Movirio Festival apresenta a 5ª edição com o tema “Transformação e Reconstrução”

Criação artística, intercâmbio, diversidade e formação de público estão entre os pilares do projeto, reconhecido como um dos principais festivais de dança da América Latina

Espetáculo “Pé de Cachimbo” - (crédito da foto: Leandro Souza)

Depois de uma intensa programação no formato híbrido (on-line e presencial) em 2021, este ano, o Festival Movirio é totalmente presencial e traz o lema “transformar para reconstruir” em todas as atividades artísticas. De 08 a 28 de agosto de 2022, a quinta edição do evento, que já faz parte do calendário cultural da cidade, vem com a proposta baseada na ideia de construção de um conjunto de ações inovadoras que intensificam a importante relação da dança em inúmeras potencialidades cênicas. E, desta forma, vai conectar ideias, redes, pessoas, histórias, diversidade, pensamentos, e ainda ressignificar identidades em tradicionais teatros, e em muitos pontos da cidade do Rio de Janeiro – a partir de ações conectadas por quatro diretrizes: criação artística, intercâmbio, diversidade e formação de público.

Esta edição traz toda a carga emocional de voltar ao formato presencial. Para isso, a curadoria escolheu a dedo as atrações. Os destaques começam pela “Mostra de Curtas e Vídeo Dança, Movie Rio” (CCBB/RJ), e pelos espetáculos “Sobre as Ondas do Mar” (Teatro João Caetano), da Vivá Cia. de Dança, e do internacional “Só20” (Teatro João Caetano), da Cia. Claudio Bernardo, diretamente da Bélgica. O evento contará também com residência artística, roda de negócios, espetáculo para crianças, o espetáculo ao ar livre “Ecos”, da Cia. Garopaba Atitude (SC), de graça na praia do Flamengo, Mostra Competitiva, Mostra Pole Dance e Mostra Novos Olhares Coreográficos, além de mesas de conversa. Toda a programação está em www.moviriofestival.com.br.

Idealizador e diretor-geral do Festival, Carlos Fontinelle, enfatiza que o Movirio é uma incubadora de “movimentos e ideias” e, através do intercâmbio que rompe barreiras físicas e sociais, democratiza o acesso e constrói pontes profissionais em um dos maiores festivais de dança da América Latina. A finalidade é proporcionar interações com atividades simultâneas, que vão desde a realização de mostras competitivas, espetáculos nacionais e internacionais, mesa de debates, audições, workshops, intervenções artísticas-urbanas, residências artísticas internacionais, Mostra N.O.C. – Novos Olhares Coreográficos, Mostra MOVIE RIO de Cinema “Corpo Ibero” – Curtas e vídeo-dança, até a programação on-line durante o mês de agosto. CCBB/RJ, Teatro Cesgranrio, Teatro João Caetano, CRAB, Sede do Movimento, Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, Praça Tiradentes e praias estão entre os espaços que vão absorver toda a extensa programação do projeto.

(crédito da foto: Jean – Luc Tangue) – espetáculo “Só20”

“Nesta 5ª. edição, “Transformação e Reconstrução” vem como tema central de discussão, onde as redes são primordiais para encontros, que se movem para a aproximação da sociedade, oriundas de diversos meios. O Movirio investe na diversidade cultural brasileira que norteia o futuro”, ressalta Carlos Fontinelle.

(crédito da foto: Leandro Souza) - espetáculo Sobre as Ondas do Mar

O Movirio Festival 2022 tem o patrocínio do Fundo de Ajuda para Artes IBERO-AMERICANAS – Programa IBERESCENA; integra atualmente a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e 17 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai).

Com a colaboração da FUNARJ, FUNARTE, Wallonie-Bruxelles International, Consulado da Bélgica, Teatro João Caetano, Teatro Cesgranrio, Prefeitura do Rio de Janeiro, Centro Coreográfico, Camorim Serviços Marinhos, Taygra/RJ e a realização da Fontinelle Criações Artísticas, de Carlos Fontinelle. 

(crédito da foto: Guilherme Santos) – Cia Garopaba Atitude

Serviço:

5ª Edição MOVIRIO FESTIVAL – “Transformação e Reconstrução”

Data: de 08 a 28 de agosto – Rio de Janeiro

Ingressos: preços populares e gratuitos (ver programação)

Classificação: livre

Locais e horários: ver programação completa em https://www.moviriofestival.com/ 

Publicação Anterior

Comemoração do primeiro livro do Dr. Ary Nasi – “Anjos Suspeitos ” em SP

Próxima Publicação

Dia 04 de Agosto/2022 tem show FLORES ASTRAIS: TRIBUTO aos SECOS & MOLHADOS no Teatro Claro Rio em Copacabana