Queda de cabelos no inverno - dicas de cuidados de saúde e beleza dos fios e tratamentos. Médicos explicam e dermatologista dá 7 dicas importantes

Médicos explicam e dermatologista dá sete dicas para cuidados essenciais

O inverno chegou e muitas pessoas apresentam dúvidas sobre queda de cabelos quando entramos em período de dias mais frios. Podem ocorrer mudanças na frequência de lavagem dos fios, banhos mais quentes, uso mais frequente de chapéus ou gorros.  “O inverno traz uma nova rotina para os cuidados dos cabelos e muitas pessoas podem sofrer sim com a queda de cabelo. São muitas causas que pioram a queda como a desidratação do couro cabelo, banhos muito quentes e demorados, e até mesmo a falta de sol”, explica Dra. Lais Leonor, dermatologista da clínica Dr. André Braz ( RJ).

Quebra dos fios e também o surgimento ou aumento da seborreia são problemas comuns nessa época do ano. “Com a baixa temperatura e umidade , as pontas podem ficar mais ressecadas, assim como o couro cabeludo, facilitando a quebra dos fios durante o inverno. Além disso, o banho quente estimula as glândulas sebáceas do couro cabeludo , fazendo com que elas produzam mais secreção  ocorrendo a dermatite seborreica – o inconveniente da caspa. Aumenta a coceira também”, detalha Dra. Laís Leonor.

A médica explica que a caspa é causada quando “a Malassezia globosa,  oleosidade natural do couro cabeludo conhecida como sebo, se associa a um couro cabeludo sensível. Quando o Malassezia decompõe o sebo em seu couro cabeludo, ele produz ácido oleico. Se o couro cabeludo for sensível a esse processo – assim como ocorre com cerca de 50% da população mundial – ele pode ficar irritado, ocasionando a descamação da pele e aparecimento dos sintomas que conhecemos, como coceira, comichão e irritação no couro cabeludo”, detalha a dermatologista Dra. Laís Leonor.

Para tratar o problema é preciso uma prescrição médica personalizada.  “Shampoo com ação antifúngica é bem indicado , e existem específicos pra cabelos longos ou crespos ,além de ativos que preservem a estrutura da haste, evitando o ressecamento do próprio shampoo. Não se esqueça ainda de usar condicionador nas pontas , é fundamental para o tratamento dos fios. Durante o inverno, é importante dobrar a quantidade usada para hidratar profundamente o cabelo. Feito regularmente, isso ajudará a manter a textura durante os dias de frio mais rigorosos”, destaca a dermatologista.

Queda exagerada de fios devem ser motivo de atenção. Para o Dr. Marcelo Pitchon, médico cirurgião especializado em transplante capilar, é muito importante observar quedas pontuais ou mais volumosas. “Quando houver perda de volume de cabelo, rabo de cavalo ou alguma região específica da cabeça ou da face – como entradas, testa, têmporas, costeletas, sobrancelha, deve-se buscar avaliação médica. É preciso observar se há um halo claro, largo ou falho ou ainda transparência acentuada nos fios. Quando for comum ver muitos fios no travesseiro, roupa, escova, roupa deve-se atentar ao problema é realizar consulta pessoalmente com médico especialista “, alerta Dr. Marcelo Pitchon.

É fundamental consulta e orientação médica adequada.  “O tratamento vai depender sempre da causa, do diagnóstico correto, com uso de medicamentos via oral ou via tópica.   O transplante de cabelo quando é possível e necessário deve ter indicação médica.  Visa atender a pacientes que buscam resultado definitivo”, destaca Dr. Pitchon.

Confira sete dicas da dermatologista Dra. Lais Leonor para evitar queda de cabelos e cuidar bem da saúde dos cabelos no inverno:

1- “Algumas práticas devem ser evitadas no inverno para proteger o couro cabeludo.  Evite chapinha ou secador muito quentes. O calor só aumenta a secura preexistente. Verifique se é possível regular a temperatura do aparelho e não use por longos períodos. Existem dispositivos com tecnologia de íons negativos , cerâmica e controle de temperatura para proteção dos cabelos . Utilize também a opção do jato frio;

2- Faça uma dieta saudável, vitamina D, Vitamina B12,  ferro, proteína são essenciais para manutenção do ciclo capilar. Hidratação vem de dentro para fora , não se esqueça de reforçar no inverno porque esquecemos;

3- Evite o uso de boinas e gorros por muitas horas – isso aumenta a oleosidade;

4- O shampoo a seco pode ser usado uma vez para despistar a oleosidade porém não pode ficar reaplicando!

5- Não deixe de lavar os cabelos regularmente. Questão de higiene. E nunca durma de cabelo molhado; prefira sempre secar.  Uma dica: lavar os cabelos pela manhã;

6- Tome o seu banho mais quentinho e finalize com água mais fria para os cabelos;

7- Aplique máscaras para recuperação capilar duas vezes na semana . Não substitua o condicionador por máscara . A  máscara tem ação mais interna e o condicionar mais na cutícula.  Utilize um finalizador térmico a base de argan para proteção”, destaca a dermatologista.

Fontes:

1) Dra. Laís Leonor 

Dermatologista da clínica Dr. André Braz no Rio de Janeiro.

Dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia ; Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Pós graduada em laser pelo Instituto Azulay da  Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Fellowship Dermoscopy at Dermatology Unit of the Second University of Naples, Itália (Dermatoscopia avançada em oncologia cutânea/mapeamento corporal).

2) Dr. Marcelo Pitchon 

Médico. Cirurgião especializado em transplante capilar.

CRM MG 18580

Criador da técnica Preview Long Hair de transplante capilar sem raspagem da cabeça, sem curativo, com fio longo, com Fue ou Fut, com anestesia local pura ou com sedação, além de outras técnicas.

Primeiro brasileiro ganhador do mais recente e maior prêmio científico mundial da cirurgia capilar, o Golden Follicle Award, prêmio anual da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), em Lisboa, 2021. Criador do World Hair Repair Day –  para realização de cirurgias beneficentes em pacientes que tiveram sequelas fruto de cirurgias feitas por não-médicos, em todo mundo. Presidente da Focused Session Preview Long Hair Unshaven Transplantation.

Publicação Anterior

Camisa do Flamengo, autografada por jogadores, será sorteada em prol de pessoas em situação de rua

Próxima Publicação

Francisco Martins: Bike Masculina – Liberdade, Estilo e Conforto para o seu dia a dia