

Outro projeto, que tem como alvo mulheres, é o Bolsa Mulher, damos bolsas com vários itens de cuidado pessoal, para embelezamento e também higiene feminina.

Damos atenção também a crianças e adolescentes, fazendo muitos eventos para que eles se sintam acolhidas e tenham outra visão de futuro.

E outro projeto, que surgiu no início da pandemia, foi a Cruzada Jesus é +, que visa levar alimento, entretenimento para as crianças e também assistência médica e odontológica para a comunidade carente.

Quando reflito sobre isso tudo, estando num ambiente favorável e conectada a pessoas com a mesma força de vontade em fazer a diferença na sociedade, então, eu entendo o que significa realização!

Eu sempre tive o sonho de me realizar profissionalmente e financeiramente, quando atingi a esses objetivos, percebi que novos sonhos surgiam dentro de mim.

Nunca imaginei que um dia eu sonharia em ser dona de casa e estar envolvida no trabalho voluntário, mas, assim minha vida foi convergindo para que tudo isso acontecesse.

Magali Savallisch - Divulgação

Começou com uma mudança geográfica, de uma cidade interiorana para uma capital, pra mim foi um grande desafio e ao mesmo tempo uma bênção. Pois, foi em Curitiba que todos os meus objetivos e propósito deslancharam, através de uma igreja local, pude me afiar e desafiar, tendo acesso a muito conhecimento e projetos sociais, onde fui me descobrindo, firmando uma nova identidade e experimentando muitas coisas novas, como aulas de piano, canto e um curso de teologia livre, o qual abriu meus olhos num contexto social e espiritual. Isso tudo fez a diferença para que eu também mudasse minha mentalidade e atitudes. Desde então, tenho me dedicado a isso e percebendo que são pequenas atitudes que fazem a diferença na sociedade e que todos nós podemos contribuir para um mundo melhor.

Instagram Magali Savallisch: @magalisavallisch

Após conversar e conhecer mais sobre a trajetória dessas mulheres maravilhosas, eu posso dizer que minha fé num futuro melhor com toda certeza foi renovado, que como elas, existem muitas outras mulheres incríveis por aí, e tudo que elas precisam é de um ambiente favorável para florescer. Eu acredito em um mundo melhor e no papel fundamental que as mulheres tem para a construção desse mundo!

UM viva a elas!Um viva para todas as mulheres de todo o mundo!Que com sua fé, determinação, graça, beleza, amor, carinho, sabedoria, garra, criatividade e resiliência, todos os dias acordam , levantam e saem em busca de realizarem seus sonhos e objetivos!E elas irão conseguir, porque elas não irão desistir!

Fé, sim, acreditar sempre!Como disse o grande Walt Disney…”Se você pode sonhar, você pode realizar!

Sonhe MULHER, realize, você é capaz!

Publicação Anterior

Osvaldo Novais: No último fim de semana, nos dias 10 e 11 de junho, o cantor Caetano Veloso presenteou os fãs com belas apresentações do seu novo álbum “Meu Coco” no palco do ‘Vivo Rio’ na Cidade Maravilhosa.

Próxima Publicação

CLAUDIO LINS conversa com a TV VILLA: sua carreira no teatro musical, espetáculos e atuação