A artista plástica Flávia Fernandes apresenta a instalação ESPAÇO TEMPO pela primeira vez na exposição 'Táctil', aberta no Espaço Cultural Correios Niterói/RJ.

Individual também traz pinturas-objeto em fibra e resina e acrílico sobre tela, com curadoria da Tartaglia Arte, até o dia 30 de julho.

artista plástica Flávia Fernandes expõe, pela primeira vez, a instalação ESPAÇO TEMPO, criada em isopor, com uma projeção da superfície da água, onde o espectador fica com a sensação de estar dentro do mar, olhando o fundo e a superfície ao mesmo tempo. 

Ao lado de pinturas-objeto em fibra de vidro e resina e algumas pinturas de acrílico sobre tela, formam a exposição “Táctil”, que está aberta no Espaço Cultural Correios Niterói/RJ, com curadoria da Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, da Tartaglia Arte, até o dia 30 de julho.

As pinturas-objeto foram realizadas em fibra de vidro e resina de textura irregular, com formas e cores que remetem à natureza. A fluidez transluzente dada pela resina, tenta se equivaler a resina das próprias árvores, resultando na criação de um jardim que cresce sozinho, organicamente sem controle, como o material aqui utilizado.

Nas pinturas sobre tela, a construção, ora se faz pela própria manipulação da matéria densa usada, ora pelo gesto da artista sobre essa mesma matéria.  Apesar de abstratas, foram baseadas na estrutura da mata nativa próxima ao atelier, com suas folhas e galhos de árvores que se entrelaçam e se sobrepõem, criando massas de forma e cor. Outras remetem à luz natural. Ao ver as obras dessa exposição, o espectador é convidado a passear nessa mata/mar de cores e texturas criados e cultivados pela artista.”

(Flávia Fernandes)


Sobre Flávia Fernandes

Flávia Fernandes, artista, fez Escola Brasil, é Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e formada em Artes Plásticas pela FAAP/ SP. Está radicada em Florianópolis, onde sua arte está voltada para pintura, gravura, instalações, intervenções e vídeos. Desde 2001 vem realizando intervenções artísticas na paisagem natural e urbana, em vários lugares públicos, como o Largo Victor Meirelles em Florianópolis, Largo São Bento em São Paulo, Bayenale Sao Francisco/USA, Universidade de Edinburgo, Alberoni, Veneza e Costão da Joaquina, Florianópolis.

Participou da Expo Transfronteira da Arte Contemporanea da 39ª Bienal Internacional de Sao Paulo e da Área 10 da London Biennale, em Londres. Ministra aulas de arte e faz algumas curadorias como a dos seis Festivais de Artes Plásticas de Governador Celso Ramos/SC, e a do Grupposinestetico – Sinesteticamente ad ognii costo, no MIS Florianopolis/SC.  Expõe desde 1975 no Brasil e no exterior, e possui obras em várias coleções públicas e acervos, como Pinacoteca do Estado de SP, Museu de Arte de Santa Catarina e Embaixada Brasileira em Roma, Itália, entre outros.  Suas obras também podem ser encontradas em Coleções particulares em Porto Alegre, Florianópolis, São Paulo, Alemanha, Itália e Nova York.

Em 2021, ‘TACTIL’ participou da exposição Arte Contemporânea Feminina, individual ao lado de outras quatro artistas, no Centro Cultural Correios RJ  dos Correios do Rio de Janeiro, e da  
Mostra de gravuras com Ajit Seal na Galeria ARTS PRIVILEGE em Mumbai, India.

“Espero que as pessoas que visitem “Táctil” se emocionem e se encantem. Afinal, a obra de arte deve provocar encantamento”, finaliza Flávia Fernandes

Site: www.flaviafernandes.com

Instagram: @flaviafernandes.art

E-mail: flaviadefloripa@gmail.com

SERVIÇO

Exposição: “Táctil”
Artista: Flávia Fernandes @flaviafernandes.art
Site www.flaviafernandes.com.br
Curadoria: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Instagram: @riccardotartaglia @reginanobreztartaglia

Visitação: até 30 de julho de 2022
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Realização: Tartaglia Arte

Apoio: Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC / CIB-SC/ Espaço Cultural Correios / Paula Ramagem Comunicação

Local: Espaço Cultural Correios – 1º pavimento
Av. Visconde de Rio Branco, 481 – Centro – Niterói/RJ
Tel: (21) 2503-8550
De segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado,  das 13h às 17h 
Entrada: gratuita
Classificação: livre

Acesso: Barcas (estação Araribóia), UBER, táxi, ônibus. Do Rio, metrô ou ônibus até a estação Carioca, caminhar até a Estação das Barcas na Praça XV.

O local possui acessibilidade.

Evento gratuito.

Censura livre.

Publicação Anterior

Claudia Melo: Anivaldo Lobo, celebra 26 anos de carreira musical e investe na cena pop rock para sequenciada trajetória de sucesso.

Próxima Publicação

Ígor Lopes: “ENCONTROS PNAID” terão lugar em Fátima em dezembro deste ano