André Conrado: Portugal – Verão 2022 – Parte 2

Foto da Baía de Cascais – Portugal – @aclubtour

Dando continuidade ao nosso passeio pela bela Cascais, tudo vai depender das intenções da sua viagem. Se quer curtir as belas praias e belezas naturais da região, saiba que o verão, entre junho e setembro, é a melhor temporada para conhecer os pontos turísticos de Cascais.

As praias nessa época estão sempre lotadas e os quiosques localizados em toda a orla oferecem programação especial aos seus visitantes, com muita música e agito.

Tanto o verão como a primavera, que acontece de março a junho, são ótimos períodos para conhecer as atrações culturais e históricas da cidade.

Uma coisa é certa: a chuva não vai atrapalhar o seu roteiro de viagem pela bela Cascais. Basta um guarda-chuva ou uma capa para facilitar os seus passeios.

Em dias mais chuvosos e carrancudos, as atrações em ambientes fechados, como museus e prédios históricos, são as melhores opções.

Na hora de decidir o que fazer em Cascais com chuva, não deixe de fazer um tour gastronômico pela cidade, que é repleta de bares e restaurantes com pratos típicos saborosos e ótimos preços.

Foto da gastronomia de Cascais - Restaurante Monte Mar - Estrada do Guincho - Divulgação

Praias

Entre as regiões mais bonitas, a Praia do Abano não pode faltar na sua lista. Rodeada por falésias, ela é um pouco mais afastada e menos badalada, mas garante momentos de relaxamento deliciosos. Se quer tranquilidade, ela é ideal.

Foto da Praia do Abano - Cascais - Portugal - @aclubtour

A Praia do Guincho é um espetáculo à parte, sendo muito frequentada por surfistas e praticantes de kitesurf.

Na hora de escolher o que fazer em Cascais, em Portugal, não deixe de passar pela Rua Frederico Arouca, com muitos comércios, restaurantes e artistas de rua.

Conheça ainda a Praça de Outubro, rodeada por prédios importantes como a Câmara Municipal da Vila e o Palácio dos Condes da Guarda.

Museus

Museu Condes de Castro Guimarães

Foto do Museu Palácio Condes de Castro Guimarães - Museus de Cascais - Portugal

O Museu Condes de Castro Guimarães está instalado na antiga Torre de São Sebastião, edificada entre 1897 e 1900, na enseada de Santa Marta por iniciativa de Jorge O’Neill, um aristocrata e financeiro de ascendência irlandesa.

Obra notável da arquitetura de veraneio cascalense, este conjunto está integrado no atual Parque Marechal Carmona (ou da Gandarinha), onde se situa também a Ermida de São Sebastião, datada aproximadamente de 1594. 

A antiga Torre de S. Sebastião passa a Museu por mérito de Manuel Inácio de Castro Guimarães (1858-1927), segundo proprietário da Torre de S. Sebastião, agraciado com o título de Conde de Castro Guimarães, por D. Manuel II, em 1909.

Em 1924 o Conde de Castro Guimarães legou em testamento, à vila de Cascais, a casa e todo o seu recheio artístico e bibliográfico, para aí se constituir um museu municipal e biblioteca pública, em ligação com os jardins e o parque contíguo “para recreio do público”. O museu foi inaugurado em 12 de julho de 1931.

O acervo é composto por preciosas pinturas portuguesas e estrangeiras datadas entre os séculos XVII e XX, esculturas, mobiliários e peças chinesas, uma visita imperdível.

Palácio Seixas

Outra visita imperdível é o Palácio Seixas. Construção do início do século XX, edificada sobre o antigo forte de S. Catarina, ou Baluarte da Foz, da qual que se pode ainda ver os restos da muralha original, quando observamos o edifício a partir do pontão em frente.

Foto do Palácio Seixas - Divulgação

Funciona hoje como Museu de oficiais da Marinha, tendo mantido grande parte da beleza e fausto no seu interior.

Farol Museu de Santa Marta

E por falar em história, não deixe de conhecer o Farol de Santa Marta, que fica bem na Ponta do Salmodo. 

A estrutura de 20 metros de altura, construída de forma quadrangular e em alvenaria, é revestida de azulejos brancos e azuis. Um charme! O espaço é um centro museológico, e faz parte de um complexo cultural.

Foto do Farol Museu Santa Marta - Museus de Cascais - Portugal

No local, você encontrará exposições permanentes e também temporárias. Se quer garantir as fotos de Cascais, Portugal, mais bonitas, vá até as baterias do forte para admirar o oceano.

Mercado da Vila de Cascais

Sua história é datada do ano de 1952 e, mesmo depois de tanto tempo, o Mercado da Vila de Cascais ainda continua um importante centro de comercialização dos mais diversos tipos de alimentos, além de ser uma atração turística.

Foto do Mercado da Vila - Cascais - Portugal - Divulgação

O espaço fica aberto todos os dias e tem barracas que vendem os mais diferentes tipos de produtos, desde frutas, verduras, legumes, flores e muito mais.

Piscina Oceânica Alberto Romano

No verão, não deixe de passar algumas horas na famosa Piscina Oceânica Alberto Romano, que em dias quentes e ensolarados, fica lotada de turistas e moradores da região.  

Foto da piscina oceânica Alberto Romano - Turismo de Portugal

O complexo foi construído em um paredão, às margens do mar. Além da piscina, no local há guarda-sóis e espreguiçadeiras para acomodar os banhistas. 

Mas fique atento, pois a atração fica aberta apenas entre junho e setembro, na alta temporada.

Noite

A cidade também tem uma vida noturna agitada. Durante o dia, as principais atrações são suas praias e locais culturais, mas quando chega à noite, os bares, restaurantes e baladas tornam-se os protagonistas.

Seus dias serão bem agitados, mas nem pense em ficar no hotel, pois há muito o que fazer em Cascais à noite.

Na Baía de Cascais, o Blue Bar Baia é um dos points para quem quer apreciar o visual e curtir um ambiente descontraído. 

O Bar do Guincho é clássico e também segue uma linha mais descolada, com mesas de madeira e quiosques na orla.

Que tal unir agito e boa gastronomia? O Palm Tree International, bem pertinho da praia, é o seu lugar. O ambiente é bem semelhante à um pub tradicional, e os pratos são super saborosos.

Não será difícil encontrar o que fazer em Cascais. Com um roteiro bem definido, você certamente vai desfrutar de tudo que a cidade tem melhor!

Foto da noite de Cascais - Portugal - Divulgação

Fontes:

@aclubtour

Bairros de Cascais

Museus de Cascais

Turismo de Portugal

Publicação Anterior

Beleza, saúde e bem-estar: novo studio de beleza em Copacabana

Próxima Publicação

Jornalista luso-brasileiro, Ígor Lopes lança livro inédito sobre os bastidores das “Festas D’Agonia”, em Viana do Castelo