Osvaldo Novais: Santuário Bom Jesus do Monte

Braga é uma pequena e charmosa cidade localizada ao norte de Portugal e, dentre suas atrações turísticas, está o imponente Santuário Bom Jesus do Monte. Uma parada obrigatória quando se estiver passeando por lá.

A arquitetura barroca da igreja, os santos e todos os adornos da cúpula da nave principal são lindos, mas, no caso desta basílica, eles não são o ponto alto desta construção. O que realmente chama a atenção nesta atração são suas enormes escadarias.

Em forma de zig-zag e com 573 degraus, a escadaria cria um percurso super interessante até o pico. É quase um pagamento de promessa. E pelo caminho você passa por pequenas fontes temáticas que remetem aos cinco sentidos humanos, passa também por um largo enorme, já quase no topo, onde se tem uma vista linda da cidade de Braga e, finalmente, chega-se à basílica que é uma beleza da arquitetura. De quebra você ainda queima um pouco das calorias que terá acumulado se jogando na culinária e nos doces portugueses. Bota as pernocas pra trabalhar!

Mas, caso você não esteja afim ou não possa encarar estas escadarias, não se preocupe! Ao lado da escadaria segue um funicular que pode levá-lo de cima a baixo numa boa. Aliás, este funicular é o mais antigo do mundo ainda em funcionamento e sua engenharia é um barato, usando peso e contra-peso num esquema onde se enchem e se esvaziam cabines, fazendo com que a estrutura suba e desça. Nota 10! Mesmo sendo um funicular super retrô-cool-futurístico, se puder, opte em ir pelas escadas porque, afinal de contas, é a principal experiência do local.

Dê uma olhada nas fotos que fiz por lá e veja que incrível é este lugar!

Para mais dicas sobre viagem e gastronomia siga o @nomundodeozz no Instagram.

Espero que tenham gostado deste nosso rolê por Braga. A gente se vê num próximo destino, num próximo hotel, num próximo passeio ou num próximo local.

Uma boa viagem a todos!
E tchau tchau!

Publicação Anterior

Claudia Pamplona: Empresária Luciana Resque recebe prêmio Anna Nery da ALERJ

Próxima Publicação

Amélie Crêperie et Bistrot cria menu especial para o mês de julho