Chico Vartulli: Os meus convidados são os  renomados empresários portugueses, no ramo da gastronomia no Brasil, João Pedro e Sandra Jorge.

Foto exclusiva dos empresários portugueses João Pedro e Sandra Jorge em um de seus estabelecimentos

João Pedro Sousa e Sandra Jorge. O casal migrou de Portugal para o Brasil e se apaixonou pela Cidade Maravilhosa, fixou moradia e criou a Casa das Natas, restaurante e confeitaria especializado em Pastel de Nata e culinária lusitana. Primeiro João Pedro veio sozinho a trabalho, em 2011, para implementar um projeto de informática. João ficou indo e voltando e em janeiro de 2013 Sandra resolveu abandonar o emprego no ramo farmacêutico e vir de vez com o filho mais velho, Pedro, que tinha 6 anos na época.

Ao chegar no Rio, Sandra descobriu que estava grávida do filho mais novo, João, que hoje tem 8 anos. “Com três meses de gravidez apareceram os desejos de um hábito que tínhamos no nosso país: saborear um Pastel de Nata, que é tradicional e facilmente encontrado em cada esquina de Portugal. Não conseguimos encontrar um tão gostoso quanto os de lá.”, relembra Sandra.

A partir daí, João e a esposa tiveram a ideia de preparar as iguarias na cozinha de casa, com uma receita de mais de 100 anos da família. Logo em seguida, os amigos aprovaram as delícias, que começaram a ser comercializadas em agosto de 2013 e a partir daí foi num crescente, conseguiram uma cozinha emprestada na Vila da Penha, depois alugaram um galpão no centro da cidade, surgiu a fábrica e as lojas… o progresso foi muito gratificante.

Os empresários vêm de uma geração de padeiros e confeiteiros portugueses, mas eles nunca haviam trabalhado nessa área. “Houve muita dificuldade e persistência, foi muito difícil acertar a fórmula dos pastéis de nata pois a matéria prima é muito diferente das existentes em Portugal. Tivemos também que nos adaptar aos procedimentos legais e trabalhistas do Brasil, foi complicado.”, conta João Pedro.

Hoje são quatro lojas próprias da marca, além das quatro franquias já existentes. A nova unidade na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, nº 995, inaugurada em maio desse ano, foi a realização de um sonho, um espaço com 40 lugares e um ambiente que nos faz sentir na terra natal. “Portugal nunca esteve tão próximo!”, comemora João o sucesso da sua experiência gastronômica.

Fotos: As outras crédito para Auê Fotoconceito.

Publicação Anterior

Delivery sustentável

Próxima Publicação

Cantora Ninah Jo fala sobre The Voice + e de sua bela carreira em entrevista com Rodolfo Abreu – Podcast do Villa