Cuidados com a pele, lábios e cabelos no inverno - quatro médicos dão dicas de saúde e beleza

Durante a estação do ano com temperaturas mais amenas, ou mesmo bem frias em algumas cidades do País, é preciso alguns cuidados para evitar ressecamento da pele.  Cuidados podem ser tomados na rotina em casa. 

“A partir da avaliação de um dermatologista podem ser indicados para face produtos que melhorem a hidratação já que a pele tende a ficar ressecada e sensível quando estamos expostos a temperaturas mais baixas ”, destaca Dr. André Braz, que dirige clínica no Rio de Janeiro e é autor do livro Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face.

Uma das áreas que requer cuidados específicos são os lábios.  “É importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial, e isso faz com que sempre recomendemos cuidados específicos. É muito importante a utilização diária de fotoprotetores labiais(filtro solar específico) diariamente e mesmo em casa para prevenir o ressecamento, fissuras e lesões.  Além disso, é importante lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, isso evita que o lábio fissure ao menor estiramento”, explica Dr. André Braz.  

A hidratação da pele é fundamental no inverno.   “ O frio leva a uma diminuição da transpiração corporal e, principalmente quando associado a uma baixa umidade, pode levar ao ressecamento excessivo da pele, aumento da sensibilidade e diminuição da sua capacidade de regeneração e da efetividade da sua função de barreira, inclusive tornando a pele mais vulneráveis a ação de agentes externos, como a poluição. A hidratação vigorosa, tópica e oral, é sem dúvidas a melhor maneira de diminuir os danos causado pelo frio”, explica Dr Franklin Veríssimo que atua com medicina estética em Fortaleza (CE). 

A dermatologista Dra. Fabiana Seidl reforça a importância da hidratação e dá dicas para obter melhores resultados nessa época do ano.   “Para pele a melhor dica do que fazer no pós banho é a hidratação. Nesse momento, a pele úmida absorve mais o hidratante e assim podemos ver melhor os benefícios. Você pode optar pelo uso de óleo ou hidratante corporal. Já durante o banho realize uma vez na semana uma esfoliação corporal. Uma receita caseira é misturar 1/2 xícara de óleo de coco e 1 xícara de açúcar cristal. Misture e aplique no corpo em movimentos circulares. Depois é só enxaguar”, explica Dra. Fabiana Seidl que é Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Os cabelos também não devem ser esquecidos e exigem cuidados especiais. “Recomendo alguns cuidados em casa para os cabelos.  Esfoliação do couro cabeludo a cada 20 dias é indicado. Existem shampoos específicos para esfoliação, porém podemos fazer receitas caseiras. Exemplo, use 3 colheres de sopa de mel e 2 colheres de sopa de açúcar. Mexa a misturinha e aplique massageando o couro cabeludo. Deixe agir por 10 minutos e depois lave o cabelo normalmente. Para potencializar a hidratação dos fios. Adicione 1 colher de sopa de óleo de coco e 1 colher da sua máscara capilar mexa e aplique ao longo dos fios. Enxágue após 15 minutos e passe o condicionador”, indica Dra. Fabiana Seidl. 

E também sobre cabelos, no inverno algumas pessoas observam maior queda de fios.  A queda exagerada deve ser motivo de atenção, segundo o Dr. Marcelo Pitchon, médico cirurgião especializado em transplante capilar. “É muito importante observar quedas pontuais ou mais volumosas. Quando houver perda de volume de cabelo, rabo de cavalo ou alguma região específica da cabeça ou da face – como entradas, testa, têmporas, costeletas, sobrancelha, deve-se buscar avaliação médica. É preciso observar se há um halo claro, largo ou falho ou ainda transparência acentuada nos fios. Quando for comum ver muitos fios no travesseiro, roupa, escova, roupa deve-se atentar ao problema é realizar consulta pessoalmente com médico especialista “, alerta Dr. Marcelo Pitchon. 

Fontes:

1) Dr ANDRÉ BRAZ

Médico, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), da American Academy of Dermatology (AAD) e da American Society for Dermatologic Surgery (ASDS), atuante na Dermatologia Clínica, Cirúrgica e Cosmiátrica.

É criador da técnica de preenchimento facial com microcânulas. É referência nacional e internacional no assunto. Palestrante internacional e professor de pós-graduação, André dirige clínica em Ipanema, no Rio de Janeiro.

Autor do livro Atlas de Anatomia e Preenchimento Global da Face.

2) Dr. Franklin Verissimo 

CRM-CE 10920 

Médico.  Formação em Medicina Estética 

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará-CE

Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pela Universidade Estadual do Ceará-CE

Especialista e pós-graduado em Medicina RM Estética pelo Instituto BWS-SP

Especialista e pós-graduado em Laser, Cosmiatria e Procedimentos pelo Hospital Albert Einstein-SP.

3) Dra.  Fabiana Seidl

Dermatologista

CRM RJ 5287852-9

RQE 27351 

– Residência médica em clínica médica pela UERJ

-Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia 

-Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

– Título de especialista em clínica médica

– Dermatologista formada pelo Instituto de Dermatologia Prof. Rubem David Azulay

– coautora do livro “Doenças da unha” ( de Robertha Nakamura e Robert Baran)

– experiência em Dermatologia clínica, cirúrgica e estética

– artigos publicados na área de psoríase, tricologia e unhas.   

4) Dr. Marcelo Pitchon 

Médico. Cirurgião especializado em transplante capilar. 

CRM MG 18580

Criador da técnica Preview Long Hair de transplante capilar sem raspagem da cabeça, sem curativo, com fio longo, com Fue ou Fut, com anestesia local pura ou com sedação, além de outras técnicas.

Primeiro brasileiro ganhador do mais recente e maior prêmio científico mundial da cirurgia capilar, o Golden Follicle Award, prêmio anual da ISHRS (International Society of Hair Restoration Surgery), em Lisboa, 2021.

Membro da AHRS (American Hair Research Society), sociedade americana de pesquisa em cabelo, da ISHRS, SBCP e ABCRC.

Ambassador (embaixador) do Congresso  Mundial de Pesquisa em Cabelo  (World Congress of Hair Research), Sydney, Austrália, 2022.

Criador do World Hair Repair Day – para realização de cirurgias beneficentes em pacientes que tiveram sequelas fruto de cirurgias feitas por não-médicos, em todo mundo.

Publicação Anterior

Juliette Bistrô Art Déco lança menu especial para o mês de julho

Próxima Publicação

AFROPUNK Bahia convida Liniker para sua potente celebração