Xandy Novaski é formado em Produção e Direção para Rádio e TV, com especialização em Roteiro para Teledramaturgia e Cinema, além das certificações em Produção de Conteúdo para Internet e Copywriter.

É colaborador nos livros “Fátima – A Santa das Aparições que Mudaram o Mundo” e “Jorge – O Santo Guerreiro”, ambos editados pelo selo Duetto da Ediouro. Foi revisor do livro “Nossa Luta – Jornada de Um Paciente com Câncer”, de Giancarllo Demartis, editado pela Giostri.

Xandy atuou como crítico de teledramaturgia em diversas revistas com distribuição nacional, como a “Supernovelas”, “Só Novelas”, “Te Contei”, “Tua” e “Ponto Jovem”.

Roteirizou os programas “Central de Cultura” exibido na CNT e “Da Hora” exibido ao vivo na Rede Família de Televisão.

É roteirista e diretor do premiado curta-metragem “O Maior Amor de Todos”. Porém, foi trabalhando no roteiro e direção do longa-metragem “Quando Chega a Hora de Esquecer” que Xandy deteve a atenção da grande mídia, recebendo ainda uma Moção de Aplausos pela Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes / RJ, além de uma Menção Honrosa pela direção da obra vinda do produtor do filme.

Pelo conjunto de sua obra, em 2018 recebeu o prêmio “Profissionais do Ano”, em Curitiba.