Osvaldo Novais: A igreja de Nossa Senhora do Brasil – Urca – RJ

A igreja de Nossa Senhora do Brasil tem estilo neocolonial hispânico. A fachada assimétrica tem uma única torre de base quadrada, à esquerda. A brancura de sua parede é acentuada pelos ornamentos de pó de pedra e realçada pelo contraste com os azulejos da parte inferior com a grande porta arredondada em madeira escura.

A princípio, neste local seria construído a igreja Matriz em honra de Santa Teresinha (e não para Nossa Senhora do Brasil), coincidentemente, nesta mesma época, o Cardeal Dom Joaquim Arcoverde, desejava construir pelos lados de Botafogo, também uma igreja para Santa Teresinha. (Disputada ela, né?!). 

Daí, pra ficar bem com Gregos e Troianos, decidiu-se fazer na Urca a Igreja de Nossa Senhora do Brasil e, no seu andar inferior, fez-se uma capela, uma espécie de cripta, dedicada a Santa Teresinha. Pronto. Todo mundo satisfeito. 

O projeto arquitetônico da igreja é de autoria do arquiteto Frederico Darrigue de Faro Filho. A construção, em estilo neocolonial hispânico, foi planejada em três pavimentos. No andar térreo, conforme previsto, foi projetada uma cripta dedicada a Santa Teresinha e, no segundo pavimento, visível apenas na elevação sobre a Rua Marechal Cantuária, foi construída a residência paroquial.

Uma belezinha esta igreja, né?!

A Urca realmente é uma delícia de bairro aqui do Rio. 

Publicação Anterior

Kenia Estevess: DEUS BACO e VINDE VINHOS; uma cultura…uma arte …um prazer. Por JULIANA e HAROLDO LIMA.

Próxima Publicação

Ígor Lopes: Presidente de Portugal enalteceu José Saramago durante Bienal do Livro em São Paulo