Sempre bastante esperadas, as imagens finalistas foram divulgadas e prosseguem correndo o mundo das redes sociais, deslumbrando o público com cliques surpreendentes.
“Cada foto, à sua maneira, inspira os espectadores a proteger e conservar a notável diversidade da vida na Terra”, observa a BioGraphic, a revista online de natureza e patrocinadora oficial da competição.
O grande prêmio foi concedido à fotojornalista Karine Aigner por sua imagem intitulada Bee Balling. A imagem, tirada no sul do Texas, mostra abelhas machos em um momento raro, enquanto enxameiam em uma bola para ter a chance de acasalar com uma abelha fêmea. O ritual dura apenas 20 segundos antes que a bola se desfaça, e a abelha fêmea voa para longe com o macho triunfante agarrado às suas costas, relata Stephanie Stone, da Popular Science.
“Não vemos frequentemente pequenos insetos nas imagens do Grande Prêmio”, diz Suzi Eszterhas, presidente do júri, em um comunicado. “Aigner conseguiu capturar um fenômeno raro e minúsculo e transformá-lo em algo espetacular. Observar essa bola de acasalamento do ponto mais baixo possível nos dá uma perspectiva íntima desse comportamento incomum.”
As fotografias vencedoras das oito categorias foram selecionadas entre mais de 7.000 inscrições provenientes de 65 países. Todas as imagens impressionantes
Confira abaixo os finalistas 2022: