Claudia Pamplona: Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é Comemorado na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro

Segunda-feira, 13 de Junho de 2022, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro através de seu presidente Vereador Carlos Caiado e Vereadora Teresa Bergher em razão, do dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas realizou uma sessão solene presidida pela Vereadora Teresa Bergher. O evento objetivando a comemoração  do dia “10 de Junho”, teve uma segunda parte de notória importância, com a justa condecoração do conjunto de medalhas Pedro Ernesto ao Doutor Flávio Alves Martins presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas e o Título de cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro para o Dr. João Marco de Deus, Cônsul-Geral Adjunto de Portugal de Portugal.

A mesa foi composta por celebridades da Comunidade Portuguesa e alguns especiais convidados, na foto da esquerda para direita, Deputado Estadual do Rio de Janeiro Luiz Paulo Correia da Rocha; a Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, Maria Gabriela Vieira Soares de Albergaria;  Doutor Flávio Alves  Martins, decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas e Presidente do Conselho Permanente das Comunidades Portuguesas; Vereadora Teresa Bergher Presidente da Mesa;  Cônsul  Geral Adjunto de Portugal no Rio de Janeiro Dr. João Marco de Deus, vereadora; Dra. Denise Pires de Carvalho, Reitora da UFRJ; Dr. Francisco Gomes da Costa, presidente do Real Gabinete Portugues.

No plenário duas lindas faixas nas cores verde e vermelho traziam a frase “O Rio Saúda Portugal”. Os convidados foram: presidentes e diretores das associações portuguesas,  membros da Comunidade Portuguesa do Rio de Janeiro, folcloristas, imprensa e outros que demonstravam muita alegria em participar do evento que começou com a execução dos hinos nacionais, de Portugal e do Brasil.

Iniciada a sessão a presidente vereadora Teresa Bergher pediu um minuto de silêncio  para que ficasse evidenciado o luto  às vítimas da COVID-19, na sequência foi apresentado um vídeo em homenagem a muitos membros da Comunidade Portuguesa, alguns presentes ao evento e com anos de dedicação e trabalho.

A vereadora Teresa Bergher falou sobre a importância  destas comemorações, inserindo o aniversário do poeta Fernando Pessoa e o dia de  Sto António no dia 13 de Junho. Foi ainda utilizado como parte do discurso algumas das suas mais populares falas “Tudo Vale a pena quando a alma não é pequena”.

O evento acabou se tornando um encontro muito importante para os presentes, acalorou-se em três importantes momentos, primeiro  a sra.  Cônsul de Portugal trouxe as palavras do Senhor Presidente da República de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa nos dizendo que, Brasil e Portugal estavam reunidos e irmanados para comemorar os 200 anos de sua separação.  Embora pareça antagônico, o discurso foi muito assertivo e confirma o verdadeiro amor entre as duas nações.

Anunciado o momento de entregar o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro para o diplomata João Marco  de Deus, nada  mais certo do que chamar a esposa e os filhos para participação e entrega de mais um importante reconhecimento do seu trabalho no Rio de Janeiro.  O Cônsul adjunto que não escondeu a sua emoção, falou de muitos momentos da sua missão no Brasil, Rio de Janeiro, prevista para encerrar em Agosto deste ano. Fez uma reconhecida homenagem à esposa com quem dividiu os louros do seu sucesso, mostrando um grande amor a toda sua família. No discurso não foi esquecido o incidente que levou-nos o cônsul embaixador Luís Gaspar da Silva e a sua família do Rio de Janeiro; lamentando disse que os cidadãos cariocas não merecem  conviver com tamanha insegurança.

Chamado a receber o conjunto de medalhas Pedro Ernesto,  o doutor Flávio Alves Martins também contou com a presença da esposa e filhas, fez um brilhante discurso sobre a diáspora portuguesa; a comunidade portuguesa no Brasil onde ele foi criado e tem total conhecimento e do domínio sobre: as lutas, dificuldades, vitórias e a importância. Ao final do discurso, o Dr.  Flávio Martins foi ovacionado pela plateia.

Encerrada a sessão solene, os convidados foram chamados a participar de um coquetel onde a confraternização se estendeu para cumprimentos e fotos dos homenageados e convidados.

Publicação Anterior

Francisco Martins: Verão 23 / Moda – LOUIS VUITTON MODA MASCULINA

Próxima Publicação

No coração histórico de Búzios, o Vila da Santa Hotel Boutique & Spa destaca-se por sua hospitalidade, ambiente e experiências